Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Educação de Gênero
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 18h55 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 15h27 | Acessos: 430

Primeiro dia da Semana de Capacitações é marcado por palestra sobre “Educação de Gênero nas Escolas”

O primeiro dia da Semana de Capacitações do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, nesta segunda-feira (29/01), foi marcado por uma palestra sobre “Educação de Gênero nas Escolas”, com a Profa. Ana Paula Ferreira e o Prof. Fábio André Albuquerque. O evento voltado a todos os servidores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas tem como objetivo oferecer um momento de formação, como parte da programação do Calendário Acadêmico 2024.

9

Durante o debate, os professores convidados expuseram os conceitos de identidade e orientação sexual e os desafios e necessidade de abordar as questões de gênero nas instituições de ensino. Comentaram que é preciso deixar as barreiras ideológicas de lado e tratar o assunto pelo viés da garantia dos direitos humanos das mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Os palestrantes também comentaram sobre as dinâmicas educativas que podem ser adotadas nas escolas e como os educadores podem identificar e atender casos de intolerância, machismo, preconceito e LGBTfobia, no sentido de acolher as vítimas e, por outro lado, coibir, educar e, se for o caso, punir os agressores. A palestra foi organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Educação e Sexualidade (NEGES), do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.

1

Até sexta-feira, dia 02/02, durante a Semana de Capacitações, estão programadas diversas palestras e oficinas com especialistas da comunidade acadêmica interna e externa sobre temáticas variadas, como pesquisa tecnológica, direitos da população Trans, tecnologias assistivas, inteligência artificial, educação especial, branquitude e afroletramento, e curricularização da Extensão. O evento é exclusivo para os servidores, terceirizados, colaboradores e estagiários do IFSULDEMINAS. Para conferir a programação completa, clique aqui.

As atividades foram organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), Direção-Geral, Coordenadoria Pedagógica e de Assistência Estudantil (CPAE), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Educação e Sexualidade (NEGES), Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Grupo de Trabalho para Prevenção e Combate ao Assédio no Espaço Escolar e no Ambiente de Trabalho, e coordenação da curricularização da Extensão.

Confira as fotos da palestra “Educação de Gênero nas Escolas”!

Fotos e texto: ASCOM (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas).
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 29/01/2024.

registrado em:
Fim do conteúdo da página