Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 15h41 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 17h00 | Acessos: 2657

Alunos de Gestão Ambiental e Ciências Biológicas visitam o DMAE e o aterro de Poços de Caldas

As visitas técnicas são uma grande oportunidade que os estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas têm de observarem em campo muitos dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Nos cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas e de Tecnologia em Gestão Ambiental, por exemplo, as visitas são realizadas durante todo o ano. No dia 31 de agosto, os discentes desses cursos estiveram no Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas (DMAE) e, no dia 21 de setembro, conheceram o aterro controlado da cidade, para onde o lixo gerado no município é destinado. Confira como foram as visitas!

Visita ao DMAE

A visita ao Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas (DMAE) fez parte das disciplinas de Saneamento Ambiental, Gestão de Águas para Abastecimento, Tratamento de Efluentes e Saúde, Meio Ambiente e Gestão Ambiental, ministradas pelas professoras Marielle Rezende de Andrade e Liane Yuri Kondo Nakada, ambas engenheiras ambientais.

visita DMAE IF Pocos 7

No DMAE, os alunos do IF conheceram o sistema de tratamento de água e esgoto da cidade.

Na ocasião, os discentes de Ciências Biológicas e Gestão Ambiental puderam observar o tratamento de água e esgoto, facilitando assim o processo de aprendizagem. "Eu não tinha noção da dimensão de uma estação de tratamento de água, nem conseguiria imaginar se não tivesse vindo", comentou a aluna Bruna Alves.

"Tais visitas técnicas enriquecem o conteúdo apresentado em sala de aula e complementam a parte teórica. Fica aqui registrado os agradecimentos a toda equipe do DMAE, que sempre nos recebe com muito carinho e atenção! Gratidão sempre!", afirmou a professora Marielle.

Visita ao aterro

A visita do dia 21 de setembro ao aterro controlado de Poços de Caldas fez parte das atividades das disciplinas de Saneamento e Saúde Ambiental, Gestão e Tratamento de Efluentes e Saúde Meio Ambiente e Gestão Ambiental, ministradas pela engenheira ambiental e professora, Marielle Rezende de Andrade.

Visita aterro IF Pocos de Caldas 5

No aterro, os estudantes do Campus observaram o destino dos resíduos sólidos gerados no município.

Durante a visita, que foi acompanhada pelo responsável técnico da prefeitura, o engenheiro Carlos Battesini, os estudantes do Campus Poços de Caldas puderam observar o destino final dos resíduos sólidos gerados na cidade, bem como conhecer melhor a realidade do município nesse aspecto.

Poços de Caldas ainda não possui um aterro adequado ambientalmente para receber os materiais gerados e busca alternativas para solucionar esta questão. "Estamos trabalhando para solucionar a situação de Poços de Caldas o mais breve possível e as conversas com outros municípios, para celebração de consórcios, já estão bem adiantadas. Esperamos ter novidades em breve", disse Battesini.

Os materiais que chegam ao aterro são pesados, descarregados pelos caminhões e, em seguida, são dispostos de forma a receberem cobertura de terra diariamente. Ainda existem catadores de materiais recicláveis tentando tirar seu sustento do material reciclável que chega indevidamente ao aterro, colocando sua saúde em risco e se expondo a situações de grande vulnerabilidade.

"Após a visita, concluímos que o problema maior está dentro de casa, no dia a dia das pessoas, pois, ao não separar o material reciclável dos demais resíduos sólidos gerados, cria-se um cenário negativo que dificulta muito a gestão adequada dos resíduos", declarou a discente do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Nathalia Marques de Freitas. Na opinião da aluna do curso de Ciências Biológicas, Giseli Borges, a visita foi uma experiência bastante impactante: “Eu não conhecia o destino final dos resíduos após saírem de nossas casas e a quantidade de pessoas envolvidas no processo!".

Para a responsável pela visita técnica, a professora Marielle, "foi uma manhã muito produtiva, onde conseguimos conhecer a realidade atual e ver a complexidade das relações envolvidas na gestão e destinação de resíduos sólidos municipais". Marielle agradeceu os envolvidos da prefeitura para a realização da visita técnica e deixou seu pedido por mais conscientização: “deixamos aqui a mensagem da importância da separação adequada dos materiais recicláveis e atenção aos dias de coleta em cada bairro; assim conseguimos minimizar os impactos relacionados aos resíduos sólidos”.

Confira algumas fotos das visitas!

Visita ao DMAE:

Visita ao aterro controlado:

Texto e fotos: Prof.ª Marielle Andrade.
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
23/09/2019