Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Semana de Capacitações (Dia 2)
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2024, 12h37 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 15h20 | Acessos: 463

2º dia da Semana de Capacitações conta com palestras sobre pesquisa tecnológica e assédio moral e sexual

O segundo dia da Semana de Capacitações do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, nesta terça-feira (30/01), foi iniciado com palestra sobre "Pesquisa Tecnológica no contexto da Rede Federal", com o Prof. Dr. Henrique Rego Monteiro da Hora. O docente convidado abordou os desafios e oportunidades de se fazer pesquisa dentro das instituições de ensino federais. O pesquisador defende o empreendedorismo focado nas startups como forma de impactar diretamente a comunidade. "Empreendedorismo e inovação nada mais é do que a gente voltar para a sociedade o que a gente recebe", comentou. A palestra foi organizada pela Direção-Geral do Campus Poços de Caldas.

20240130 083849
O Prof. Dr. Henrique Monteiro palestrou sobre os desafios e oportunidades da "Pesquisa Tecnológica no contexto da Rede Federal".

 

A segunda palestra do dia foi um “Diálogo sobre a compreensão dos limites na prevenção do assédio moral e sexual no espaço da instituição escolar", com a psicóloga Bruna Oliveira Generoso Salviano. A neurocientista falou aos servidores sobre como identificar as diferentes situações que podem ser interpretadas como assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho. De acordo com a pesquisadora, em muitos os casos, as violências podem ocorrer de formas sutis, o que dificulta a identificação inicial. A psicóloga destacou ainda como o assédio moral e sexual pode desencadear nos trabalhadores diversas consequências, como ansiedade, depressão, hipertensão, dermatites, isolamento social, desordens de apetite e até mesmo o suicídio. Por fim, mencionou como a instituição pode acolher as vítimas e lidar com os agressores. A palestra foi uma iniciativa do Grupo de Trabalho para Prevenção e Combate ao Assédio no Espaço Escolar e no Ambiente de Trabalho, do IFSULDEMINAS. 

20240130 105207
A psicóloga Bruna Salviano conduziu um “Diálogo sobre a compreensão dos limites na prevenção do assédio moral e sexual no espaço da instituição escolar".

 

Na parte da tarde, a equipe do Centro de Referência em Cuidados Transespecíficos - Ambulatório Translação, equipamento do sistema público de saúde municipal de Poços de Caldas, esteve no IF para trazer uma formação sobre os direitos da população LGBTQIAPN+, com enfoque nas pessoas trans. Foram abordados assuntos como o significado de cada letra da sigla LGBTQIAPN+, identidade de gênero, orientação sexual, diretos ao uso do nome social, etc. Os palestrantes também falaram sobre os serviços ofertados à comunidade e os profissionais do Ambulatório Translação. Estiveram presentes no IFSULDEMINAS o coordenador do Ambulatório, o enfermeiro Francisco Carlos Leandro; o psicólogo Bruno Marcelo Mariano e o estagiário Gustavo Henrique Júnior. A palestra foi organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Educação e Sexualidade (NEGES), do IFSULDEMINAS.

1
Equipe do Ambulatório Translação falou sobre os direitos da população Trans e os serviços prestados pelo Ambulatório.

 

O Ambulatório Translação de Poços de Caldas funciona de segunda a sexta, das 11h às 17h, na Rua Araguaia, 259, Jardim dos Estados. Os contatos do Ambulatório são: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (35) 9 9273-0018 ou (35) 3722-6723.

Até sexta-feira, dia 02/02, durante a Semana de Capacitações, estão programadas diversas palestras e oficinas com especialistas da comunidade acadêmica interna e externa sobre temáticas variadas, como tecnologias assistivas, inteligência artificial, educação especial, branquitude e afroletramento, e curricularização da Extensão. O evento é exclusivo para os servidores, terceirizados, colaboradores e estagiários do IFSULDEMINAS. Para conferir a programação completa, clique aqui.

As atividades foram organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), Direção-Geral, Coordenadoria Pedagógica e de Assistência Estudantil (CPAE), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Educação e Sexualidade (NEGES), Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Grupo de Trabalho para Prevenção e Combate ao Assédio no Espaço Escolar e no Ambiente de Trabalho, e coordenação da curricularização da Extensão.

Confira as fotos do 2º dia da Semana de Capacitações!

Fotos e texto: ASCOM (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas).
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 30/01/2024.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página