Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Carruagem Elétrica
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 07h28 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 21h17 | Acessos: 2315

Protótipo de carruagem elétrica que irá substituir charretes é apresentado à comunidade.


A Prefeitura de Poços de Caldas, anunciou na tarde desta quarta-feira (05), na Praça Pedro Sanches, em frente ao Palace Cassino, o protótipo de carruagem elétrica que substituirá as charretes movidas por tração animal na cidade. A data do lançamento do projeto foi escolhida devido ao “Dia de São Francisco de Assis”, padroeiro dos animais. A viabilização da carruagem elétrica foi possível por meio do “Poços + Inteligente”, um projeto de pesquisa e desenvolvimento da Prefeitura em parceria com DME, IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldase e PUC Minas. Diante disso, DME, IFSULDEMINAS e a PUC Minas se organizaram para a realização da construção da carruagem elétrica, com licitação para compras de equipamentos e diversos estudos. Isso envolveu visitas a empresas que produzem charretes tradicionais, bem como fábricas de kits de motorização, baterias, e todo o desenvolvimento do projeto.WhatsApp Image 2022 10 05 at 19.41.45 1

Depois de mais de 100 anos de tradição das charretes na cidade, um projeto inovador que une mobilidade elétrica, geração fotovoltaíca, turismo, sustentabilidade, proteção aos animais e também a valorização ao contexto histórico da cidade, referenciando a vinda de Dom Pedro II a Poços no final do século XIX.

O secretário de Governo e Comunicação da Prefeitura, Paulo Ney de Castro Júnior, destaca que é um projeto inovador. “O prefeito deu uma missão para que esse desafio fosse pioneiro. Foi uma discussão que tentou abordar toda a cidade, não querendo acabar com uma cultura, mas sim envolver soluções para que o município avançasse, trazendo tecnologia e mantendo a tradição e respeito a todos." Já vereadora, Luiza Martins representou o Legislativo e ressaltou os benefícios das carruagens elétricas. “Foram anos de discussão e uma construção para que todos fossem beneficiados: as pessoas que trabalham com tração animal, o desenvolvimento da cidade com tecnologia e a saúde dos animais.”

WhatsApp Image 2022 10 05 at 19.41.48 1O modelo inspirado no Império,  mas agora sem a tração animal e sim com a energia elétrica, limpa e sustentável,  promove experiências únicas e inesquecíveis com referências ao passado e futuro. A Carruagem elétrica conta com chassi e estrutura em aço carbono e madeira de lei; suspensão com quatro feixes de molas reforçados, com  capacidade para 4 passageiros e um condutor, além de um baú fechado instalalado na traseira do veículo. Tem largura total: 1,60 m; Altura total: 2,50 m;  Comprimento total: 3,50 m;  Peso aproximado: 410 kg com capota fechada e varais com amortecedores; Velocidade máxima 30km/h; com autonomia para 50km.

Para o professor Fabiano Costa Teixeira, o projeto "Poços + Inteligente" com o slogan: Um novo jeito de Viver, resume a proposta do projeto que vê um mundo de uma nova forma.  "Somos uma das principais cidades do Brasil implementando esses projetos de mobilidade urbana. Apesentamos uma tecnologia e uma solução que contribui com o desenvolvimento da história de uma cidade. Estamos muito satisfeitos".

O professor Rafael Felipe Coelho Neves, Diretor Geral Do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, também destaca que é um orgulho para a instituição desenvolver projetos nessa magnitude e colocar Poços de Caldas como centro de referência tecnológica no país. A partir da entrega será feito um estudo de caso, para verificar se o projeto atenderá a topologia da cidade, autonomia, peso e até estética para implantação futura em grande escala.

O prefeito, Sérgio Azevedo, ressalta que é um trabalho genuinamente de Poços de Caldas e que com certeza vai tomar o Brasil, trazendo o glamour de volta aos passeios de carruagens e que abrange novas possibilidades de trabalho, seja para o turismo, eventos e servindo de inspiração a mais cidades como inciciativas de sustentabilidade. " Queremos profissionalizar o serviço com os condutores vestidos a caráter,  disponibilizando informações turísticas por meio de gps, carregamento usb. A cidade merece crescer sempre e, por isso,  trabalhamos um caminho de vanguarda e avanço para todos”.

 A solenidade ainda contou com a presença dos  secretários municipais, vereadores, representantes do DME, PUC, IFSULDEMINAS, OAB, charreteiros e população que aproveitaram para conhecer a carruagem.

Assista ao vídeo!

Confira o vídeo com alguns momentos da apresentação do protótipo da carruagem elétrica.

 

Assista à reportagem da EPTV sobre a ação.

Assista à reportagem da TV Plan.

Assista à reportagem da TV Poços.

 

Veja algumas fotos do evento.

Texto: Amanda Negrini

Relações Públicas Prefeitura Municipal de Poços

Fotos: Daniel Aroni

06/10/2022

registrado em:
Fim do conteúdo da página