Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias do Curso de Geografia > Seminários de Cafeicultura
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 11h09 | Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2023, 16h56 | Acessos: 1672

1º Seminário da Cafeicultura: Intersecções entre a Geografia, Meio ambiente e Gestão e o 2º Seminário dos Cafés da Região Vulcânica

Captura de tela 2023 04 19 105300O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas e a Associação dos produtores do Café da Região Vulcânica realizam nos dias 10, 11 e 12 de maio, nas dependências do  Campus Poços, o 1º Seminário da Cafeicultura: Intersecções entre a geografia, meio ambiente e gestão e o 2º Seminário dos Cafés da Região Vulcânica. O 1º Seminário de Cafeicultura acontece no período noturno. Já pela manhã/tarde ocorre o 2º Seminário dos Cafés da Região Vulcânica. O 1º Seminário de Cafeicultura é  uma ação dos cursos de Licenciatura em Geografia e Gestão Ambiental para agregar e desenvolver estudos, pesquisas e apresentações relacionadas à cadeia produtiva do café no Sul de Minas. O  objetivo é sedimentar a discussão sobre a cafeicultura nas Ciências Humanas e na Gestão Ambiental no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, envolvendo a comunidade acadêmica e os vários atores da cadeia produtiva do café na região. 

Inscrições para o 1º Seminário da Cafeicultura

Para receber os certificados, é necessário que os participantes se inscrevam pelo link:  https://suap.ifsuldeminas.edu.br/eventos/inscricao_publica/11318/

 

Programação

Dia 10 de maio

• 19h - Abertura do 1º Seminário da Cafeicultura: intersecções entre geografia, meio ambiente e gestão

• 20:15 - Palestra sobre Arquitetura do Café, com Prof. Dr. André Argollo - Campinas, SP 

Mini-Bio: Professor Livre Docente do Departamento de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, da Unicamp. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, Mestre em Engenharia Agrícola pela Feagri-Unicamp, Engenheiro Civil, Arquiteto e Urbanista. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, IG-Unicamp. Professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, FECFAU-Unicamp. Coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, Ceped-Unicamp. Pesquisador do Cepagri-Unicamp. Coordenador do Projeto Arquitetura do Café. Tem experiência nas áreas de desenvolvimento territorial integrado, planejamento urbano e arquitetura rural, patrimônio ambiental e paisagem cultural, gestão integrada de bacias hidrográficas, projetos territoriais e arquitetônicos, planejamento da paisagem, desenvolvimento local e regional sustentável, resiliência e redução do risco de desastres, técnicas construtivas, materiais alternativos e tecnologia apropriada.

Dia 11 de maio

• 19h - Apresentação de trabalhos dos pesquisadores e alunos do Campus Poços de Caldas 

• 20:15 - Palestra Portal Coffea Podcast: vozes múltiplas no mundo do café, com a jornalista Kelly Stein (Portal Coffea Podcast - Paulínia, SP)

Mini-Bio: Há 14 anos dinamizando o mercado do Café, Kelly Stein é reconhecida como uma das mais experientes profissionais do tema no Brasil e no mundo. Correspondente internacional das revistas Standart Magazine, Barista Magazine e STIR Tea&Coffee Magazine, além de ter reportagens publicadas em veículos nacionais como a Revista Espresso, recebeu prêmios nacionais e internacionais por sua especialidade em “café”. Idealizadora do primeiro podcast de café do Brasil, e o primeiro podcast bilíngue do mundo sobre café - o COFFEA. Também é responsável por empresa de curadoria de experiências de café no meio urbano e rural (turismo do café), o COFFEA Trips. É também atual responsável pelo Campeonato Brasileiro de Aeropress. Jornalista formada pela PUC Campinas e pós-graduada em Gastronomia – História e Cultura pelo SENAC.

Dia 12 de maio

• 19 - Apresentação de trabalhos de pesquisadores e alunos do Campus Poços de Caldas 

• 20:15 - Palestra sobre a “Globalização da agricultura e paradoxo do café” com o Dr. Samuel Frederico (Geografia e Cafeicultura - Rio Claro, SP) 

Mini-bio Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e Livre-Docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com pós-doutoramento na Universidade de Paris VIII. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Unesp - Rio Claro). É membro da Rede de Pesquisas sobre Regiões Agrícolas (REAGRI). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, Regional e Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: modernização e expansão da fronteira agrícola, capital financeiro e agronegócio e cafeicultura.

 Captura de tela 2023 04 19 110430

 

Inscrições para o 2º Seminário dos Cafés da Região Vulcânica

Para informações, programação e inscrições no 2º Seminário dos Cafés da Região Vulcânica, acesse:

https://beta.sympla.com.br/evento/2-seminario-dos-cafes-da-regiao-vulcanica/1958044

1 


ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 19/04/2023.

Fim do conteúdo da página