Página inicial > Mais Notícias > Turismo e Educação
Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 12h43 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 15h23 | Acessos: 595

IFSULDEMINAS comemora emenda de R$ 4 milhões em prol do circuito turístico do Sul de Minas

Na noite da última quarta-feira, 29 de novembro, representantes do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o Deputado Estadual Rodrigo Lopes e o vereador Douglas Souza (DoFu) estiveram reunidos no Campus para comemorar a vinda de R$ 4 milhões para o Instituto Federal, por meio de emenda parlamentar de autoria do Senador Rodrigo Pacheco, em prol de ações de pesquisa, ensino e desenvolvimento do circuito turístico do Sul de Minas. A reunião no Campus Poços de Caldas contou com a presença do Deputado Estadual Rodrigo Lopes e de suas assessoras, Diva Funchal e Vivian Franco; do vereador Douglas Souza; do diretor executivo da Região Vulcânica, Ulisses de Oliveira; do diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves; do coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Poços de Caldas, Prof. Douglas Castilho; e dos professores do Campus Poços de Caldas, Eli Toledo e Livia Vieira.

1

As negociações junto ao Senador Rodrigo Pacheco começaram no início do ano e contaram com o envolvimento e trabalho direto do Deputado Estadual Rodrigo Lopes. Também estiveram envolvidos o assessor do Senador Rodrigo Pacheco, Geraldo Thadeu e outros deputados; os gestores e servidores do IFSULDEMINAS; a prefeitura municipal de Poços de Caldas; e a câmara municipal, principalmente por meio do vereador Douglas Souza (DoFu).

Com a verba, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas conseguirá montar um estúdio EaD e implantar uma infraestrutura para fazer o mapeamento turístico e apoiar o setor produtivo de Poços de Caldas e região. “Com certeza, os produtores vão ter esse apoio nosso aqui agora na produção de equipamentos de ensino e também na divulgação do setor produtivo”, destacou o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves.

3“A palavra aqui é união. A união que traz integração e que promove o desenvolvimento da nossa região. Nós caminhamos para a cidade da inovação, a referência geográfica e a identificação dos produtos da região vulcânica, o mapeamento e o observatório do turismo da região. Isso é desenvolvimento. O Instituto Federal fazendo o seu papel, como instrumento e ferramenta técnica, e nós como políticos buscamos os investimentos para que a nossa região cresça e se desenvolva. Vamos juntos com união, promovendo a integração da Região Vulcânica do Sul de Minas”, afirmou o Deputado Estadual Rodrigo Lopes.

“É uma excelente notícia para a educação e para o nosso Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – Campus Poços de Caldas. São mais investimentos para a educação de Poços e região”, comemorou o vereador Douglas Souza.

A portaria que institui o Observatório Regional do Turismo, formulada e apresentada pela Associação do Circuito Turístico Caminhos Gerais, foi assinada no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas no dia 31 de agosto deste ano. A portaria prevê como pilares a pesquisa, transferência de conhecimento e a formação de recursos humanos, visando a criação de mecanismos destinados a planejar, desenvolver e estimular o setor turístico. Com os R$ 4 milhões adquiridos via emenda parlamentar intermediada pelo Senador Rodrigo Pacheco e parceiros, o IFSULDEMINAS trabalhará, entre outros projetos, com a busca pela indicação geográfica para produtos potenciais da Região Vulcânica, como os cafés, vinhos e azeites e as cervejas artesanais de Poços de Caldas.

Além de buscar as indicações geográficas, o IFSULDEMINAS também objetiva implantar um estúdio para a produção de material audiovisual educativo e promocional sobre o circuito turístico regional. As atividades de divulgação também envolverão o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, com vídeos, animações e mapas que visam divulgar os locais, gastronomia, atrações e potencialidades turísticas da região. O aplicativo poderá ser ampliado para atender parceiros, como rede hoteleira e associação de bares e restaurantes.

Os recursos vindos da emenda parlamentar do Senador Rodrigo Pacheco beneficiarão também todos os outros campi do IFSULDEMINAS. De acordo com o reitor da instituição, Prof. Cleber Ávila Barbosa, com os recursos, “a instituição pretende adquirir um ônibus para atender às visitas técnicas dos estudantes, ampliar o vestiário no Complexo da Paineira no Campus Passos, adquirir aparelhos de ares-condicionados e de informática para todas as unidades, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e, consequentemente, o atendimento aos estudantes”. Clique aqui e saiba mais.

Confira algumas fotos da reunião no Campus Poços de Caldas!

Confira algumas fotos da reunião do dia 29 de novembro de 2023, no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, que contou com a participação de representantes do Campus Poços de Caldas, o Deputado Estadual Rodrigo Lopes e o vereador Douglas Souza (DoFu).

Assista aos vídeos!

Confira o vídeo com a mensagem do Deputado Estadual Rodrigo Lopes, do vereador Douglas Souza (DoFu) e do diretor-geral do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por IFSULDEMINAS (Poços de Caldas) (@ifpocosoficial)

Assista também à reportagem do Jornal das Gerais sobre o Observatório Regional do Turismo:

ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial