Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 15 de Março de 2023, 10h49 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 16h22 | Acessos: 1728

Projeto CINEGEO, da Licenciatura em Geografia, apresenta e debate animação francesa indicada ao Oscar

Na noite desta terça-feira, 28/03, no auditório do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o projeto CINEGEO exibiu e debateu o filme francês de animação “Persépolis”, baseado nas histórias em quadrinhos de Marjane Satrapi e indicado ao Oscar 2008 de melhor filme de animação.

1

Multitemática, a animação se passa em um momento de transição de governo no Irã, onde havia supressão de direitos. Nesse contexto social e geopolítico, a personagem principal Marjane Satrapi, que é uma garota iraniana de 8 anos, sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária. Além da indicação ao Oscar, a obra ganhou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2007.

O projeto CINEGEO é uma atividade conduzida pelos alunos da disciplina de Projetos de Extensão I, do curso de Licenciatura em Geografia, sob a coordenação, neste primeiro semestre, dos professores Thomaz de Oliveira, Alexandre Carvalho, Eli Toledo e Karla Zucoloto. “O projeto é aberto à comunidade, com o objetivo de fomentar debates que estejam vinculados a temáticas que orbitam interesses sociais, relacionados também às temáticas geográficas. Neste primeiro momento, a disciplina vai trabalhar com os filmes. O CINEGEO é o projeto em atividade. Os alunos ficam responsáveis pelo desenvolvimento do debate. A gente iniciou a disciplina com uma abordagem textual, para eles contextualizarem a importância dos projetos de extensão para a licenciatura. Teve também um debate para a escolha dos filmes. Cada um trouxe uma opção e a gente debateu isso em sala”, explicou o Prof. Thomaz.

O CINEGEO exibirá outros três filmes neste primeiro semestre, nos meses de abril, maio e junho. Em breve, serão divulgadas as obras escolhidas. As sessões têm entrada gratuita e aberta à comunidade.

Confira algumas fotos da exibição!

TikTok: https://www.tiktok.com/@ifpocosoficial
Publicado em 29/03/2023.

 

Projeto CINEGEO, de Licenciatura em Geografia, exibe animação francesa Persépolis para toda a comunidade

No próximo dia 28 de março, às 19h, no auditório, o CINEGEO (projeto do Curso de Licenciatura em Geografia do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas) exibirá o filme de animação francês “Persépolis”, de 2007. A obra é baseada no romance gráfico autobiográfico homônimo de Marjane Satrapi. Após a exibição, será realizado um debate orientado sobre o tema.

SINOPSE

Marjane Satrapi é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.

A entrada é gratuita e a exibição está aberta a toda a comunidade acadêmica e local.

 

Persépolis

 

ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 15/03/2023.

Fim do conteúdo da página