Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Noite de Gala
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2023, 12h07 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 15h11 | Acessos: 1634

Abacaxi de Ouro premia vencedores em noite de gala no Espaço Cultural da Urca em Poços de Caldas.

O Festival Nacional de Cinema Amador Escolar "Abacaxi de Ouro 2023", realizado pelo IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, por meio do Circuito Artístico Multicultural VOA, promoveu uma noite com muitas atrações e entretenimento durante a premiação dos vencedores, na última sexta-feira, 6 de outubro. A noite de gala aconteceu no Espaço Cultural da Urca, em Poços, reunindo centenas de pessoas, entre servidores, alunos, comunidade em geral, e autoridades, como a coordenadora do Gabinete da Secretaria Executiva do Ministério da Cultura, Anieth Patricio Matos; a Pró-reitora de Extensão do IFSULDEMINAS, Elisângela Silva; e a diretora de Extensão do IFSULDEMINAS, Michelle da Silva Marques.

386730035 3719041041670795 5501570827640279734 n
Autoridades e comunidade prestigiaram a premiação no Teatro da Urca.
 

Entre as atrações, foi destaque a apresentação das "Formigas Operárias", equipe de apoio  do evento que, em um momento inusitado, invadiu o palco para uma performance em homenagem à cantora Tina Turner. Houve também diversas esquetes teatrais sobre os mais variados temas atuais, que foram promovidas pelo grupo de teatro "Palco Amplificado", do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. O balé "A morte do Cisne Negro", paródia da companhia de balé composta por professores e técnicos do IFSULDEMINAS, arrancou gargalhadas e aplausos dos presentes através de uma dança indiana. Os estudantes também tiveram seu momento, com a apresentação da dança dos cupidos interpretada por 27 jovens, ao som de "Love is in the air".

WhatsApp Image 2023 10 07 at 13.33.56 1
O balé "A morte do Cisne" apresentou uma dança indiana. 

 

Categorias premiadas

IMG 1078Foram premiadas as seguintes categorias: Melhor documentário, Melhor Curta de Roteiro Original, Melhor Curta de Roteiro Adaptado, Melhor Curta de Animação, Melhor Ator e Ator Coadjuvante, Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante, Melhor Direção, Melhor Caracterização e Figurino e  Melhor Edição e Efeitos Visuais. O festival é presidido pelo professor do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas e produtor cultural, Márcio Bess.

Pela primeira vez, o Abacaxi de Ouro expandiu suas fronteiras para todo o país. A atividade contou com o apoio institucional por meio do edital 33/2023 e recursos do Ministério da Cultura (MinC), para a estruturação e compra de equipamentos para o laboratório VOA e outros  projetos. Segundo Márcio Bess, "o Abacaxi de Ouro 2023 foi um evento comemorativo, tanto por ser o retorno depois de tanto tempo, porque a última edição foi a que aconteceu em 2017, tanto pelo sucesso que foi o evento como um todo. Essa representatividade tão desejada a gente conseguiu atingir, com filmes vindos de todos os estados brasileiros. Foram mais de 76 filmes das mais diversas regiões e cidades do Brasil. E isso me deixou muito feliz, porque era o nosso desejo transformar o Abacaxi de Ouro em um Festival Nacional e nós conseguimos. Também fiquei muito feliz com o público que lotou a Urca. Estiveram presentes pessoas das mais diversas idades, de diversos lugares e autoridades importantes que representam a sociedade. Tivemos a presença da representante do Ministério da Cultura e de alunos que vieram de Goiás, Três Corações e Pouso Alegre. Isso mostra que o Abacaxi de Ouro conquistou uma relevância no cenário cultural, tanto de Poços de Caldas e, quando se trata de cinema amador, se tornou uma referência nacional. Não é só um evento pontual de uma premiação. É um projeto que se estende durante um ano inteiro, oferecendo inclusive oficinas e cursos de aperfeiçoamento para a comunidade interna e externa".

IMG 1050O Prof. Márcio destacou ainda o envolvimento nos preparativos e na entrega das premiações por parte de toda a comunidade escolar: professores, alunos, ex-alunos, servidores e colaboradores externos. Para o docente do Campus Poços de Caldas, o Abacaxi de Ouro 2023 foi um sucesso: "o evento superou as minhas expectativas, tanto na aceitação do público como na qualidade do evento em si. Tivemos apresentações com diversas linguagens artísticas: dança, canto, teatro, cenários. As pessoas se prepararam para participar. Investiram em roupas e figurinos e isso conferiu um glamour muito grande e mostrou todo o carinho e aceitação do público e o desejo de estarem ali. Foi muito glamoroso". 

Para o diretor-geral do Campus Poços, professor Rafael Felipe Coelho Neves, o Instituto sempre se destacou por suas atividades culturais e o Abacaxi de Ouro é uma das mais importantes. "Foi uma alegria ver a Urca lotada pela comunidade que, por meio de projetos como este, tem a oportunidade de vivenciar a cultura em suas diversas expressões. Temos trabalhado bastante com os demais servidores do Campus para conseguir recursos externos e ampliar as nossas ações neste sentido". 

Saiba mais sobre o Festival! 

Acesse a página do evento!

 

 Assista à gravação do evento completo!

 

Acompanhe os vencedores desta edição!

Melhor Documentário

UFPE NO MEU QUINTAL - UMA SEMANA EM DORMENTES

Estado: Pernambuco 

Assista: UFPE no Meu Quintal - Uma Semana em Dormentes - YouTube

 

Melhor Curta de Roteiro Original 

ANTI - ALUNO

Estado: Santa Catarina 

Assista: "ANTI-ALUNO" (curta-metragem) | um filme de LUIS FELIPE MACEDO - YouTube  

 

Melhor Curta de Roteiro Adaptado

JOJO RABBIT

Estado: Rio Grande do Sul

Assista: JOJO RABBIT - YouTube

 

Melhor Curta de Animação

O MUNDO DE DIEGO

Estado: São Paulo

Assista: FILME FINAL com LEGENDAS E e com LIBRAS - YouTube

 

Melhor Ator

EDUARDO CORDEIRO - "Querida Ayla"

Estado: Tocantins

Assista: Querida Ayla... - curta metragem - YouTube

 

Melhor Ator Coadjuvante

IGOR KAYROZ - "Divã de uma Habilitada"

Estado: Tocantins

Assista: Divã de uma Habilitada - YouTube

 

Melhor Atriz 

THAILANA QUEIROZ - "Menina Semente"

Estado: Pernambuco

Assista: Menina Semente (Seed Girl, 2023) - YouTube

 

Melhor Atriz Coadjuvante

HINGRED LOPEZ - "Goiânia Pós-Apocalíptica"

Estado: Goiás

Assista: Goiânia Pós - Apocalíptica (falso documentário - UEG) - YouTube

 

Melhor Direção

LUIS FELIPE MACEDO - "Anti-Aluno"

Estado: Santa Catarina

Assista: "ANTI-ALUNO" (curta-metragem) | um filme de LUIS FELIPE MACEDO - YouTube

 

Melhor Caracterização e Figurino

LAUREEN GABRIELE MALLMANN - “O Cajuzinho”

Estado: Minas Gerais

Assista: O Cajuzinho (Vídeo Oficial) - YouTube

 

Melhor Edição e Efeitos Visuais

BRUNA UENO - “Aurora”

Estado: Rio Grande do Sul

Assista: Aurora - Bruna Ueno - YouTube

 

Acompanhe algumas fotos do evento!

 

ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 09/10/2023.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página