Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Processo seletivo 2020/1º
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 19h58 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 09h57 | Acessos: 9619

Divulgadas as notas dos candidatos aos cursos técnicos do IFSULDEMINAS

- Confira as notas por campus

O Instituto Federal do Sul de Minas divulgou nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, as notas obtidas nas questões de múltipla escolha, por disciplina, pelos candidatos do processo seletivo para cursos técnicos com ingresso em 2020/1º semestre. A relação está em ordem alfabética, dividida por campus e por modalidade de concorrência (ampla concorrência, PcD Geral e ações afirmativas). 

A partir de 13 de dezembro, será divulgado o resultado preliminar para realização da matrícula dos candidatos classificados pela ampla concorrência e da pré-matrícula daqueles que se inscreveram nas vagas destinadas às ações afirmativas e PcD Geral. Estes estarão condicionadas à apresentação e deferimento da documentação comprobatória de tais condições, descrita nos itens 6 e 8 do edital, que deverá ser entregue durante o período de matrículas do ensino técnico. Candidatos que se inscreveram nas vagas destinadas a autodeclarados pretos e pardos, além da entrega da documentação comprobatória, deverão participar de entrevista com a Comissão de Heteroidentificação, conforme descrito nos Itens 8.5. e 8.6. do edital.

Atualizado em 10/12/2019


Divulgado pelo IFSULDEMINAS o cronograma de matrículas para cursos Técnicos e Superiores

- Edital 142/2019: cronograma de matrículas/Técnicos

- Edital 143/2019: cronograma de matrículas/Superiores

Foram divulgados nesta quinta-feira, 05/12, pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), os cronogramas de matrículas para os cursos técnicos e superiores da Instituição. 

Obs: especificamente para os cursos superiores, as datas dependem do cumprimento de prazos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para, posteriormente, divulgar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensin Médio (Enem).

Cronograma de matrículas

Cursos Superiores

Publicação   dos   Resultados   do   ENEM 20 de janeiro
Processamento   dos   Dados   do   ENEM
21 e 22 de janeiro  
Publicação   da   Primeira   Chamada
24   de   janeiro
Matrículas   da   Primeira   Chamada 27,   28   e   29   de   janeiro
Análise   das   Ações   Afirmativas   Primeira   Chamada 27 de janeiro a 02 de   fevereiro  
Comunicação   Interna  03 de fevereiro  
Resultado   Parcial   Primeira   Chamada  04   de   fevereiro
Apresentação   de   Recursos   da   Primeira   Chamada 05 e 06 de fevereiro  
Análise   de   Recursos   da   Primeira   Chamada 05 a 09 de fevereiro
Comunicação   Interna 10   de   fevereiro
Resultado   Final   da   Primeira   Chamada   e   Convocação   para   Segunda   Chamada 11   de   fevereiro
Matrículas   da   Segunda   Chamada 12   e   13   de   fevereiro
Análise   das   Ações   Afirmativas   da   Segunda   Chamada 12   a   16   de   fevereiro
Comunicação   Interna 17   de   fevereiro
Resultado   Parcial   da   Segunda   Chamada
18   de   fevereiro
Apresentação   de   Recursos   da   Segunda   Chamada
19 e 20 de fevereiro  
Análise   de   Recursos   da   Segunda   Chamada 19   a   22   de   fevereiro
Comunicação   Interna 27   de   fevereiro
Resultado   Final   da   Segunda   Chamada   e   Início   da   Convocação   Pessoal 28   de   fevereiro

 

