Página inicial > Notícias da Engenharia de Computação > Banco de Alimentos (aplicativo)
Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 16h36 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 16h21 | Acessos: 1113

IFSULDEMINAS apresenta protótipo de aplicativo para gestão do Banco de Alimentos de Poços de Caldas

Na tarde do último dia 23/03, representantes do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Prefeitura e Câmara Municipal estiveram reunidos no Campus para a apresentação do protótipo do aplicativo desenvolvido pelo IF para a gestão do Banco de Alimentos da cidade.

1

A reunião contou com a presença do diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Coelho Neves; o diretor de Administração e Planejamento, Luis Adriano Batista; o coordenador do projeto e coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Prof. Douglas Castilho Braz; o coordenador de Segurança Alimentar e coordenador do Banco de Alimentos de Poços de Caldas, José Porto; o vereador Douglas Eduardo de Souza; e os estudantes bolsistas do projeto.

O aplicativo “Alimento para todos” em desenvolvimento pelo Campus Poços de Caldas busca facilitar o cadastro de doadores e a coleta de doações, por meio de funcionalidades que utilizam a Inteligência Artificial. A ferramenta irá apoiar o Banco de Alimentos na gestão do processo de doação, através da previsão de demandas de produtos que precisam ser arrecadados, análise de rotas otimizadas para coleta de doações, cadastro de parceiros para aquisição de produtos (nos casos em que a doação for feita em dinheiro) e gestão inteligente e transparente das doações arrecadadas.

3

O projeto do Campus Poços de Caldas foi o vencedor da 4ª Edição do Hackathon do IFSULDEMINAS (Edital 137/2022 - Hackathon Food Future), maratona de programação que aconteceu em Muzambinho, em junho do ano passado. Além de ganharem a competição, o grupo do Campus Poços de Caldas foi contemplado com bolsas para os discentes Matheus Paudarco, Leandro Augusto, Leonardo Arruda e Pedro Galhardi, do curso de Engenharia de Computação. Os estudantes fazem parte do Laboratório de Tecnologia e Inovação (LATIN), onde o trabalho está sendo executado sob a orientação do Prof. Douglas Castilho e coorientação do Prof. Humberto Vargas Duque.

“Os próximos passos agora são desenvolver as funcionalidades básicas que a gente precisa para poder finalizar o protótipo, que a gente validou com o pessoal. Depois, a gente vai fazer uma visita a um CRAS na zona sul, para entendermos o trâmite da doação das cestas básicas e inserirmos isso na plataforma. Em seguida, vamos precisar buscar fomento para continuarmos o desenvolvimento das novas funcionalidades que queremos. Mas, a gente pretende entregar o protótipo em funcionamento já no próximo mês”, explicou o Prof. Douglas.

O Banco de Alimentos integra a política de Segurança Alimentar de Poços de Caldas. O Banco recebe e adquire gêneros alimentícios, como frutas, legumes e verduras, especialmente da Agricultura Familiar, e alimentos básicos, como arroz, feijão, farinha e óleo, e distribui a entidades e famílias em situação de insegurança alimentar cadastradas.

2

TikTok: https://www.tiktok.com/@ifpocosoficial