Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Consciência Negra
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2023, 16h15 | Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 15h57 | Acessos: 1112

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IF promove o evento “Consciência Negra – percursos e reflexões”

No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra, instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Nesse momento, se intensificam reflexões, discussões e ações voltadas ao fortalecimento do letramento racial e práticas antirracistas, necessárias de serem discutidas diariamente. Nesse sentido, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas (NEABI) promoveu no auditório do Campus, nos dias 20 e 21/11, o evento “Consciência Negra – percursos e reflexões”.

WhatsApp Image 2023 11 22 at 15.53.55 4

 

O evento abrangeu palestras, rodas de conversa com especialistas na temática étnico-racial e atividades culturais, sendo prestigiado por alunos, servidores e comunidade. A abertura da manhã do dia 20/11 contou com as falas da coordenadora do NEABI, Profa. Alessandra Rosemberg, e do Diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus Poços de Caldas, Prof. Mateus dos Santos, que deram as boas-vindas a todos. A primeira apresentação cultural foi a declamação do poema "Me gritaram negra”, da escritora peruana Victória Santa Cruz, que foi interpretado por alunas dos cursos integrados em Administração, Eletroeletrônica e Informática. A primeira mesa reuniu as apresentações do Prof. Dr. Cleiton Donizete Tereza, que falou sobre percursos e reflexões para a prática antirracista, e do Prof. Lucas dos Santos, que abordou a importância do Dia da Consciência Negra para os movimentos negros e ações afirmativas. A mediação foi da Profa. Dra. Idalise Bagé (IFSP - Campus Pirituba).

No período da tarde, depois da abertura com o diretor-geral do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Neves, alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio esbanjaram criatividade na apresentação do “Já Pod Falar?”, um podcast que abordou a trajetória e as obras das escritoras Conceição Evaristo e Cristiane Sobral. A roda de conversa vespertina trouxe a apresentação da administradora Laene Duque de Souza, que palestrou sobre "Consciência Negra e Mundo de Trabalho". A mediação foi da aluna Theodora Silva Silvino, do curso integrado em Administração.

À noite, teve apresentação de capoeira Angola, com Luizinho, e dança Afro, com Gisa Carvalho. A roda de conversa foi com o estudante do curso de Gestão Ambiental, Edson Rui da Costa, que explanou sobre o "Projeto Afro-Poços Sou filho do Clube Social Chico Rei: representatividade e resistência das memórias negras em Poços de Caldas". Foram convidados especiais na roda de conversa: Nanci de Moraes (Coordenadora do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas), Luizinho e Gisa Carvalho, com mediação de Vanessa Carneiro, aluna da Licenciatura em Geografia.

Na noite de 21 de novembro, depois da abertura com a Coordenadora de Ensino do Campus Poços de Caldas, Profa. Nathália Freitas, foi realizada a última mesa do evento. Participaram do debate o jornalista Roberto Tereziano, que falou sobre os "percursos, desafios e representatividade para a população negra poços-caldense", e a assistente social Ana Paula Campos, que abordou as "conquistas e desafios para o negro no contexto acadêmico". O momento foi mediado pelo servidor e membro do NEABI, Rafael Martins Neves, e teve ainda a participação especial da escritora Maria José de Souza, a Tita.

Acompanhe algumas fotos do evento!

registrado em:
Fim do conteúdo da página