Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Como ingressar
Início do conteúdo da página

Como ingressar

Última atualização em Quarta, 12 de Julho de 2023, 19h50

banner ingressar no IF 1

Todos os cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas são 100% GRATUITOS. Para ingressar em um dos nossos cursos técnicos (integrados ou subsequentes), superiores ou de pós-graduação, é necessário participar do nosso Processo Seletivo, realizado duas vezes por ano.

CURSOS TÉCNICOS

O ingresso nos Cursos Técnicos (Integrados ou Subsequentes ao Ensino Médio) segue as regras dos editais de cada Processo Seletivo, podendo se dar através de prova/vestibular, análise de histórico escolar ou sorteio (clique aqui e confira os editais abertos). O Processo Seletivo para ingressar nos cursos integrados acontece no final do ano, para entrada no ano seguinte. 

CURSOS SUPERIORES

O ingresso nos Cursos Superiores do IFSULDEMINAS pode ser através de três formas: prova/vestibular, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Cabe ao candidato(a) escolher qual forma de ingresso prefere. Também existe a possibilidade de transferência interna ou externa, reingresso ou obtenção de novo título. Neste caso, é preciso ficar atento ao edital do Processo de Transferência Unificado, que geralmente é publicado duas vezes por ano, na página do vestibular (clique aqui e confira os editais abertos).

PÓS-GRADUAÇÕES

Para os Cursos de Pós-graduação, a seleção ocorre por meio de regras e editais específicos publicados aqui no portal do Campus ou no portal do Vestibular (clique aqui e confira os editais abertos).

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS

Desde a publicação da Lei 12.711/2012, o IFSULDEMINAS adota a política de ações afirmativas em seus processos seletivos. Sendo assim, as vagas dos processos seletivos são divididas da seguinte forma:

a) Ampla Concorrência (AC) - 45% (quarenta e cinco por cento) das vagas de cada curso serão destinadas à ampla concorrência;

b) Pessoas com Deficiência (PcD Geral) - 5% (cinco por cento) das vagas de cada curso serão reservadas para candidatos(as) com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral), provenientes ou não de escolas públicas, conforme estabelecido no Decreto 3.298/1999 e Resolução nº 102/2013 do CONSUP (Conselho Superior do IFSULDEMINAS);

c) Ações Afirmativas - 50% (cinquenta por cento) das vagas de cada curso serão reservadas para inclusão social de candidatos(as) que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio (dependendo do curso do IFSULDEMINAS desejado) em escolas públicas, respeitando-se a proporção mínima entre as ações afirmativas destinadas a autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) e indígenas, pessoas com deficiência, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado de Minas Gerais, bem como os critérios de renda previstos em legislação.

Para mais informações sobre a distribuição das vagas, é preciso consultar os editais de cada Processo Seletivo (clique aqui e confira os editais abertos).

DÚVIDAS?

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco, através dos seguintes endereços de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    

registrado em:
Fim do conteúdo da página