Página inicial > Notícias > Estação de higienização
Publicado: Quinta, 14 de Maio de 2020, 15h16 | Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 18h12 | Acessos: 7570

Com canos de PVC, IFSULDEMINAS produz dispenser higiênico para álcool em gel. Confira!

O IFSULDEMINAS, por meio do Campus Poços de Caldas, acaba de dar mais um passo nas ações de combate à COVID-19. Já encontra-se instalado, junto ao relógio de ponto do prédio administrativo do Campus Poços, um dispenser higiênico para álcool em gel. O mecanismo feito com canos de PVC promete ser um aliado eficiente e de baixo custo para servidores e alunos na hora da higienização das mãos, pois dispensa o contato das mãos com o frasco de álcool em gel, evitando uma possível contaminação pelo novo coronavírus.

foto dispenser
O dispenser higiênico foi instalado junto ao ponto eletrônico dos servidores.

O dispenser pode ser acionado por meio dos pés. Basta que a pessoa interessada em higienizar as mãos pise no pedal do mecanismo para que o cano da parte superior acione a válvula do frasco, liberando o álcool gel nas mãos. O diretor-geral do Campus Poços de Caldas, o prof. Thiago Caproni Tavares, foi o responsável pela montagem do dispenser. Thiago explica que a ideia foi tirada da internet e que faz parte do movimento DIY, sigla em inglês para “Do it yourself” (“Faça você mesmo”), que estimula ideias criativas de baixo custo.

Confira, no vídeo acima, como funciona o acionador do dispenser higiênico.

Thiago comenta que, em Poços de Caldas, o custo para a compra dos materiais necessários para se fazer uma unidade do disperser higiênico é de R$60,00. Com todos os materiais em mãos, para a montagem do mecanismo, são necessários apenas 30 minutos. O diretor-geral afirma que a ideia para o campus é providenciar a compra de materiais para a montagem de cerca de 50 dispersers, que contribuirão para os cuidados com a saúde de servidores e alunos, após o retorno das aulas presenciais, retorno este ainda sem data definida pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

Faça você mesmo!

Outros campi do IFSULDEMINAS, como Passos e Muzambinho, estão aderindo à ideia e montando seus próprios dispersers. Para facilitar a montagem do dispenser e auxiliar outras instituições interessadas na ideia, o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, o Prof. Thiago Caproni, com o auxílio da Assessoria de Comunicação da Reitoria, produziu um manual, com a indicação das medidas e materiais utilizados. Confira:

Manual Dispenser v3 WEB

Destaque na mídia

O dispenser higiênico para álcool em gel do IFSULDEMINAS foi destaque nas emissoras de TV de Poços de Caldas e região. Assista:

15/05/2020 Equipamento acionado com os pés disponibiliza álcool em gel no IFSULDEMINAS 1ª Edição do Jornal da EPTV
20/05/2020 IFSULDEMINAS desenvolve dispositivo de higienização TV Plan
23/05/2020 IFSULDEMINAS Poços de Caldas produz dispenser higiênico para álcool em gel TV Poços

Outras ações

Como parte das ações do IFSULDEMINAS no combate ao novo coronavírus, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio das arrecadações do projeto “Mesinha de Guloseimas”, também está distribuindo, aos servidores efetivos, estagiários e terceirizados, kits com máscaras artesanais de proteção e álcool em gel. No Campus Poços, para os servidores do grupo de risco, os kits estão sendo entregues em suas residências.

foto kit 800x600
Kit com máscara caseira e álcool em gel está sendo distribuído aos trabalhadores do IFSULDEMINAS.

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas