Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Palco Ampl-IFicado
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 14h35 | Última atualização em Sexta, 12 de Janeiro de 2024, 16h58 | Acessos: 696

Curso de teatro do IFSULDEMINAS capacita alunos e comunidade para as artes cênicas

O último dia 07 de dezembro marcou o encerramento e entrega dos certificados aos concluintes da primeira turma do curso FIC de teatro Palco Ampl-IFicado, ofertado pelo IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. O curso, que foi realizado no próprio Campus, foi idealizado por alunos da instituição. Movidos por experiências anteriores e uma enorme paixão pelas artes cênicas, os estudantes procuraram o Coordenador de Cultura, Prof. Márcio Luiz Bess, que prontamente os auxiliou e os amparou quanto às demandas para que aquela ideia fosse de fato viabilizada.

teatro 6

Trabalho em equipe feito, o curso teve início em maio deste ano, com aulas semanais, sempre às quintas-feiras. Disponibilizando um total de 20 vagas, tanto para alunos do IFSULDEMINAS quanto para demais pessoas da comunidade externa, tendo como pré-requisito apenas ser maior de 15 anos de idade.

teatro 1Foram mais de 80 inscrições, demonstrando o grande interesse da comunidade pela temática oferecida. Diante da expressiva procura, fizeram-se necessárias entrevistas individuais para que fosse possível triar os candidatos e chegar aos 20 contemplados. O formato do curso buscou favorecer a postura colaborativa dos participantes e o intercâmbio de saberes, a formação de grupos de interesses em comum, a socialização, o sentimento de pertencimento, dentre outros.

Turma selecionada, formou-se um grupo múltiplo, com integrantes entre 15 e 54 anos, homens e mulheres, estudantes de escolas públicas e privadas, bem como profissionais diversos. Um grupo comprometido que mostrou como a diversidade e a diferença quando corretamente canalizadas são motor de propulsão para realizar grandes feitos. O curso elucidou a importância da linguagem teatral na formação do ser humano, como instrumento de participação política, social e cultural.

teatro 3Para o estudante Samuel Felipe, 17 anos, estudante do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas e um dos idealizadores do curso, o curso de teatro Palco Ampl-IFicado foi uma inovação para o Campus. “Participar dessa experiência transformadora não apenas mudou completamente minha vida, mas também enriqueceu meu repertório pessoal e artístico. A oportunidade de contar com a orientação e apoio dedicados da professora Gabí ampliou ainda mais meu aprendizado, proporcionando não apenas conhecimento teatral, mas também valiosas experiências em palco. Agradeço por fazer parte deste projeto que vai muito além das cortinas, moldando não apenas artistas, mas também indivíduos mais confiantes e expressivos”, destacou.

Fazer teatro é um exercício de aproximação das pessoas, que possibilita uma melhor percepção do mundo, além de promover o autoconhecimento e desenvolver a autoconfiança, quando alguém consegue expor suas ideias para transformá-las em comunicação artística, ela consequentemente se torna mais segura de si. Neste curso, a metodologia abrangeu técnicas de improviso, expressão vocal e corporal, jogos teatrais, dentre outras.

teatro 2Para a estudante Livia Gomes, 15 anos, estudante da Escola Municipal Mariquinhas Brochado, o curso foi de intenso aprendizado, enfatizando a importância da coletividade e do autoconhecimento. Nas palavras da aluna, “eu sempre gostei de cinema e tinha vontade de atuar, mas tinha receio e inseguranças, mas o curso Palco Ampl-IFicado abriu várias portas e me despertou novos sonhos e vontades, muitas risadas, novas amizades. Aprendi também a importância do trabalho em equipe e do comprometimento. Aprendi a me autoconhecer e acreditar que eu posso ser o que eu quiser. Também favorece muito a concentração, a memória e meu senso crítico, sem contar que as aulas eram um momento de lazer, entretenimento e reflexão. Basicamente as quintas-feiras eram os meus dias favoritos da semana”.

No processo artístico, os participantes trocaram de lugar; ora sendo atores, ora sendo espectadores. Interpretando conteúdos sociais e culturais, negociando e refletindo sobre os sentidos que produzem. Este processo fornece um contexto favorável para o diálogo e a troca de saberes, que é central no trabalho teatral.

