Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2026, 15h44 | Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2026, 16h05 | Acessos: 18

Estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas se destacam na Etapa Sudeste dos JIFs em Guarapari (ES).

IMG 20260918 WA0098Entre os dias 9 e 16 de setembro, a cidade de Guarapari (ES) recebeu a Etapa Regional Sudeste dos Jogos das Instituições Federais (JIFS). A competição reuniu estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), que sediou o evento, em uma semana marcada pela prática esportiva, integração e espírito de equipe.

O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas participou da competição com 21 estudantes, que representaram a instituição em diferentes modalidades coletivas e individuais. Ao longo dos jogos, os atletas conquistaram importantes resultados e medalhas, levando o nome do campus ao pódio em diversas oportunidades.

Conquistas nas modalidades coletivas

Entre as modalidades coletivas disputadas pelos estudantes do Campus Poços de Caldas, o destaque ficou para o basquete masculino, que conquistou o 2º lugar na competição. A equipe também recebeu medalhas de destaque por seu desempenho individual, Foram premiados Gabriel Guimarães Felix, Pietro Augusto e Iago Firmino.

No handebol feminino, a equipe do campus alcançou o 3º lugar. A estudante Heloá Fernanda Liparini também recebeu uma medalha de destaque por sua atuação durante a competição. Já a equipe de vôlei feminino terminou sua participação na 4ª colocação.

Natação tem quatro medalhas com atleta do campus

IMG 20260918 WA0042 OKNa natação feminina, o IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas conquistou o 3º lugar, com uma participação de destaque da estudante Pietra Cravo Villas Bôas. Os resultados evidenciam o desempenho da estudante em diferentes provas da modalidade. A atleta subiu ao pódio quatro vezes, conquistando:

  • 1º lugar nos 100 metros livre;

  • 1º lugar nos 50 metros borboleta;

  • 2º lugar nos 100 metros borboleta;

  • 3º lugar nos 50 metros peito.

Xadrez e judô também garantem pódios

IMG 20260918 WA0086No xadrez masculino, a equipe do Campus conquistou o 1º lugar por equipes. Também esteve representado no judô masculino, modalidade na qual o Campus ficou em 3º lugar por equipes. O estudante Nicolas Teixeira conquistou a 3ª colocação na categoria meio-médio.

No judô feminino, a equipe também alcançou o 3º lugar por equipes. As estudantes tiveram participação de destaque: Lívia Couto conquistou o 1º lugar na categoria meio-pesado, enquanto Nicole Aparecida ficou em 1º lugar na categoria médio.

Tênis de mesa e atletismo completam os resultados

No tênis de mesa masculino, o Campus Poços de Caldas conquistou o 2º lugar na categoria de duplas.

Já no atletismo masculino, a instituição terminou em 5º lugar por pontuação. O estudante do Matheus Paiva teve participação de destaque, com três resultados importantes:

  • 1º lugar nos 1.500 metros;

  • 3º lugar nos 5.000 metros;

  • 3º lugar no revezamento 4x400 metros.

Esporte como parte da formação

IMG 20260918 WA0068A participação do Campus Poços de Caldas na Etapa Regional dos JIFS proporcionou aos estudantes a oportunidade de representar a instituição em uma competição de alcance regional, além de promover experiências de convivência, trabalho em equipe, disciplina e integração.

Os resultados conquistados nas diferentes modalidades refletem o empenho dos estudantes e de todos os profissionais envolvidos na preparação e participação nos jogos. Com medalhas individuais e coletivas, os atletas do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas contribuíram para uma participação marcada pela dedicação e empenho na representação do campus em Guarapari (ES).

Confira as fotos do evento.

Fim do conteúdo da página