Debian Day

Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 16h04 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2024, 08h36 | Acessos: 131

Comunidade de software livre de Poços de Caldas celebra o Debian Day com grande evento no IFSULDEMINAS

Snapinsta.app_455252578_754264373400626_5933641081884979820_n_1080.jpgNo último dia 16 de agosto, a comunidade de tecnologia de Poços de Caldas celebrou o Debian Day, um evento realizado no IFSULDEMINAS em comemoração ao aniversário do Debian, uma das distribuições mais populares do Linux. Este ano, o Debian completou 31 anos e, pela primeira vez, o evento foi realizado em Poços de Caldas, reunindo entusiastas, alunos, professores e profissionais da área de tecnologia.

Debian, uma versão do sistema operacional Linux, é conhecido por ser um software livre, o que significa que ele pode ser utilizado, modificado e distribuído gratuitamente. Essa característica faz com que o Debian seja amplamente adotado por empresas e instituições públicas, inclusive em nível federal, por ser uma alternativa econômica e segura aos softwares pagos, que exigem licenciamento. O Debian é utilizado por instituições como a NASA e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos devido à sua capacidade de auditoria e à autonomia que oferece às organizações.

Snapinsta.app 455965030 1709518433119980 7805783744007888610 n 1080Durante o Debian Day, os participantes puderam assistir à palestra “Carreiras e oportunidades em Software Livre”, com Helen Koike; e à palestra “Debian, um SO Universal para todos os gostos e sua organização em comunidade”, com Rogério Fox. A organização do evento no IFSULDEMINAS contou com a participação ativa de alunos do curso de Engenharia de Computação e do Prof. Straus Michalsky, além de pessoas da comunidade Debian e de representantes de empresas de Poços de Caldas. Entre as empresas envolvidas, destacam-se a Amora Dev, que tem ex-alunos do IF em sua equipe, e a Amplar Gestão Sustentável, uma empresa de engenharia ambiental que também apoia o uso de software livre. Além disso, o evento recebeu financiamento da própria comunidade Debian, que contribuiu com os custos do Coffee Break e materiais de divulgação.

A presença do IFSULDEMINAS no evento foi destacada como uma forma importante de fomentar o interesse e a participação dos alunos no desenvolvimento de software livre. “O envolvimento em eventos como o Debian Day proporciona aos estudantes uma oportunidade de se conectarem com o mercado e com tecnologias utilizadas globalmente, além de incentivá-los a colaborar com o desenvolvimento de software de forma voluntária”, destacou o Prof. Straus Michalsky.

Grupo no Telegram do Debian Poços

Snapinsta.app 455852217 8461950900535950 4494164499034425957 n 1080O Debian Day também serviu para fortalecer a comunidade de software livre em Poços de Caldas. Um grupo no Telegram foi criado para facilitar a comunicação e a organização de futuras iniciativas. A comunidade local está animada com as novas oportunidades que podem surgir desse engajamento, e o grupo permanece aberto para novos membros que queiram se envolver com o Debian e com o desenvolvimento de software livre em geral.

A expectativa é que o Debian Day se torne um evento regular na cidade, contribuindo para o crescimento da comunidade e para a disseminação do uso de software livre. Quem tiver interesse em participar das próximas edições ou em saber mais sobre o Debian pode se juntar ao grupo no Telegram, onde serão divulgadas novidades e oportunidades para colaboração:

Confira algumas fotos do Debian Day no IFSULDEMINAS!