Segundo a aluna Thayná Onofre, 16 anos, aluna do colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza: “Não tenho palavras para agradecer ao Márcio Bess e a Gabriele Mallmann pelo excelente trabalho nesse período do curso. Aprendi muitas coisas, criei experiências, amizades, entre outros. A professora nunca deixou a desejar em nada, quanto a conhecimentos, técnicas, instruções, etc. Agradeço por esse tempo junto a todos os cursistas, foi uma delícia partilhar todas as quintas com vocês!”.

teatro 4Em sete meses, foram diversas oficinas, que resultaram na construção de três esquetes teatrais. Estas foram exibidas durante o Festival Abacaxi de Ouro realizado na Urca, onde puderam ser apreciadas por uma plateia de mais de 600 pessoas. Também durante o Festival Cultural Uma Carta para Você, realizado no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, atendendo a uma plateia de aproximadamente 150 pessoas.

Na prática dramática, a imaginação, as ideias e os sentimentos são representados através da ação. Conhecer as convenções e as regras da linguagem dramática e teatral habilita os participantes a criarem formas que tornam mais conscientes as suas ideias e sentimentos, consolidando assim o conhecimento de si, dos outros e do mundo. Ao ampliar o vocabulário de ideias, construção e interpretação de sentidos, os participantes desenvolvem uma melhor comunicação com a sociedade em que vivemos.

Em tempos de competição e individualismo, trabalhar com o coletivo faz-se ainda mais desafiador. Não obstante, esse grupo mostrou que, além de desafiador, é possível! Ao findar do curso, temos laços estreitados, e aqueles que antes eram desconhecidos, hoje se reconhecem enquanto família.

teatro 5

Para a professora Gabriele Mallmann, que acompanhou o grupo durante esses 7 meses, foi uma oportunidade gratificante e extremamente enriquecedora. Nas palavras da educadora “acompanhar um grupo tão diverso e dedicado renova minhas energias para trabalhar com arte educação, aliado a isso, o suporte que tivemos durante todo o percurso, sempre respaldados pelo Prof. Márcio Bess e por toda estrutura, humana e material, do Laboratório VOA e do IF de Poços de Caldas, nos motiva e engaja para continuar com o projeto em 2024. Certa de que os aprendizados adquiridos neste ano contribuirão para que o próximo ano seja ainda melhor”.

WhatsApp Image 2023 12 12 at 14.44.49O Prof. Márcio Bess afirma que esta primeira edição do curso Palco Ampl-IFicado foi um sucesso. "É a primeira vez que o Laboratório VOA ofertou aulas de Artes Cênicas no IF de Poços de Caldas, mesmo o teatro estando presente em ações pontuais desde 2013. O curso regular em formato de Formação Inicial e continuada (FIC) atendeu a comunidade interna e externa gratuitamente. Foi um sucesso, porque além das peças teatrais produzidas e oferecidas ao grande público, formou 18 alunos de uma turma 20 ingressantes, atingindo um alto índice de permanência e êxito. O mérito se deve às práticas didáticas e acolhimento da professora Laureen Gabriele (Gabi) e do grupo de alunos que muito se empenharam. Devido ao sucesso, o Palco Ampl-IFicado passará a compor efetivamente o conjunto de cursos que são oferecidos pelo Laboratório VOA", comentou o coordenador de Cultura e coordenador do Laboratório VOA.

Para 2024, o Laboratório VOA prevê a oferta de vários cursos no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, dentre eles, o Curso de Moda e Produção de Figurinos - IFASHION, o Curso de História da Arte e Oficina de Pintura, o Curso de Música, com aulas de violão, e um novo Curso de Dança, além da continuidade do Curso de Teatro Palco Ampl-IFicado. Mais informações serão divulgadas a partir de fevereiro, no site do Campus Poços de Caldas e nas mídias sociais do VOA (@laboratorio.voa).

Confira as fotos!

Confira algumas fotos das atividades e entrega de certificados do Curso de Teatro Palco Ampl-IFicado.

Texto: Profa. Gabriele Mallmann.
Fotos enviadas pelo Prof. Márcio Bess.
Edição de texto: ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 18/12/2023.

 

 



registrado em:
Fim do conteúdo da página