Campus Poços de Caldas recebe do Flipoços doação de painel com bordados que homenageiam mulheres
O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas foi presenteado com a doação de um painel com 20 obras bordadas por bordadeiras e bordadores de todo o Brasil, que retratam e homenageiam as mulheres. O painel, que foi doado pela GSC Eventos Especiais, foi desenvolvido em 2019 para a Exposição Mulheres Bordadas do 15º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços 2020), mas por conta da pandemia só pôde ser exposto presencialmente no 18º Flipocos, em 2023.
O evento de doação do painel foi realizado na tarde desta quinta-feira (22/06), na Biblioteca do IFSULDEMINAS. Além de representantes da diretoria de Administração e Planejamento, biblioteca e assistência social do Campus Poços de Caldas, o evento também contou com a presença de alunos e servidores do IF, do diretor-geral do Campus, Prof. Rafael Coelho Neves; da curadora do Flipoços e da Exposição Mulheres Bordadas e diretora da GSC Eventos Especiais, Gisele Corrêa Ferreira; da cocuradora da Exposição Mulheres Bordadas, Beatriz Telles; e da coordenadora de eventos na GSC, Nadja Moreno.
O painel doado à Biblioteca do Campus Poços de Caldas faz parte de um conjunto de quatro painéis doados a instituições da cidade, que foram selecionadas pela curadoria do Flipoços, com o intuito de se tornarem locais de permanente exposição e zelo pelas obras. Com a temática “Mulher e Literatura: da poesia ao poder”, esses painéis apresentam 81 artes produzidas por 64 artistas e artesãos de 38 cidades e 8 estados brasileiros. As obras retratam mulheres anônimas e outras famosas, de diferentes épocas e áreas de atuação, como Cora Coralina, Cecília Meireles, Carmem Miranda, Maria Bonita, Chica da Silva e Tarsila do Amaral.
“O Instituto Federal é um fomentador, um entusiasta das artes. O painel doado ao nosso Campus é um trabalho maravilhoso. Nós, enquanto instituição, estamos muito honrados de termos sido escolhidos para receber essa obra”, destacou o diretor-geral do Campus, Rafael Neves.
“Que essa obra sirva de inspiração. Que a gente tenha a possibilidade de daqui a 30, 40 ou 50 anos ver esse trabalho exposto aqui e ser uma referência para todos vocês e para outras gerações que virão”, disse a curadora Gisele Ferreira.
“As instituições foram selecionadas com muito critério, para que fosse uma instituição que zelasse pela obra e entendesse o valor de um trabalho desse. E que a gente sabe que vai cuidar, valorizar e, de repente, fazer frutificar junto aos alunos, principalmente em uma instituição do porte do Instituto Federal, que a gente tem a honra de ter em Poços de Caldas. A gente traz esse painel para o IF com um carinho muito grande”, mencionou a cocuradora Beatriz Telles.
A indicação do IFSULDEMINAS à curadoria responsável pela seleção das instituições beneficiadas com a doação dos painéis foi feita pelo assistente social do Campus Poços de Caldas, Fábio Geraldo de Ávila. "Beatriz Telles é daquelas pessoas que permanecem em nossas vidas, sempre acrescentando vivências que tocam nossa forma de ver o mundo e, consequentemente, de nos conhecermos. É por essas andanças que possibilidades como esta foram possíveis. A arte que recebemos hoje é uma trajetória de lutas de um cotidiano que é nosso. Do povo brasileiro. Agradeço por poder participar desse momento", finalizou Fábio.
Confira algumas fotos do evento de doação do painel!
Assista ao vídeo!
ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 22/06/2023.
Redes Sociais