Página inicial > Mais Notícias > O Dia da Noiva

O Dia da Noiva

Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 16h57 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2024, 17h01 | Acessos: 755

IF lança filme “O Dia da Noiva” e debate sobre o combate à violência contra a mulher

noiva 06No último dia 07/03, a comunidade lotou o Teatro da Urca em Poços de Caldas para prestigiar o lançamento do filme didático “O Dia Da Noiva” e o I Simpósio Educacional “Diálogos sobre o cinema educativo e prevenção da violência contra a mulher”. O evento foi uma realização do Laboratório de Artes e Criatividade do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o VOA, com apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Educação e Sexualidade (NEGES), da Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO) e dos alunos e servidores do Campus Poços de Caldas.

Entre as autoridades presentes, estiveram a Pró-Reitora de Extensão do IFSULDEMINAS, Profa. Daniela Ferreira, e o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves, que deram as boas-vindas a todos. Em seguida, o diretor do filme e coordenador do Laboratório VOA, Prof. Dr. Márcio Luiz Bess, fez o lançamento oficial da obra cinematográfica, que foi assistida por todos os presentes.

O filme “O Dia Da Noiva” é uma produção do Laboratório VOA, através do Projeto Cinema Educativo, coordenado pela Profa. Dra. Lorena Temponi Boechat. O projeto visa à criação de filmes com o propósito didático, abordando diversos temas interdisciplinares e emergentes. O elenco é composto pelas alunas Ana Clara Costa Teixeira, Evellyn Vitória Tristão, Maria Eduarda Patreca da Silva e Maria Vitoria de Sousa Paulino, que interpretam as personagens principais da obra quando adolescentes. Também fazem parte do elenco os servidores Guilherme Oliveira Abrão, Alice Mosca Furquim, Lorena Temponi Boechat, Melina Mara de Souza, Natalia Miranda de Lima Grechi e Simone Borges da Silva, que atuam na representação dos personagens na vida adulta.

noiva 07A obra foi realizada entre 2023 e 2024. A edição é de Bruno Benetti. Já o roteiro é uma produção coletiva embasada em uma crônica inédita do Prof. Márcio Bess, que também é o diretor-geral da obra, direção de arte e de fotografia cinematográfica. O filme conta a história de Eliza que, quando estava prestes a realizar seu grande sonho, passa por um acontecimento que muda completamente a sua vida, fazendo com que ela mergulhe em uma jornada interior, necessária para que perceba o efeito anulador das relações tóxicas e o valor das amizades. O filme apresenta de forma sutil questões relevantes do universo feminino e a importância de redes de apoio.

Após a exibição do filme, que foi muito aplaudida pelo público, os atores subiram ao palco para falar sobre a experiência e a importância de participar de um filme com uma temática tão atual e necessária. A Profa. Melina apontou que a temática vem fazendo parte de seus estudos enquanto pesquisadora e que as situações de vulnerabilidade e violências contra a mulher em Poços de Caldas aumentaram nos últimos anos, bem como as denúncias feitas pelas mulheres violentadas nos canais de denúncia na cidade.

A servidora Simone Borges relata que a experiência vivida foi incrível. Ela, que nunca havia atuado, se sentiu muito à vontade diante das câmeras porque a equipe afetuosa criou um ambiente muito agradável e encorajador. Diz ter sido uma oportunidade importante para se conhecer melhor e também estabelecer vínculos com colegas de trabalho. Natália Grechi, além de participar como atriz, também esteve à frente da acessibilidade em Libras. Ela afirma que o filme é repleto de cuidados para entregar ao espectador uma obra acessível a todos os públicos.

Simpósio Educacional

noiva 09Logo após o lançamento do filme, houve a segunda parte do evento, com o I Simpósio Educacional “Diálogos sobre o cinema educativo e prevenção da violência contra a mulher”. A mesa foi mediada pela Profa. Lorena Boechat e contou com a presença da representante da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Poços de Caldas, Delegada Juliane Emiko Hissanaga Quaggio; da representante da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, da Polícia Militar de Poços de Caldas, Sargento Eliane Rosário Jerônimo; da coordenadora da Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO), Carina Rodrigues Tavares; da assistente social da ABACO, Alice Fernanda Figueiredo; e da dentista e líder comunitária, Gislene Barbosa Luciano.

Durante o debate, as convidadas puderam falar sobre a necessidade de toda a comunidade se atentar para os casos de violências contra as mulheres, no sentido de não se omitir diante dessas situações e denunciar os agressores. Comentaram que as violências, muitas vezes, começam sutis dentro de relacionamentos tóxicos e que as mulheres precisam ficar alertas aos sinais, buscando redes de apoio. Por fim, a mensagem que deixaram é a de que as lutas das mulheres devem contar com o engajamento diário de toda a sociedade.

O Laboratório VOA

O Laboratório VOA do IFSULDEMINAS é coordenado pelo Prof. Dr. Márcio Luiz Bess, atuando em 11 frentes de trabalho em diferentes linguagens artísticas. Para 2024, o Laboratório ofertará gratuitamente para toda a comunidade os seguintes cursos:

• Moda e produção de figurinos;

• Teatro;

• Dança;

• Arte e artesanato popular;

• História da Arte e Oficina de Pintura;

• Violão;

• E o curso de pintura mural e grafitagem.

Os cursos terão as matrículas abertas em breve. As datas serão divulgadas pelas redes sociais do IFSULDEMINAS e do Laboratório VOA: @ifpocosoficial e @laboratorio.voa

E pelo portal: pcs.ifsuldeminas.edu.br

Confira as fotos!

ASCOM (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas).
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/