Página inicial > Notícias > Hortas Urbanas
Publicado: Sexta, 24 de Dezembro de 2021, 13h15 | Última atualização em Terça, 18 de Janeiro de 2022, 14h41 | Acessos: 2664

Projeto do IFSULDEMINAS e parceiros incentiva a implantação de hortas urbanas em Poços de Caldas

Utilizar áreas públicas cultiváveis, e que estavam em desuso, para a capacitação e conscientização de moradores a respeito do plantio e cultivo de hortas urbanas. Esse é um dos objetivos do projeto de extensão intitulado “Mobilização socioambiental de moradores dos bairros Jardim Kennedy II e Parque Esperança para uso de áreas públicas com hortas urbanas e compostagem”, iniciado pelo IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Aprovado pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão do IFSULDEMINAS (NIPE), a iniciativa também busca incentivar práticas agroflorestais para a produção de alimentos saudáveis, com a inclusão de técnicas de compostagem de resíduos orgânicos para a transformação em adubo e reutilização nas hortas dos bairros.

WhatsApp Image 2021 12 21 at 16.53.53 44
Através de visitas presenciais e entrevistas com os moradores, a equipe do projeto tem levantando dados sobre as hortas urbanas da zona sul.

Desde agosto de 2021, o projeto vem sendo desenvolvido através de reuniões entre os membros da equipe e parceiros, além de visitas aos bairros atendidos. A coordenação é do assistente social do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Fábio Geraldo de Ávila, com o envolvimento dos bolsistas Levi Ferreira da Silva (discente do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, do IFSULDEMINAS) e Elizabete de Cássia da Costa (pedagoga). A iniciativa nasceu através de uma mobilização em rede em que atuam, além do IFSULDEMINAS, o Instituto Fernando Bonillo, por meio de sua presidenta Marielle Rezende de Andrade, e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), com o Prof. Francisco José Cardoso e sua orientanda Raíssa Pereira, estudante de engenharia ambiental. A pedagoga e gestora socioambiental, Durce Helena Gouveia, e a nutricionista, Júlia Lage, também são voluntárias. O projeto conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.

O coordenador Fábio explica que a região em que o projeto atua, os bairros Jardim Kennedy e Parque Esperança, é uma área considerada socialmente vulnerável em Poços Caldas, situada nas proximidades do IFSULDEMINAS. O assistente social comenta que, nesses bairros da zona sul da cidade, já existem algumas hortas em terrenos públicos abandonados que são cultivadas por alguns moradores. E que o projeto almeja mobilizar mais pessoas para atuarem nesses espaços urbanos. Também está prevista a utilização de materiais recicláveis e das tecnologias e ferramentas disponíveis no Espaço Maker do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, sob a coordenação do Prof. Fernando Sobrinho, para a produção de composteiras para as hortas. “Buscamos conscientizar a população a respeito da importância de uma alimentação saudável e das hortas urbanas na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional. Para tanto, um folheto intitulado ‘10 passos para uma alimentação adequada e saudável' (clique aqui e baixe o folheto) também está sendo distribuído à população”, destacou Fábio.

Area jardim kennedyarea horta kennedy aprovada
Projeto implantará horta coletiva em área pré-aprovada no Jardim Kennedy II.

Seguindo os protocolos contra a COVID-19, os bolsistas Levi Ferreira e Elizabete da Costa já coletaram presencialmente os dados nos bairros Jardim Kennedy, Parque Esperança e Parque das Nações, identificando as hortas existentes, as atividades desenvolvidas e os moradores envolvidos. Com essas informações, participaram da elaboração de mapas e estudos para definirem as prioridades a serem executadas. “O projeto das hortas está na primeira etapa, que é a etapa de conhecer o território. Nós estamos fazendo o levantamento das pessoas que já possuem hortas na zona sul. Em um segundo momento, a gente vai ter, sim, uma horta coletiva no Jardim Kennedy II, em uma área pré-aprovada pela prefeitura”, frisou Marielle.

Para os membros da equipe, participar da iniciativa tem sido uma experiência recompensadora. “O projeto das hortas foi uma oportunidade de por em prática vários conceitos do curso de Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS, principalmente na parte de educação ambiental. O que mais me chamou/chama atenção é ver que esses espaços que têm as hortas são mantidos, em sua maioria, por pessoas mais velhas, que muitas vezes não têm nenhuma instrução formal sobre plantio”, disse Levi. “É muito motivador fazer parte desse projeto e conhecer as ações de produção de alimentos dentro da cidade. Nos motiva e serve de exemplo para projetos futuros”, finalizou Elizabete da Costa.

Para mais informações sobre o projeto, clique aqui e acesse a notícia completa no portal do Instituto Fernando Bonillo.

Confira fotos do projeto!

Veja algumas fotos do projeto das hortas urbanas desenvolvido pelo IFSULDEMINAS na zona sul de Poços de Caldas. Clique nas imagens para ampliá-las.

Projeto na mídia!

Assista à reportagem que a TV Plan fez sobre o projeto das hortas urbanas!

Informações: Fábio Geraldo de Ávila e Instituto Fernando Bonillo.
Edição de texto: ASCOM - Poços de Caldas
Publicado em 24/12/2021.