Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2024, 17h55 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2024, 18h29 | Acessos: 255

IFSULDEMINAS e Instituições de Poços de Caldas firmam parcerias em prol da inovação e sustentabilidade

Em uma cerimônia marcante realizada na biblioteca do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, em 16/05/2024, foram assinados os termos de cooperação técnica entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e diversas instituições da região. O evento fez parte do 3º Encontro dos Prefeitos e Lideranças da Região Vulcânica, reunindo autoridades e representantes para celebrar importantes parcerias voltadas ao desenvolvimento regional.

Os termos assinados visam promover a aceleração da inovação, o fortalecimento do empreendedorismo e a sustentabilidade na região. Entre as entidades parceiras estão a HUAIS Hub de Aceleração, Inovação e Sustentabilidade, a Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo - Campus São João da Boa Vista, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE/MG).

Assinaturas e Finalidades dos Termos

SEBRAE/MG
A parceria entre o IFSULDEMINAS e o SEBRAE/MG foi assinada por Carlos Henrique Rodrigues Reinato, que representou o reitor Cleber Ávila Barbosa, Ivan Figueiredo, Analista Técnico do SEBRAE na microrregião de Poços de Caldas, e Rafael Felipe Coelho Neves, Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Este termo prevê a adesão do IFSULDEMINAS à Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae, com a criação de um ponto parceiro nas dependências da instituição. O objetivo é repassar conhecimento aos agentes de atendimento, acompanhar os atendimentos realizados, disponibilizar materiais gráficos e outras soluções, visando a melhoria contínua dos serviços prestados aos empreendedores locais. A iniciativa busca aumentar a competitividade dos pequenos negócios e promover o desenvolvimento sustentável do Estado.

Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica
O acordo com a Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo - Campus São João da Boa Vista, foi assinado por Carlos Henrique Rodrigues Reinato, representando novamente o reitor Cleber Ávila Barbosa, Marco Antônio Lobo Sanches, Presidente da Associação, Ulisses Ferreira de Oliveira, Diretor Executivo da Região Vulcânica, Diego Cesar Valente e Silva, Diretor-Geral do IFSP - Campus São João da Boa Vista, e Rafael Felipe Coelho Neves, Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Este termo visa fomentar a cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos que beneficiem a produção de café na região, impulsionando a qualidade e a competitividade dos produtores locais.

HUAIS Hub de Aceleração, Inovação e Sustentabilidade
A parceria com o HUAIS Hub de Aceleração, Inovação e Sustentabilidade foi formalizada por Carlos Henrique Rodrigues Reinato, Rafael Felipe Coelho Neves e Yula de Lima Merola, Diretora Presidente da HUAIS. A colaboração entre as partes visa a realização de projetos que promovam a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade em Poços de Caldas e no sul de Minas Gerais. O hub atuará como um catalisador para iniciativas inovadoras, oferecendo suporte técnico e infraestrutura para startups e empreendedores da região.

Impacto Regional

As parcerias firmadas durante o evento representam um passo significativo para o fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo em Poços de Caldas e região. O Diretor Geral do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Rafael Felipe Coelho Neves, destacou a importância das colaborações: "Essas parcerias são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a competitividade dos pequenos negócios locais. Estamos comprometidos em fornecer o suporte necessário para que nossa região se destaque em inovação e sustentabilidade."

A cerimônia de assinatura dos termos de cooperação técnica marcou um momento histórico para Poços de Caldas, reforçando o compromisso do IFSULDEMINAS em liderar iniciativas que promovam o desenvolvimento regional sustentável.