Cursos Técnicos

Publicação   da   Primeira   Chamada 10   de   janeiro
Matrículas   da   Primeira   Chamada  13,   14   e   15   de   janeiro  
Análise   das   Ações   Afirmativas   Primeira   Chamada 13   a   16   de   janeiro
Comunicação   Interna  17   de   janeiro
Resultado   Parcial   Primeira   Chamada  20   de   janeiro
Apresentação   de   Recursos   da   Primeira   Chamada 21   e   22   de   janeiro
Análise   de   Recursos   da   Primeira   Chamada 21   a   23   de   janeiro
Comunicação   Interna 24   de   janeiro
Resultado   Final   da   Primeira   Chamada   e   Convocação   para   Segunda   Chamada 27   de   janeiro
Matrículas   da   Segunda   Chamada 28   e   29   de   janeiro
Análise   das   Ações   Afirmativas   da   Segunda   Chamada 28   a   30   de   janeiro
Comunicação   Interna 31   de   janeiro
Resultado   Parcial   da   Segunda   Chamada 03   de   fevereiro
Apresentação   de   Recursos   da   Segunda   Chamada 04   e   05   de   fevereiro
Análise   de   Recursos   da   Segunda   Chamada 04   a   06   de   fevereiro
Comunicação   Interna  07   de   fevereiro
Resultado   Final   da   Segunda   Chamada   e   Início   da   Convocação   Pessoal 10   de   fevereiro
Conforme   disposto   no   item   19.4.1   Edital   142/2019:   A  partir  da  data  da  convocação  pessoal  haverá  um prazo  de  48  horas  para  a  entrega  dos  documentos   necessários   para   a   matrícula.    O  (a)  candidato  (a)  que  não  comparecer  para  a  matrícula  no  prazo  estipulado  perderá  o  direito  à  vaga

Atualizado em: 05/12/2019


Disponíveis os gabaritos das provas do Processo Seletivo 2020/1º semestre

Candidatos podem interpor recurso até esta quarta-feira, 27 de novembro

- Gabaritos

- Provas: Integrado;

                Subsequente.

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga nesta segunda-feira, 25 de novembro, os gabaritos das provas do Processo Seletivo 2020/1 para os cursos técnicos. Caso o candidato queira interpor recursos contra questões da prova e gabarito devem encaminhar, por meio de requerimento (Anexo XI do Edital), em primeira e única instância, pessoalmente à COPESE de cada campus ou por e-mail à Coordenadoria de Processos Seletivos da Reitoria, no período das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 17h, ou enviado por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) até o dia 27/11 às 17h. Para mais informações consulte o item 17 do Edital!

Os recursos enviados por e-mail somente serão aceitos se estiverem assinados de próprio punho, pelo candidato ou pelo representante legal, e em formato PDF. Não serão aceitos recursos enviados por correio. O recurso que for entregue pessoalmente deverá ser apresentado em envelope lacrado, devidamente identificado com a etiqueta constante no anexo III presente no edital.

A correção dos gabaritos será realizada com leitura óptica. Por este motivo não serão aceitos recursos para cartões-resposta marcados erroneamente, com tinta de caneta fraca, ou caneta com cores diferentes de preta ou azul, ou caneta que não seja esferográfica, lápis/lapiseira. Os recursos serão analisados pela COPESE e os resultados serão divulgados no endereço eletrônico.

Serão divulgadas somente as notas por disciplina, sendo os candidatos listados por ordem alfabética. Essa listagem será divulgada a partir de 10 de dezembro de 2019. A classificação parcial será publicada a partir do dia 13 de dezembro de 2019, no endereço eletrônico do IFSULDEMINAS. As datas podem ser alteradas de acordo com demanda interna. Para mais informações acesse este link.

Atualizado em 25/11/2019


Cerca de 630 candidatos participaram do processo seletivo do Campus Poços nesse domingo, dia 24/11.

Nem mesmo o tempo nublado impediu os candidatos do Processo Seletivo 2020/1º Semestre do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas de comparecerem nas provas na manhã desse domingo, dia 24/11. Cerca de 630 candidatos concorreram a 175 vagas nos cursos técnicos em Administração, Eletroeletrônica e Informática integrados ao Ensino Médio e nos cursos técnicos em Eletrotécnica Edificações subsequentes ao Ensino Médio. Os portões foram, pontualmente, abertos às 07h30 e fechados às 08h30, horário de início das provas.

IMG 7851

A prova dos cursos integrados teve questões de Português, Matemática, Ciências, Geografia e História. 

