Publicado: Sexta, 05 de Junho de 2020, 16h56 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2022, 18h03 | Acessos: 1834

Calendário Social

calendário socialImplantado em 2016 no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o projeto de extensão “Calendário Social no Cotidiano Escolar” busca valorizar, através de ações socioeducativas, o respeito à diversidade humana e à diversidade de ideias. Coordenado pelo assistente social do campus, Fábio Geraldo de Ávila, com a participação e apoio de servidores e alunos, o projeto já realizou diversas atividades, como palestras, oficinas, capacitações, apresentações artísticas e exposições com temas transversais e interdisciplinares, voltadas tanto para a comunidade escolar quanto para a comunidade externa.

Notícias:

Diálogos interacionais

dialogosDurante o ano de 2021, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, em parceria com a UNIVÁS Pouso Alegre, promoveu o “Projeto de Extensão: Diálogos Interacionais de Sábado: buscando o saber para bem viver o amanhã”, na Escola Estadual Dom Francisco Silva, em Espírito Santo do Dourado – MG. O projeto aprovado pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão do Campus Poços de Caldas (NIPE) é de iniciativa do Assistente Social do Campus, Fábio Geraldo de Ávila, que foi convidado pela Diretora da Escola Dom Francisco Silva, Maysa Alvarenga Serapião, para contribuir com a realização do Programa “Fortalecimento das Aprendizagens: Os Melhores Sábados Letivos da Sua Vida! ”, da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre (32ª SRE). Ao todo, foram realizadas sete intervenções nos sábados letivos, em que a equipe do projeto ficou responsável por elaborar atividades com temas transversais: Acolhimento Socioemocional; Mulheres: espaços de lutas e conquistas; Projeto de vida; e Educação Étnico-racial. Deu-se atenção especial a demandas dos estudantes relacionadas ao ENEM.

Notícia:

Hortas urbanas e compostagem

hortasUtilizar áreas públicas cultiváveis, e que estavam em desuso, para a capacitação e conscientização de moradores a respeito do plantio e cultivo de hortas urbanas. Esse é um dos objetivos do projeto de extensão intitulado “Mobilização socioambiental de moradores dos bairros Jardim Kennedy II e Parque Esperança para uso de áreas públicas com hortas urbanas e compostagem”, iniciado pelo IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Aprovado pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão do IFSULDEMINAS (NIPE), a iniciativa também busca incentivar práticas agroflorestais para a produção de alimentos saudáveis, com a inclusão de técnicas de compostagem de resíduos orgânicos para a transformação em adubo e reutilização nas hortas dos bairros.

Notícia:

Teatro IFoco

foto 35O Grupo de Teatro IFoco - o teatro como resistência cultural - é um projeto de extensão do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Campus Poços de Caldas, que tem como objetivo despertar a consciência para a cidadania, proporcionando às pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social refletir, questionar e transformar sua realidade, por meio da arte. O grupo é formado por estudantes, profissionais e comunidade externa. O projeto tem caráter comunitário, artístico e cultural e pretende criar peças teatrais, que serão apresentadas em instituições educacionais situadas em áreas consideradas de risco e vulnerabilidade social.

Mais informações:

Coordenadora: Josirene de Carvalho Barbosa (Psicóloga).

Notícias: