Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Avaliação da CPA
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 29 de Abril de 2021, 19h38 | Última atualização em Terça, 11 de Maio de 2021, 18h03 | Acessos: 1047

Comissão Própria de Avaliação apresenta relatório sobre o ensino remoto emergencial de 2020

aVALIAÇÃO DA CPA 2020No mês de setembro de 2020, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSULDEMINAS aplicou um questionário para ouvir alunos, professores e técnicos administrativos sobre as atividades de ensino remoto. O relatório produzido com base nas informações levantadas foi publicado e está disponível no link.

Servidores

Participaram 511 servidores (63% dos docentes e 37% dos técnicos administrativos) dos campi e da Reitoria. Para a maioria deles, o acesso à internet não foi uma dificuldade para o trabalho durante o período de atividades remotas. Embora cerca de 50% considerem o ambiente presencial como forma de trabalho ideal, em torno de 70% apoiam a manutenção das atividades remotas. Entre as preocupações relatadas, estão o acúmulo de atividades, estudantes que ainda possuem dificuldades de acesso à internet e a própria Covid-19. Na perspectiva dos servidores, as atividades de ensino remoto se mostraram necessárias para manter o processo de ensino/aprendizagem. 

Alunos

No Campus Poços de Caldas, o questionário foi aplicado entre os dias 09 e 18 de setembro de 2020, com a participação de 346 estudantes, o que representou 31,6% do total de alunos matriculados. Cerca de 97,4% dos participantes são da zona urbana e 95,3% declararam que possuíam acesso à internet e que não tiveram dificuldades para acesso às atividades remotas de ensino. Os demais (4,7%) declararam que possuem internet, mas a conexão não é boa. Nenhum aluno disse estar sem acesso à internet.

Sobre a modalidade de Ensino Remoto, 58,7% dos estudantes afirmaram que os familiares concordam com o modelo de ensino, na atual circunstância. Porém, 12,5% afirmaram que essas pessoas se manifestam contrárias ao ensino remoto. O restante, cerca de 28,8% dos alunos, disseram que seus familiares se posicionam de maneira indiferente ou possuem pensamentos divergentes. Foi perguntado aos estudantes se hoje (época da aplicação do formulário, mês 09/2020), nas atuais condições sanitárias, eles continuariam ou não a estudarem por meio do Ensino Remoto. Cerca de 71,5% dos alunos preferem continuar com as Atividades Remotas. Enquanto o restante, em torno de 28,5%, prefere suspender e parar com as aulas remotas. Com base no questionário, a maioria, cerca de 67,8%, prefere as aulas presenciais, quando questionado o regime de aulas que mais prefere. Cerca de 6% gostaram do regime remoto e 28% aprovaram ambas as modalidades. 

Ações em 2020 e perspectivas para 2021

É importante destacar as diversas ações do IFSULDEMINAS e do Campus Poços de Caldas para darem suporte aos alunos e seus familiares durante o Ensino Remoto Emergencial. De acordo com os dados de prestação de contas do Campus Poços, do segundo semestre de 2020 até janeiro de 2021, pode-se destacar as seguintes ações:

  • Empréstimo de computadores e celulares a todos os alunos que necessitaram;
  • Distribuição de auxílio internet aos alunos que não possuíam internet;
  • Auxílio estudantil;
  • Bolsas para alunos tutores e mediadores;
  • Distribuição de alimentos: 8297 marmitas, mais de 6 toneladas de bananas, 600 kg de itens de panificação e 2299 litros de bebida láctea;
  • Ações de acolhimento: atendimento a alunos e familiares por psicóloga, pedagogas, assistente social, psiquiatra e coordenadores. Total de 1465 atendimentos;
  • Além de diversas outras ações relacionadas à pandemia, como a distribuição de protetores faciais (face shields) e várias pesquisas desenvolvidas.

Para 2021, tais ações serão ampliadas, sempre buscando dar o suporte necessário aos alunos e familiares, além de prestar serviços à sociedade por meio das ações de pesquisa e extensão.


Publicado em 29/04/2021.
registrado em:
Fim do conteúdo da página