O processo seletivo para os cursos técnicos integrados foi constituído de 50 questões de múltipla escolha, que contemplaram conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História, estudados no 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Já as provas para os cursos subsequentes continham 40 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática, com conteúdos do Ensino Médio. Clique aqui e confira os gabaritos.

De acordo com a coordenadora local da Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese), a servidora Heliese Pereira, a aplicação das provas no Campus Poços transcorreu sem ocorrências de destaque. “O processo prosseguiu até o final dentro da normalidade. Ressalto o aumento na procura por portadores de necessidades especiais, para os quais o Campus oferece acolhimento e atendimento humanizado, a fim de que possam alcançar êxito no processo”, afirmou Heliese.

Cerca de 630 candidatos concorreram às vagas nos cursos técnicos do campus.

Expectativas

A possibilidade de ingressar em um dos cursos técnicos gratuitos do Campus Poços gera muitas expectativas nos candidatos. Para todos, estudar no Campus é motivo de muito orgulho.

O morador do bairro Dom Bosco em Poços de Caldas, Sérgio Borges, está confiante. Disse que veio preparado para a prova do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. “Quero aprender muito aqui. Tive primos que estudaram no IF e que me falaram que é um ótimo lugar”, comentou Sérgio.

Moradora do bairro Jardim Kennedy I, Victoria Rocha prestou a prova para o curso Técnico em Informática Integrado. “O conhecimento ofertado aqui é bem elevado. Ter um curso técnico ajuda bastante no currículo”, frisou.

Os candidatos chegaram cedo para as provas. Os portões foram abertos às 07h30 e fechados às 08h30. 

O serígrafo Rafael da Silva, morador do bairro Dom Bosco, fez a prova do curso Técnico em Eletrotécnica Subsequente ao Ensino Médio: “já auxiliei nas áreas de Eletrônica e de Eletrotécnica e eu gostei bastante da área. Se a gente tiver oportunidade de trabalhar no que realmente a gente gosta, a gente tem que fazer de tudo, até um curso, para correr atrás do nosso objetivo”.

O bombeiro militar Leonam Teixeira, que mora na Vila Togni, foi um dos candidatos às vagas do curso Técnico em Edificações Subsequente. Afirmou que se interessa pela área e que acredita na qualidade do ensino ofertado pelo IF: “Gosto da área de engenharia civil e, antes de fazer a faculdade, eu optei por fazer o curso Técnico em Edificações, que está relacionado com o que eu estou buscando. Além disso, o ensino do IF é muito bom”.

Provas nos outros campi

No total, 5.037 candidatos concorreram às vagas dos cursos técnicos integrados e subsequentes ofertados pelos oito campi do IFSULDEMINAS em seu processo seletivo, ocorrido neste domingo, 24/11. Centenas de colaboradores trabalharam durante toda a manhã para receberem os vestibulandos. Clique aqui e confira a notícia!

Confira as fotos do Processo Seletivo 2020/1º Semestre no Campus Poços de Caldas!

  • Clique para aumentar a imagem 2.JPG
  • Clique para aumentar a imagem 3.JPG
  • Clique para aumentar a imagem 4.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7716.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7718.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7726.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7728.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7734.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7737.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7740.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7743.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7745.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7746.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7748.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7749.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7762.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7763.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7765.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7767.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7770.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7773.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7777.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7779.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7783.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7785.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7788.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7790.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7792.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7794.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7798.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7801.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7802.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7803.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7804.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7807.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7809.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7811.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7813.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7815.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7816.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7819.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7821.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7822.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7824.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7827.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7828.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7831.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7833.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7836.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7839.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7840.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7843.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7845.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7849.JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_7851.JPG
  •  

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fale conosco: 3697-4974

Processo seletivo 2020/1º semestre: publicada a relação candidato/vaga para os cursos técnicos

Relação Candidato/Vaga dos Cursos Técnicos

- Comprovante Definitivo de Inscrição (locais de prova)


O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) recebeu cerca de 7,5 mil inscritos para disputar as 1.820 vagas ofertadas para os Cursos Técnicos no processo seletivo 2020/1º semestre. As vagas são para os campi Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. A relação Candidato/Vaga dos Cursos Superiores será publicada em nova data, ainda a ser divulgada.  

