Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Vestibular 2024/1
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 07h33 | Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2024, 13h28 | Acessos: 15790

Resultados e matrículas do Vestibular do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas

Acompanhe aqui os resultados e cronogramas de matrículas do Vestibular do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.

Publicado em 08/01/2024.

 


Cerca de 930 candidatos prestam as provas do Vestibular do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas

Cerca de 930 candidatos prestaram, nesse último domingo (10/12), o Vestibular do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. As vagas são para ingresso no primeiro semestre de 2024 nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e nos cursos superiores gratuitos da instituição. Os portões foram abertos às 7h30 e fechados às 8h30. As provas, que foram aplicadas no Campus e no CAIC, tiveram início às 08h45 e término às 12h45, com questões objetivas e redação.

20231210 085738

De acordo com a Comissão Permanente de Processo Seletivo do Campus (Copese), houve um aumento na procura pelos cursos da instituição. A Copese destacou ainda que esta edição do processo seletivo contou com a prontidão de serviço de enfermagem e apoio da Guarda Municipal. Sobre o atendimento às pessoas com deficiência, 14 candidatos solicitaram previamente atendimento especializado e foram atendidos. “Tudo transcorreu bem. Estamos contentes em, uma vez mais, fortalecer o compromisso da Instituição com a promoção da educação acessível a todos!”, comentou a coordenadora da Copese local, Profa. Carolina Moreira. Ao todo, 122 colaboradores trabalharam no dia do Vestibular.

Gabaritos disponíveis

Já estão disponíveis, nos links dos editais do processo seletivo, os gabaritos preliminares do Vestibular:

Confira as fotos!

Confira as fotos do dia 10/12 da aplicação das provas do Processo Seletivo 2024/1º Semestre do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.

ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 12/12/2023.



Provas do Processo Seletivo do IFSULDEMINAS acontecem neste domingo (10/12/2023). Confira as orientações!

As provas para ingresso nos cursos técnicos integrados e cursos superiores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas no 1º Semestre letivo de 2024 serão realizadas neste domingo, dia 10 de dezembro de 2023, em período único, das 08h45 às 12h45. As provas acontecerão no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas (Av. Dirce Pereira Rosa, 300, Jardim Esperança) e no CAIC (localizado em frente ao IF). O local exato de sua prova está em seu Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI). O CDI está disponível no link do seu edital. Confira seu CDI, imprima e leve-o no dia da prova!

Que horas devo chegar no meu local de prova?

O(a) candidato(a) deverá comparecer ao local de realização das provas com antecedência mínima de 30 minutos do horário fixado para seu início (Horário de Brasília). Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 07h30 e fechados às 08h30 (Horário de Brasília), não sendo permitido o acesso de candidatos(as) após o fechamento dos portões, os quais serão automaticamente eliminados do Processo Seletivo 2024/1.

Quais documentos levar no dia da prova?

O(a) candidato(a) deverá comparecer ao local de realização das provas munido do Comprovante Definitivo de Inscrição - CDI (o CDI está disponível no link do seu edital) e do seu documento de identificação original com foto.

*Para realização da prova, serão aceitos os seguintes documentos de identificação originais, impressos e com foto:
a. carteira de identidade (RG); OU
b. carteira nacional de habilitação; OU
c. carteiras de identidade expedidas pelas Forças Armadas, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, Polícia Federal; OU
d. passaporte; OU
e. documentos expedidos por ordem e conselhos profissionais.

*Para realização da prova, serão aceitos os seguintes documentos digitais apresentados em seus aplicativos originais:
a. carteira de identidade digital (RG - digital); OU
b. carteira nacional de habilitação digital (CNH- digital); OU
c. título eleitoral digital (e-Título).

ATENÇÃO! Para fins de identificação do(a) candidato(a), NÃO serão aceitas capturas de telas dos aplicativos listados.

Que materiais estão PERMITIDOS?

Na aplicação da prova, será permitido ao(à) candidato(a) utilizar somente caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto e borracha. A folha de respostas e a folha de redação somente serão válidas se preenchidas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Que materiais estão PROIBIDOS?

Não será permitido aos(às) candidatos(às) a comunicação entre si, bem como o porte de aparelhos
eletrônicos (celulares, calculadoras, pager, ou similares, etc.), bonés, tiaras, chapéus, relógios (digitais e/ou analógicos) e uso de materiais de consulta. O(a) candidato(a) que for surpreendido em uma das situações elencadas será eliminado do processo seletivo.

Dúvidas?

Para informações completas, leia atentamente o edital do processo seletivo. Em caso de dúvidas, mande e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , ou por telefone (35) 3449-6189, até sexta-feira (08/12/2023).

Como chegar no IFSULDEMINAS

Não sabe como chegar no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas? Não se preocupe! Preparamos esse vídeo para você, com a rota certinha, saindo do centro de Poços de Caldas.

Dia de prova Orientações

 

Publicado em 06/12/2023.


