Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Branquitude e Afroletramento
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 16h50 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 15h27 | Acessos: 568

“Branquitude e Afroletramento no contexto do IFSULDEMINAS” é tema de palestra no 4º dia da Semana de Capacitações

“Branquitude e Afroletramento no contexto do IFSULDEMINAS” foi o tema da palestra do Prof. Wendell Braulio (IFSULDEMINAS) na tarde dessa quinta (01/02), durante a Semana de Capacitações do Campus Poços de Caldas. O Prof. Wendell, que já coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Passos, falou sobre o conceito de branquitude, que aborda os privilégios das pessoas brancas em sociedades estruturadas pelo racismo. Também comentou sobre afroletramento, que defende a diversidade e promove o letramento sob uma perspectiva afrocentrada. O docente mostrou ainda diversos casos de racismo. De acordo com o pesquisador, uma instituição de ensino precisa criar políticas e práticas antirracistas juntamente com os seus servidores, alunos e comunidade, por meio de eventos, projetos e práticas pedagógicas dentro e fora da sala de aula. A palestra foi organizada pelo NEABI do Campus Poços de Caldas.

1

De 29/01 a 02/02, o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas promoveu a sua Semana de Capacitações, com diversas palestras e oficinas com especialistas da comunidade acadêmica interna e externa sobre temáticas variadas, como tecnologias assistivas, inteligência artificial, educação especial, branquitude e afroletramento, e curricularização da Extensão. O evento foi exclusivo para os servidores, terceirizados, colaboradores e estagiários do IFSULDEMINAS, como parte da programação do Calendário Acadêmico 2024. Para conferir a programação completa, clique aqui.

As atividades foram organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), Direção-Geral, Coordenadoria Pedagógica e de Assistência Estudantil (CPAE), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Educação e Sexualidade (NEGES), Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Grupo de Trabalho para Prevenção e Combate ao Assédio no Espaço Escolar e no Ambiente de Trabalho, e coordenação da curricularização da Extensão.

Confira as fotos da palestra “Branquitude e Afroletramento no contexto do IFSULDEMINAS”!

ASCOM (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas)
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 02/02/2024.

registrado em:
Fim do conteúdo da página