Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
×

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla's /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.
Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2026, 16h38 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2026, 16h54 | Acessos: 13

IF Assustador promove noite de diversão, integração e arte no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas

4M0A9234O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizou, no dia 27 de outubro, o IF Assustador, na Galeria Expoarte, localizada na Biblioteca do campus. Promovida pelo Laboratório de Criatividade VOA, a programação proporcionou uma noite de descontração, criatividade e integração entre estudantes e servidores, com concurso de fantasias, atividades recreativas, música com DJ e muita diversão.

Em clima de festa, os participantes entraram no espírito da comemoração com fantasias criativas e divertidas. A programação contou com brincadeiras e atividades para animar a noite, além de comidas e bebidas disponibilizadas pelos estudantes para arrecadar recursos destinados à formatura. A iniciativa uniu entretenimento e colaboração, proporcionando momentos de convivência e descontração para todos os presentes.

Além das atividades festivas, o evento marcou a abertura de duas exposições artísticas: “Pintores do IF” e “Eu por Mim: O que o espelho não mostra - Autorretratos inspirados em Frida Kahlo”. As mostras ampliam as possibilidades de apreciação artística no campus e integram as iniciativas culturais apresentadas ao público no IF Portas Abertas.

Exposições valorizam a expressão artística e a identidade

4M0A9390A exposição “Eu por Mim: O que o espelho não mostra — Autorretratos inspirados em Frida Kahlo” reúne 67 obras produzidas por estudantes do curso de Geografia e dos cursos técnicos integrados em Informática, Eletroeletrônica e Administração. A mostra apresenta trabalhos autorais desenvolvidos com diferentes técnicas, como pintura, desenho e colagem, além de imagens geradas por inteligência artificial.

Inspiradas na expressividade dos autorretratos, as produções convidam o público a refletir sobre identidade, sentimentos, memórias e experiências que vão além da aparência física. A exposição também propõe um debate sobre o uso da inteligência artificial na criação de imagens, abordando questões como direitos autorais, consentimento, reconhecimento dos artistas e valorização do trabalho artístico.

Já a tradicional exposição “Pintores do IF”, realizada desde 2014, apresenta obras dos participantes do curso de História da Arte e Oficina de Pintura do campus. Com diferentes temáticas e estilos, a mostra valoriza a diversidade da produção artística e a liberdade de expressão, reunindo estudantes, servidores e integrantes da comunidade externa.

Além de aproximar o público das artes visuais, o curso promove o acesso à cultura, a inclusão, a socialização e o desenvolvimento de habilidades artísticas.

Uma noite de celebração e convivência

O IF Assustador reuniu arte, música, diversão e solidariedade em uma noite marcada pela participação da comunidade acadêmica, com a participação da dupla DJ Flame’s. A combinação de fantasias, atividades recreativas, DJ e arrecadação promovida pelos estudantes tornou o evento uma oportunidade de celebrar, fortalecer vínculos e compartilhar bons momentos no ambiente educacional.

As exposições “Pintores do IF” e “Eu por Mim” permanecem abertas à visitação pública até 30 de novembro de 2026, na Galeria Expoarte, localizada na Biblioteca do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.

Confira as fotos dos evento

{gallery}2026/11-novembro/03/if-assustador{/gallery}

 

Fim do conteúdo da página