Página inicial > Mais Notícias > Retorno presencial
Publicado: Segunda, 31 de Janeiro de 2022, 15h14 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 16h35 | Acessos: 1141

Alunos dos cursos técnicos integrados retornam às aulas e atividades presenciais. Veja como foi!

Seguindo todos os protocolos de biossegurança contra a COVID-19, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas retomou, nesta segunda-feira, dia 31/01, as aulas e atividades presenciais dos cursos técnicos em Administração, Eletroeletrônica/Eletrotécnica e Informática integrados ao Ensino Médio. Aulas e atividades presenciais dos demais cursos técnicos e superiores da instituição, que já estavam previamente agendadas, também serão realizadas. A retomada presencial ocorreu após a última reunião do grupo de trabalho local do Comitê de Biossegurança do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, que definiu, por meio de um ofício circular, o retorno presencial para o período de 31 de janeiro a 04 de fevereiro. O retorno também segue as orientações e cronograma previstos pelo Plano de Ação Pedagógica e Administrativa (PAPA) do Campus.

20220131 105311

No período da manhã, assim que chegaram no IF, os alunos receberam no refeitório o lanche do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em seguida, nas salas de aulas, foram recepcionados pelos professores. O Diretor de Desenvolvimento Educacional Substituto e Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Prof. Dr. Rafael Coelho Neves, e a Coordenadora Substituta de Ensino e Educação a Distância, Profa. Dra. Nathália Luiz de Freitas, também deram as boas-vindas aos discentes, repassando ainda todas as informações e recomendações sobre o retorno presencial seguro.

Através de um formulário de rastreabilidade, o comitê tem acompanhado, em tempo real e de forma contínua, o desenrolar da pandemia e a saúde dos alunos. “A gente está com esse processo de retorno presencial com todos os protocolos sendo seguidos com bastante rigor. As salas estão com todas as janelas abertas e com bastante fluxo de ar, os alunos todos com máscara e o com o devido distanciamento e a utilização do álcool em gel. A cada troca de aulas, as salas foram higienizadas. Todos os alunos entenderam a necessidade de se manter rigorosamente os protocolos. O monitoramento está acontecendo todos os dias e em todos os turnos e, havendo a necessidade, a gente pode entrar com a suspensão da presencialidade a qualquer momento. Mas, o retorno presencial foi bem-sucedido e esperamos que se mantenha, conforme planejamos”, destacou o Prof. Rafael Neves. Nesta quinta-feira, dia 03/02, o Diretor de Desenvolvimento Educacional Substituto reforça que haverá uma nova reunião do grupo de trabalho local do Comitê de Biossegurança para deliberar se as aulas e atividades presenciais no Campus continuam na próxima semana.

Para os alunos das turmas ingressantes, o retorno presencial foi a oportunidade de conhecer os colegas de turma, os professores e, até mesmo, o próprio IF. Já para os discentes das turmas de formandos, a presencialidade reforça a esperança de dias melhores e a proximidade da conclusão exitosa do tão sonhado curso. “A gente ficou esses quase dois anos só de forma remota e confesso que foi um pouco complicado. Com a volta presencial, será muito bom para termos essa humanização pelo contato com os colegas e professores. Também será bem importante para revisão de conteúdos”, mencionou Maria Isabele Melo, aluna do 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado.

Confira algumas fotos do retorno presencial!

Confira algumas fotos do retorno das aulas presenciais dos cursos técnicos integrados. Clique nas imagens para ampliá-las.

ASCOM - Poços de Caldas
Publicado em 31/01/2022.