Provas neste domingo (24/11/2019)

As provas para os candidatos aos cursos técnicos serão realizadas neste domingo, dia 24 de novembro, em um único período, das 08h30 às 12h30 (os portões serão abertos às 07h30 e fechados às 08h30). Nesse dia, o candidato deverá apresentar documento oficial de identificação original com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que já está disponível para impressão, no endereço eletrônico do vestibular: https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/acompanhar. Todas as informações necessárias para a prova estarão disponibilizadas no CDI, como: local de prova, sala, horário, dentre outros.

orientacoes vestibular

Orientações para os candidatos (item 11 do edital)

orientacoes provas vestibular

Atualizado em 22/11/2019


Divulgado resultado parcial do pedido de atendimento específico/especializado para candidatos ao Ensino Técnico

CDI será liberado para impressão a partir das 17hs desta quinta-feira 21/11/2019

- Resultado parcial do pedido de atendimento específico/especializado

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulgou nesta terça-feira, dia 19 de novembro, o resultado parcial dos pedidos de atendimento especializado/específico, apresentados por candidatos ao Ensino Técnico que realizarão prova neste domingo, dia 24 de novembro.

Atualizado em 21/11/2019


IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas oferta 350 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos, para ingresso em 2020/1º semestre

- Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI)

Edital dos cursos técnicos (Nº142)

Edital dos cursos superiores (Nº143)

Manual do Candidato

Conteúdo Programático das provas do Ensino Técnico

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas torna público o processo seletivo para ingresso de estudantes no primeiro semestre de 2020 nos cursos técnicos e superiores gratuitos da instituição. As inscrições estão encerradas (foram realizadas até 13 de novembro de 2019). No total, no Campus Poços de Caldas, são ofertadas 350 vagas nos seguintes cursos (clique nos links e saiba mais sobre os cursos):

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (voltados para quem tem o Ensino Fundamental e ainda não cursou o Ensino Médio):

  • Técnico em Administração (NOVO)

Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio (voltados para quem já terminou o Ensino Médio):

Cursos superiores (graduações):

 

Provas para os cursos técnicos

As provas serão realizadas no domingo, 24 de novembro de 2019, em um único período, das 08h30 às 12h30. Nesse dia, o candidato deverá apresentar os documentos de identificação e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que estará disponível a partir de 21 de novembro na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular 

Haverá provas diferenciadas para os cursos técnicos integrados e subsequentes. Para o integrado, a prova terá 50 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Já para o subsequente, serão 40 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa e Matemática.

Ingresso nos cursos superiores

A partir deste ano, o IFSULDEMINAS não realizará mais aplicação de provas para ingresso nos cursos superiores, sendo considerada para efeito de classificação a nota mais alta obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2017, 2018 ou 2019). Também não será estabelecido parâmetro mínimo para nota de corte na classificação dos candidatos. A outra forma de ingresso nos cursos superiores será através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

titulo quadro de vagas

vagas campus pocos

observacoes vestibular ok

 

Novidades

O processo seletivo 2020/1º semestre conta com algumas novidades. Uma delas é a abertura do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Outra novidade é a mudança do nome do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, que passará a se chamar Técnico em Eletroeletrônica Integrado ao Ensino Médio. Sobre a Licenciatura em Ciências Biológicas, curso que já é ofertado no Campus Poços de Caldas, a novidade é que as aulas do mesmo passarão a ser realizadas apenas no período da manhã (até o momento, as aulas também ocorriam no período da tarde).

Ações Afirmativas e PcD Geral

Do total de vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos superiores, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 8 do edital.  Clique aqui e saiba mais sobre como concorrer às vagas reservadas às ações afirmativas.

Confira abaixo o vídeo explicando as mudanças na seleção de novos alunos pelo IFSULDEMINAS:

A seguir, a versão do vídeo em Libras: 

Assessoria de Comunicação - ASCOM
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Última atualização: 18/11/2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página