Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 26 de Outubro de 2026, 17h11 | Última atualização em Segunda, 26 de Outubro de 2026, 17h57 | Acessos: 15

IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas promove sessão de documentários e roda de conversa sobre mineração urbana e economia circular

Mineração Urbana e economia circular o que isso tem a ver com mudanças climáticasO IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realiza, no dia 12 de novembro, às 19h30, no auditório do campus, o evento “Mineração urbana e economia circular: o que isso tem a ver com mudanças climáticas?”.

Aberta à comunidade acadêmica e ao público externo, a programação inclui a exibição dos documentários "Longe dos Holofotes", de Jérémie Battaglia, com duração de 32 minutos, e "Catadores", de Paula Vasone, com 13 minutos. Após as sessões, será realizada uma roda de conversa sobre reciclagem, sustentabilidade e valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis.

A atividade propõe uma reflexão sobre a mineração urbana e a economia circular, conceitos relacionados ao reaproveitamento de materiais e à redução do descarte de resíduos. A iniciativa também busca ampliar a visibilidade do trabalho dos catadores, que desempenham um papel importante na cadeia da reciclagem e na destinação adequada dos materiais.

Para emissão de certificado, INSCREVA-SE AQUI!

A roda de conversa contará com a participação de Luênia de Oliveira e Antônio Almeida (Toninho), representantes da Rede Sul e Sudoeste de Catadores de Minas Gerais e participantes dos documentários, além de Marina Serpa Braga, do Movimento Circular. O encontro será uma oportunidade para compartilhar experiências, discutir os desafios enfrentados pelos trabalhadores da reciclagem e abordar a contribuição da economia circular para o enfrentamento das mudanças climáticas.

O evento conta com a parceria da Rede Sul e Sudoeste de Catadores de Minas Gerais e convida a população a conhecer iniciativas de economia circular, refletir sobre os impactos ambientais do consumo e reconhecer a importância dos profissionais que atuam na recuperação de resíduos.

Serviço

  • Evento: Mineração urbana e economia circular: o que isso tem a ver com mudanças climáticas?

  • Data: 12 de novembro de 2026 (quinta-feira)

  • Horário: 19h30

  • Local: Auditório do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas

  • Parceiros:

    • Rede Sul e Sudoeste de Catadores de Minas Gerais

    • Conexão S/A

    • Movimento Circular 

Fim do conteúdo da página