Cidade da Inovação

Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2024, 10h40 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2024, 08h36 | Acessos: 484

IFSULDEMINAS realiza a inauguração da Cidade da Inovação do Sul de Minas

Parque tecnológico reunirá iniciativas em prol do desenvolvimento regional

WhatsApp Image 2024 08 17 at 12.53.53Na tarde da última sexta-feira (16/08), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) realizou, no Campus Poços de Caldas, a cerimônia oficial de inauguração da Cidade da Inovação do Sul de Minas. A solenidade contou com apresentações culturais, descerramento de placas e presença de diversas autoridades, como o reitor do IFSULDEMINAS, Prof. Cleber Ávila Barbosa; o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves; o deputado federal Odair Cunha; o deputado estadual Rodrigo Lopes; o Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Celso Pansera; o Diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), Claudio Alex da Rocha; o assessor representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Pedro Gustavo Aubert; o Secretário Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais, Bruno Araújo Oliveira; e o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo.

6Localizada no terreno de mais de 50.000 m² ao lado do IF, que foi doado pela Prefeitura com o apoio da Câmara Municipal, a Cidade da Inovação é um grande parque tecnológico que, em sua fase inicial, conta com estúdio de gravação para EaD, espaço de coworking, ampliação do Espaço Maker, além de laboratório e escritório para a Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica. Só nessa primeira fase que foi inaugurada, são mais de R$ 3 milhões de recursos investidos em 380 m² de área construída. Nas fases seguintes, a Cidade da Inovação abrigará parceiros da sociedade civil organizada bem como empresas e startups, convivendo em um ambiente criativo de geração de soluções e conhecimento.

A Cidade da Inovação é uma conquista do IFSULDEMINAS e de toda a sociedade, obtida por meio da bem-sucedida parceria com o poder público municipal, os Ministérios da Educação, da Cultura, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, além de parlamentares, organizações da sociedade civil e agências de fomento e desenvolvimento. A atuação da Cidade da Inovação terá como eixos temáticos: cultura, sustentabilidade, energia renovável, mobilidade elétrica, inteligência artificial e automação.

01“É um marco para o IFSULDEMINAS e para a cidade de Poços de Caldas, porque nós temos essa inauguração de uma área que tem um potencial imenso de contribuição para o arranjo produtivo local, visto que nós teremos aqui um centro de incubação de empresas juniores, de projetos de empreendedorismo, que irão convergir com os professores e os estudantes”, destacou o reitor do IFSULDEMINAS, Prof. Cleber Barbosa. “É um espaço fundamental para a cidade e a região. A ideia é que esta seja apenas uma semente, um primeiro bloco de uma dezena de blocos que nós vamos inaugurar ainda, com projetos já aprovados na FAPEMIG e outras agências financiadoras”, comentou o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Neves.

Após a inauguração, os gestores, pesquisadores e servidores das instituições presentes participaram de uma palestra com o Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Celso Pansera, que falou sobre as oportunidades de financiamento da FINEP.

Assista aos vídeos:

Veja como foi a inauguração da Cidade da Inovação:

Entenda o que é a Cidade da Inovação:

Cidade da Inovação recebe apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA):

Destaque na mídia

A inauguração da Cidade da Inovação foi destaque em diversos veículos de comunicação, como a TV Plan e a TV Poços. Confira as reportagens das emissoras!

Confira algumas fotos da inauguração da Cidade da Inovação