Página inicial > Notícias da Geografia > Atividade de campo

Atividade de campo

Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2024, 16h33 | Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2024, 10h18 | Acessos: 1309

Alunos da Geografia realizam atividade de campo na área urbana de Poços de Caldas

1000172910No dia 03 de agosto, alunos do curso de Licenciatura em Geografia do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas participaram de uma atividade de campo da disciplina de Geomorfologia. A atividade foi realizada na área urbana de Poços de Caldas, com foco na análise das formas e processos fluviais em interação com a urbanização e outros tipos de uso antrópico.

Durante a atividade, foram visitadas áreas específicas nas bacias hidrográficas do ribeirão da Ponte Alta e do córrego da Serra, incluindo áreas de recarga recobertas por campos nativos e matas de encosta, dada a importância que possuem para o município no que tange à manutenção dos fluxos fluviais e dos serviços ecossistêmicos prestados.

De acordo com o professor Thomaz, responsável pela disciplina, “a atividade de campo é metodologia de ensino essencial para áreas que estudam a relação dialética entre sociedade e natureza e os desdobramentos espaciais daí resultantes. Elas promovem a integração entre teoria e prática, permitindo aos alunos desenvolver reflexões e conclusões fundamentadas na experiência e observação in loco, o que é fundamental para a formação dos futuros profissionais”.

Confira algumas fotos da atividade!