 

IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas abre 350 vagas para ingresso de novos estudantes em cursos técnicos e superiores em 2024

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa que foram publicados, nesta segunda-feira (18/09), os editais que regem o Vestibular 2024/1º Semestre. Ao todo, são oferecidas 3.540 vagas em 80 cursos presenciais e a distância (EaD), sendo 26 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, 14 cursos técnicos subsequentes (pós-Médio) e 40 cursos superiores, todos gratuitos! Em Poços de Caldas estão sendo ofertas 350 vagas! As aulas têm previsão de início no 1º semestre de 2024, de acordo com o calendário de cada campus, ainda a ser divulgado.

As oportunidades são para os oito campi do IFSULDEMINAS, localizados nos municípios mineiros de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Uma novidade deste vestibular é a oferta do curso Técnico Subsequente em Informática para Internet na cidade de Três Pontas (MG) e a criação do curso Técnico Integrado em Geoprocessamento, no Campus Inconfidentes.

Todos os cursos ofertados neste vestibular são presenciais, exceto a Licenciatura em Pedagogia, curso EaD disponibilizado nos polos Machado, Muzambinho e Bragança Paulista (SP), que ofertam juntos 300 vagas.

 

Captura de tela 2023 09 26 072151

Captura de tela 2023 09 26 072020

 

Editais 

CURSOS SUPERIORES (ACESSE AQUI)

CURSOS TÉCNICOS SUBQUENTES (ACESSE AQUI)

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO (ACESSE AQUI)

 

Inscrição

O período de inscrição no vestibular do IFSULDEMINAS vai de 18 de setembro a 10 de novembro e, para realizá-la, o candidato deverá acessar este link.

Será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo dos cursos superiores no valor de R$ 40,00.

Para a seleção dos cursos técnicos integrados, a taxa de inscrição custará R$ 20,00.

Finalizada a inscrição no sistema, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de Inscrição, e pagá-la em qualquer agência bancária ou lotérica. O prazo final de pagamento é dia 13 de novembro.

Para todos os cursos subsequentes e para os candidatos à Licenciatura em Educação do Campo não haverá cobrança da taxa de inscrição.

Isenção da Taxa de Inscrição

Pode solicitar o não pagamento da taxa de inscrição o candidato que tiver renda familiar, por pessoa da família, igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e tiver concluído o Ensino Fundamental (no caso dos alunos que irão ingressar no ensino técnico integrado) ou o Ensino Médio (no caso dos ingressantes em cursos de graduação) em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. Além de cumprir esses requisitos, para pedir a isenção, o candidato deverá preencher este formulário.

Caso tenha alguma dúvida sobre sua inscrição, acesse esse tutorial.

Está com dificuldade ou precisa de um computador para fazer a sua inscrição no Processo Seletivo 2024/1º Semestre do IFSULDEMINAS?? O IF te ajuda!! 

Aqui no Campus Poços de Caldas, durante todo o período de inscrições, nós separamos alguns dias e horários para te auxiliar presencialmente no processo de inscrição e também para tirar suas dúvidas:

*TODA SEGUNDA: das 13h às 15h;
*TODA QUINTA: das 08h às 10h;
*E nos dias 11 de outubro, 25 de outubro e 8 de novembro: das 17h às 20h.

Para mais informações, acesse.

 

Seleção

A seleção para os cursos de nível técnico integrado será por meio de prova presencial (no dia 10/12) com 50 questões de Português e de Matemática.

Já para os cursos técnicos subsequentes e para a Licenciatura em Educação do Campo, a forma de seleção será a análise de histórico escolar.

Para o Ensino Superior, o candidato poderá optar entre realizar a prova presencial (no dia 10/12) ou usar a nota que obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), valendo as edições de 2016 a 2022 (as vagas disponibilizadas pelo SiSU serão ofertadas em edital próprio).

 

Ações Afirmativas

Metade das vagas deste processo seletivo são exclusivas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em escolas públicas; a outra metade é destinada à ampla concorrência, ou seja, qualquer pessoa, independentemente da condição socioeconômica, pode se inscrever para concorrer a uma dessas vagas. Além disso, 5% das vagas de ampla concorrência são reservadas para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral).

Para ocupar qualquer uma das vagas reservadas, o candidato precisará comprovar que atende aos requisitos obrigatórios de cada uma das modalidades de ação afirmativa, como: escolaridade, renda e deficiência. Essa comprovação deverá ser feita no momento da matrícula por meio da apresentação de documentação específica. Além disso, os candidatos autodeclarados negros ou pardos serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar.

Se tiver alguma dúvida sobre as vagas reservadas, assista aos vídeos produzidos pelo IFSULDEMINAS sobre as diferentes modalidades de Ações Afirmativas e/ou responda este quiz/questionário online.

 

Preparação

Os interessados em se preparar para o exame encontrarão o conteúdo programático e as provas anteriores neste link. O Manual do Candidato, com todas as orientações sobre o Vestibular 2024/1º Semestre, está disponível aqui.

 

acesse o edital

registrado em:
Fim do conteúdo da página