Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2022, 20h04 | Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2022, 19h03 | Acessos: 1221

Equipe do Campus Poços vence a 4ª Edição do Hackathon do IFSULDEMINAS

Solução vencedora propõe aplicativo para o Banco de Alimentos de Poços de Caldas

Entre os dias 25 e 26 de junho, duas equipes de alunos do Campus Poços de Caldas, lideradas pelos professores Douglas Castilho e Humberto Vargas, participaram da 4ª Edição do Hackathon do IFSULDEMINAS, maratona de programação que aconteceu no Campus de Muzambinho. Foram 32 horas de competição e a grande vencedora foi a equipe Team Maia, orientada pelo Prof. Douglas e composta pelos discentes Matheus Paudarco, Leandro Augusto, Leonardo Arruda e Pedro Galhardi, do curso de Engenharia de Computação, do Campus Poços de Caldas.

2

A solução proposta esteve relacionada com o problema enfrentado pelo Banco de Alimentos da Prefeitura de Poços de Caldas, que auxilia famílias carentes com a doação de produtos alimentícios. “O objetivo principal foi desenvolver uma solução completa para aumentar o número de doações de alimentos. Para isso, propusemos uma solução que visa à reestruturação do processo de doação de alimentos, através de um aplicativo chamado de ‘Alimento para Todos’”, explicou o Prof. Douglas Castilho.

O aplicativo sugerido busca facilitar o cadastro de doadores e a coleta de doações, por meio de funcionalidades que utilizam a Inteligência Artificial. A ferramenta irá apoiar o Banco de Alimentos na gestão do processo de doação, como previsão de demandas de produtos que precisam ser arrecadados, análise de rotas otimizadas para coleta de doações, cadastro de parceiros para aquisição de produtos, nos casos em que a doação for feita em dinheiro, e gestão inteligente e transparente das doações arrecadadas.

print aplicativo
O aplicativo sugerido tem como objetivo aumentar o número de doações de alimentos.

Como prêmio pela solução vencedora, os quatro estudantes do Campus Poços de Caldas irão receber bolsas de estudo para que possam desenvolver o aplicativo e disponibilizá-lo para uso da Prefeitura de Poços de Caldas e outras prefeituras que queiram fazer parte do projeto. Os estudantes fazem parte do Laboratório de Tecnologia e Inovação (LATIN), onde o trabalho será executado. Para o estudante Matheus Paudarco, foi uma grande satisfação poder participar do Hackathon: "assim que o Prof. Douglas me convidou, eu não pensei duas vezes em aceitar. Eu achei a dinâmica do evento bastante desafiadora e a competição em si bastante atrativa".

O Hackathon

A 4ª Edição do Hackathon foi uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS. O tema trabalhado foi o "Desafio Food Future 2022". Foram 15 equipes inscritas. Destas, nove ficaram por 32 horas imersas no desafio realizado no Campus Muzambinho. Para mais informações, clique aqui.

Texto e informações: Prof. Douglas Castilho & Profa. Cristina Lúcia Lopes.
Foto: ASCOM - Muzambinho e Alef Zandomenighi.
Publicado em 08/07/2022.