Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Semana de Capacitações (Dia 3)
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 12h54 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 15h27 | Acessos: 517

Inteligência Artificial e Educação Especial são temas do 3º dia da Semana de Capacitações


Na manhã desta quarta (31/01), a programação da Semana de Capacitações do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas contou com palestras do professor convidado, Dr. Luís Otoni Meireles Ribeiro, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O professor Luís Otoni falou sobre as "Tecnologias Assistivas, EaD e Inteligência Artificial" e "O Trabalho e a Inteligência Artificial: do Processo Educacional ao Administrativo".

20240131 083717
"Tecnologias Assistivas, EaD e Inteligência Artificial" foi tema de palestra do Prof. Dr. Luís Otoni Ribeiro.

 

O pesquisador comentou sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode auxiliar professores e alunos a trabalharem e a aprenderem melhor. Destacou que é importante conhecer e se apropriar de forma crítica dessas tecnologias educacionais, pois a utilização delas dentro da sala de aula já é uma realidade sem volta. Durante parte da tarde, o professor convidado, Dr. Luís Otoni Meireles Ribeiro, ministrou uma oficina sobre ferramentas de Inteligência Artificial de apoio aos docentes e servidores da educação, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, facilitar a pesquisa e a criação de materiais educativos mais eficientes, inclusivos e atrativos. Entre as ferramentas apresentadas pelo Prof. Luís Otoni estiveram o ChatGpt, harp, bing, copilot, que proporcionam funcionalidades como resumos, transcrições de vídeos, conversão de páginas da web, redação e correção de textos, geração e interpretação de imagens.

IMG 20240131 WA0048
O Prof. Luís Otoni também ministrou uma oficina prática sobre tecnologias educativas que utilizam Inteligência Artificial.

 

Também no período da tarde, a Profa. Dra. Karla Zucoloto (IFSULDEMINAS) fez a palestra “Quem é o nosso aluno da Educação Especial?”, com o intuito de abordar a diversidade de necessidades específicas dos estudantes do Campus Poços de Caldas.

Até sexta-feira, dia 02/02, durante a Semana de Capacitações, estão programadas diversas palestras e oficinas com especialistas da comunidade acadêmica interna e externa sobre temáticas variadas, como tecnologias assistivas, inteligência artificial, educação especial, branquitude e afroletramento, e curricularização da Extensão. O evento é exclusivo para os servidores, terceirizados, colaboradores e estagiários do IFSULDEMINAS. Para conferir a programação completa, clique aqui.

As atividades foram organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), Direção-Geral, Coordenadoria Pedagógica e de Assistência Estudantil (CPAE), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Educação e Sexualidade (NEGES), Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Grupo de Trabalho para Prevenção e Combate ao Assédio no Espaço Escolar e no Ambiente de Trabalho, e coordenação da curricularização da Extensão.

Confira as fotos das palestras do 3º dia da Semana de Capacitações do IF!

Fotos e texto: ASCOM (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas).
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 31/01/2024.

registrado em:
Fim do conteúdo da página