Página inicial > Notícias > Notícias Principais do Site > Processo seletivo 2020/1º
Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 19h58 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 11h02 | Acessos: 5951

Divulgado resultado parcial do pedido de atendimento específico/especializado para candidatos ao Ensino Técnico

CDI será liberado para impressão a partir das 17hs desta quinta-feira 21/11/2019

- Resultado parcial do pedido de atendimento específico/especializado

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulgou nesta terça-feira, dia 19 de novembro, o resultado parcial dos pedidos de atendimento especializado/específico, apresentados por candidatos ao Ensino Técnico que realizarão prova neste domingo, dia 24 de novembro.

CDI
As provas serão realizadas neste domingo, dia 24 de novembro, em um único período, das 08h30 às 12h30. Nesse dia, o candidato deverá apresentar documento oficial de identificação original com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que estará disponível para impressão a partir das 17 horas de hoje, 21 de novembro, no endereço eletrônico do vestibular (https://vestibular.ifsuldeminas.edu.br/ – Opção Inscrição – Acompanhe sua inscrição). Todas as informações necessárias para a prova estarão disponibilizadas no CDI, como: local de prova, sala, horário, dentre outros.

Atualizado em 21/11/2019

IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas oferta 350 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos, para ingresso em 2020/1º semestre

- Acompanhe sua inscrição

Edital dos cursos técnicos (Nº142)

Edital dos cursos superiores (Nº143)

Manual do Candidato

Conteúdo Programático das provas do Ensino Técnico

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas torna público o processo seletivo para ingresso de estudantes no primeiro semestre de 2020 nos cursos técnicos e superiores gratuitos da instituição. As inscrições estão encerradas (foram realizadas até 13 de novembro de 2019). No total, no Campus Poços de Caldas, são ofertadas 350 vagas nos seguintes cursos (clique nos links e saiba mais sobre os cursos):

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (voltados para quem tem o Ensino Fundamental e ainda não cursou o Ensino Médio):

• Técnico em Administração (NOVO)

Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio (voltados para quem já terminou o Ensino Médio):

Cursos superiores (graduações):

Provas para os cursos técnicos

As provas serão realizadas no domingo, 24 de novembro de 2019, em um único período, das 08h30 às 12h30. Nesse dia, o candidato deverá apresentar os documentos de identificação e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que estará disponível a partir de 21 de novembro na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular

Haverá provas diferenciadas para os cursos técnicos integrados e subsequentes. Para o integrado, a prova terá 50 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Já para o subsequente, serão 40 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa e Matemática.

Ingresso nos cursos superiores

A partir deste ano, o IFSULDEMINAS não realizará mais aplicação de provas para ingresso nos cursos superiores, sendo considerada para efeito de classificação a nota mais alta obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2017, 2018 ou 2019). Também não será estabelecido parâmetro mínimo para nota de corte na classificação dos candidatos. A outra forma de ingresso nos cursos superiores será através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

titulo quadro de vagas

vagas campus pocos

observacoes vestibular ok

Novidades

O processo seletivo 2020/1º semestre conta com algumas novidades. Uma delas é a abertura do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Outra novidade é a mudança do nome do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, que passará a se chamar Técnico em Eletroeletrônica Integrado ao Ensino Médio. Sobre a Licenciatura em Ciências Biológicas, curso que já é ofertado no Campus Poços de Caldas, a novidade é que as aulas do mesmo passarão a ser realizadas apenas no período da manhã (até o momento, as aulas também ocorriam no período da tarde).

Ações Afirmativas e PcD Geral

Do total de vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos superiores, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 8 do edital.  Clique aqui e saiba mais sobre como concorrer às vagas reservadas às ações afirmativas.

Confira abaixo o vídeo explicando as mudanças na seleção de novos alunos pelo IFSULDEMINAS:

A seguir, a versão do vídeo em Libras:

Assessoria de Comunicação - ASCOM
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas