Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > O Dia da Noiva
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 21h08 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 15h33 | Acessos: 777

Dia 07/03, às 19h, no Teatro da Urca, participe do lançamento do filme “O Dia da Noiva”, que foi produzido pelo IFSULDEMINAS.

Lançamento contará ainda com “Diálogos sobre o cinema educativo - prevenção da violência contra mulher”. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados!

Dia 07/03/2024 (quinta-feira), às 19h, no Teatro da Urca, participe do lançamento do filme “O Dia da Noiva”. O filme é uma produção do Laboratório de Artes e Criatividade do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o VOA, através do Projeto Cinema Educativo, coordenado pela Profa. Dra. Lorena Boechat. O projeto visa à criação de filmes com o propósito didático, abordando diversos temas interdisciplinares, emergentes e de interesse da comunidade escolar. Logo após o lançamento do filme, haverá a mesa redonda intitulada “Diálogos sobre o cinema educativo - prevenção da violência contra mulher”, com a presença de convidados relevantes que desempenham diferentes funções sociais em Poços de Caldas, dentre eles, a Delegada Juliane Emiko Hissanaga Quaggio, a Sargento Eliane Rosário Jerônimo, as Assistentes Sociais Alice Fernanda Correa Figueiredo e Carina Rodrigues Pereira Tavares, Gislene Barbosa Luciano e a Profa. Dra. Melina Mara de Souza. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados!

WhatsApp Image 2024 02 20 at 16.06.28

 

Sobre o filme

A obra foi realizada em 2023 e 2024. O roteiro é uma produção coletiva embasada em uma crônica inédita do Prof. Dr. Márcio Bess, que não foi publicada para ser adaptada para uma peça de teatro. Entretanto, o texto tomou um outro rumo e a ideia da peça de teatro migrou para a produção de um filme, conta o professor, que também é responsável pela direção da obra juntamente com o cineasta Bruno Benetti.

O elenco é composto pelas alunas Ana Clara Costa Teixeira, Evellyn Vitória Tristão, Maria Eduarda Patreca da Silva e Maria Vitoria de Sousa Paulino, que interpretam as personagens principais da obra quando adolescentes. Também fazem parte do elenco os servidores Alice Mosca Furquim, Guilherme Oliveira Abrão, Lorena Temponi Boechat, Melina Mara de Souza, Natalia Miranda de Lima Grechi e Simone Borges da Silva, que atuam na representação dos personagens na vida adulta.

A Profa. Melina aponta que a temática vem fazendo parte de seus estudos enquanto pesquisadora e que as situações de vulnerabilidade e violência contra a mulher em Poços de Caldas aumentaram nos últimos anos, bem como as denúncias feitas pelas mulheres violentadas nos canais de denúncia na cidade. Este filme traz visibilidade ao tema e abre a discussão acerca das violências sofridas pelas mulheres em nossa sociedade.

Snapinsta.app 411155723 1006102987147065 8491036648107440906 n 1080O Prof. Márcio enfatiza que é a primeira produção que o VOA realiza com uma primorosa direção de arte e excelente qualidade de som e imagens. Diz ter boas expectativas quanto a aceitação do público porque a temática é necessária e a forma sutil escolhida para tratar sobre violência permite que a obra seja destinada a diferentes faixas etárias, sendo assim, cada espectador poderá perceber o filme a partir de seu repertório de vida.

A servidora Simone Borges relata que a experiência vivida foi incrível. Ela, que nunca havia atuado, se sentiu muito à vontade diante das câmeras porque a equipe afetuosa criou um ambiente muito agradável e encorajador. Diz ter sido uma oportunidade importante para se conhecer melhor e também estabelecer vínculos com colegas de trabalho. Menciona que tudo foi feito com muito carinho e isso aparece no filme, quando se observa o cuidado com detalhes, os pormenores dos figurinos, dos cenários, locações e das atuações. Percepções similares também são mencionadas pelas demais atrizes do grupo, que unidas contribuíram significativamente não somente para o bom conjunto da obra, mas para que possivelmente esse projeto possa agregar às pessoas, enquanto promoção de reflexões e mudanças de atitudes em prol de uma sociedade mais respeitosa e consequentemente mais harmoniosa.

Natália Grechi além de participar como atriz do filme também faz a parte da acessibilidade em Libras. Ela destaca que o filme é repleto de cuidados para entregar ao espectador uma obra acessível a todos os públicos. Na sinopse a seguir, conheça um pouco mais sobre a obra.

O Dia da Noiva (Sinopse)

Eliza, prestes a realizar seu grande sonho, vê aquilo que acreditava como certo deixar de existir. Um acontecimento muda completamente a sua vida, fazendo com que ela mergulhe em uma jornada interior, necessária para que perceba o efeito anulador das relações tóxicas e o valor das amizades. O filme apresenta de forma sutil questões relevantes do universo feminino e a importância de redes de apoio. Assista ao filme e descubra outras facetas subjetivas!

Assista ao trailer!

Confira o trailer oficial do filme "O Dia da Noiva".

Fotos dos bastidores

Confira algumas fotos dos bastidores das gravações do filme.

 

Reunião de alinhamento

Em reunião realizada no dia 05/03/2024, no Laboratório VOA do IFSULDEMINAS, a equipe do filme "O Dia da Noiva" e representantes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, PMMG e ABACO acertaram os detalhes da mesa de debates sobre cinema educativo e combate à violência contra a mulher, que ocorrerá após o lançamento e exibição do filme. Na reunião de alinhamento do debate, estiveram presentes: a Delegada Juliane Emiko Quaggio; os representantes da Polícia Militar de Poços de Caldas, Sargento Eliane Rosário Jerônimo, Tenente Daniele Bernardes Fernandes , e Sargento Keliton Lisboa Rodrigues; as representantes da Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO), Carina Rodrigues Tavares (coordenadora) e Alice Fernanda Figueiredo (assistente social); e os servidores do IFSULDEMINAS e membros do VOA, Márcio Bess, Lorena Boechat, Alice Furquim e Natália Grechi.

1 2

Texto e imagens: Prof. Márcio Bess e Laboratório VOA.

Publicado em 27/02/2024.

Atualizado em 06/03/2024.

registrado em:
Fim do conteúdo da página