Página inicial > Mais Notícias > Elas Escrevem

Elas Escrevem

Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 17h49 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 13h12 | Acessos: 366

Estudantes do IFSULDEMINAS participam de oficina literária com o Coletivo Elas Escrevem.

IMG 1755Na última segunda-feira (04/03), estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas participaram de um oficina literária com o Coletivo “Elas Escrevem”, formado por mulheres escritoras de Poços de Caldas. A oficina foi ministrada pelas escritoras Ana Paula Ferreira, Lilian Matias, Helena Maria Trindade, e Caroline Gatti.

As escritoras falaram sobre a importância do dia 8 de março e do empoderamento feminino, chamando a atenção dos meninos para que eles possam ficar atentos aos casos de opressões e violências sobre as mulheres. Em seguida, o coletivo de escritoras convidou o público para conferir os textos afixados em um varal-manifesto, que continha charges, HQs, crônicas, artigos de opinião e poemas sobre as desigualdades e as várias violências sofridas pelas mulheres. Logo após, os estudantes foram convidados a falar e a escrever sobre o assunto. Algumas produções também foram lidas pelas escritoras para todos os presentes. Os textos participarão de um concurso promovido pelo IFSULDEMINAS e pelo Coletivo “Elas Escrevem”, cuja premiação acontecerá nesta sexta-feira (08/03), às 15h30, no auditório do IFSULDEMINAS.

“A oficina foi um mecanismo de potencializar esse protagonismo feminino na hora da escrita. Embora o protagonismo fosse para as meninas, tendo em vista o dia 8 de março, ampliamos a atividade para os meninos, para que eles tivessem essa empatia, sensibilidade e consciência sobre a importância da luta feminista, do direito das mulheres frente a essa sociedade desigual, onde vemos a desigualdade econômica, racial e de gênero. Essa luta deve ser de toda uma sociedade que se preocupa com justiça social”, destacou a escritora Ana Paula Ferreira.

O Coletivo “Elas Escrevem Poços de Caldas” existe desde 2023. O grupo é formado por mulheres que escrevem os mais variados textos, como artigos de jornal, crônicas e poemas. Entre as temáticas abordadas, estão as questões que perpassam o universo feminino, como feminismo, justiça social, amores, saudades, dores e pressão estética.

Mês da Mulher no IFSULDEMINAS

Neste mês de março dedicado às lutas e reconhecimento das mulheres, o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas realiza diversas atividades gratuitas abertas ao público. A programação conta com oficina e concurso literário, oficina de biodanza, e lançamento de filme com debate sobre as violências contra as mulheres. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Apenas as oficinas são exclusivas para mulheres e necessitam de inscrição prévia através dos formulários disponibilizados no portal: https://portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br/noticias/5016

O Mês da Mulher do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas é uma realização do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Educação e Sexualidade (NEGES), do Grêmio Estudantil (Chapa Renovar e Construir), em parceria com o Laboratório de Artes e Criatividade do IFSULDEMINAS (VOA) e o Coletivo "Elas Escrevem".

Confira as fotos da oficina!

Confira o vídeo da premiação do concurso "Elas Escrevem"!