Página inicial > Notícias da Gestão Ambiental > Aprovação em doutorado
Publicado: Sexta, 25 de Junho de 2021, 16h04 | Última atualização em Segunda, 05 de Julho de 2021, 13h48 | Acessos: 1779

Ex-aluno do Campus Poços de Caldas comemora aprovação em doutorado do INPA

doutoradoO Tecnólogo em Gestão Ambiental formado pelo IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Gleycon Velozo da Silva, comemora a recente notícia de sua aprovação no Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biologia (Ecologia) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Gleycon irá pesquisar sobre o quanto a polinização por abelhas contribui para a produção agrícola em sistemas sustentáveis e o quanto as práticas sustentáveis podem beneficiar a conservação de matas nativas no Bioma Amazônia. O ex-aluno do Campus Poços aguarda agora a liberação de visitas técnicas no estado do Amazonas, para dar início a sua pesquisa. Na capital Manaus, realizará as tarefas, análises e aulas do doutorado. Já as cidades das visitas técnicas ainda serão definidas.

Gleycon da Silva é egresso da primeira turma de Tecnologia em Gestão Ambiental, que foi o primeiro curso de graduação do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Estudou no Campus Poços de fevereiro de 2014 a dezembro de 2016. Durante sua graduação, esteve envolvido com projetos de pesquisa e extensão, além de ter participado e publicado em eventos científicos. Gleycon foi o primeiro aluno de graduação do Campus a se tornar bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), com orientação da professora de Língua Portuguesa, Nathalia Freitas. E também foi o primeiro ex-aluno de graduação do Campus aprovado em um mestrado federal. De fevereiro de 2017 a fevereiro de 2019, cursou o mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Alfenas (linha de pesquisa: Diversidade Biológica e Conservação).

melaflo 4
Gleycon foi tutor no curso “Uso de abelhas sem ferrão como fonte de renda e transformação social”.

Mesmo não sendo mais aluno do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Gleycon nunca se desligou totalmente da instituição, participando de projetos e atividades. No final de 2019, foi aprovado para ser tutor no curso “Uso de abelhas sem ferrão como fonte de renda e transformação social”, coordenado pela Profa. Isabel Teixeira, uma de suas grandes incentivadoras. O curso já encontra-se em sua terceira edição, beneficiando mulheres em situação de vulnerabilidade social. Gleycon também ingressou como membro no Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental (GEPLAN) e, em 2020, foi selecionado para tutor do curso FIC EaD de Agricultor Orgânico.

Por todas as oportunidades proporcionadas pelo IFSULDEMINAS e pelo incentivo que sempre recebeu dos professores e servidores da instituição, o ex-aluno Gleycon enviou uma nota de agradecimento, que pode ser conferida na íntegra aqui. “Gostaria muito de agradecer à instituição e aos professores que tive e que conheci no decorrer do meu trajeto. Tenho muita satisfação e alegria por tudo que o IF - Poços me proporcionou, desde a minha graduação, e das oportunidades que tive de atuar como tutor em alguns cursos. Sou muito grato e tenho muito orgulho de ter sido aluno dessa instituição!”, afirmou.

Confira algumas fotos da trajetória de Gleycon dentro e fora do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas!

ASCOM - Poços de Caldas
25/06/2021.