Página inicial > Mais Notícias > Mostra de documentários
Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 08h55 | Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2023, 08h33 | Acessos: 1536

7º período de Ciências Biológicas  do Campus Poços apresenta  Mostra de documentários: “O Cinema é o Meio (ambiente)”.

Pensando em Documentários como um meio ou ferramenta pedagógica de ensino sobre ecologia e conscientização ambiental, foram selecionados diversos filmes com temáticas ambientais, escolhidos pelos estudantes do 7º período de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Poços de Caldas, dentro da disciplina de práticas de Práticas Pedagógicas III (Meio Ambiente). Além das exibições, que acontecem a partir de 22/03, ocorrerão dinâmicas educativas. Os documentários serão exibidos no auditório, das 8h às 10h, sob a coordenação da professora Isabel Ribeiro do Valle Teixeira. Excepcionalmente o documentário do dia 28/06/2023 será exibido no Laboratório de Práticas de Ensino (Laboratório de Edificações).

Inscrições e certificados

Haverá emissão posterior de certificados aos participantes inscritos através do link:

Acompanhe a programação:

22 de Março: SERTÃO, VELHO CERRADO. Responsáveis: Ana Júlia, Isabelle e Tuane.

Documentário brasileiro de 2018, dirigido por André D'Elia. O filme problematiza a degradação ambiental do Cerrado, que preocupa os moradores em torno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e levanta questões importantes na comunidade científica acerca da agricultura familiar e do agronegócio. A obra traz em seu elenco Juliano Cazarré, Reynaldo Gianecchini e Valéria Pontes.

Sertão velho Cerrado
26 de Abril : ROMPENDO BARREIRAS: Responsáveis: Maria Rute, Rafaela, Wallison e Luisa.

Documentário de 2021, com Carlos Nobre e David Attenborough. Tem como personagem principal o renomado cientista sueco Johan Rockström que, através de muitas pesquisas e estudos, definiu quais seriam esses limites, nove no total. E quatro deles já foram superados: a mudança no clima, redução de florestas, perda da biodiversidade e alteração dos nutrientes nos cursos de água.

Rompendo Barreiras Nosso Planeta poster 819x1024
24 DE MAIO: COWSPIRACY: O SEGREDO DA SUSTENTABILIDADE Responsáveis: Ana Flávia, Caroline, Débora e Lídia.

Documentário de 2014, com produção de Leonardo di Caprio, Jennifer Davisson e Kip Andersen. A busca por respostas levanta uma questão polemica sobre um grave problema ambiental que está destruindo o planeta Terra. Até que ponto a ganancia do ser humano poderá chegar?

Conspiracy

21 DE JUNHO: OCEANOS DE PLÁSTICO. Responsáveis: Ana Beatriz, Bárbara, Dayse, Gabriela e Letícia.

O jornalista Craig Leeson associa-se à mergulhadora Tanya Streeter e a uma equipa internacional de cientistas e investigadores, com o objetivo de visitar vinte locais do planeta ao longo de quatro anos, para explorar o estado extremamente frágil em que se encontram os nossos oceanos. Esta versão condensada do documentário original dá a conhecer, de forma impactante, a situação alarmante provocada pela imensa quantidade de lixo marinho, maioritariamente plástico, existente nos mares do planeta. Uma produção da Plastic Oceans Foundation, traduzida para português pela Câmara Municipal de Almada em colaboração com o Projeto Plástico à Vista.

Oceano de plástico

28 DE JUNHO: PANTANAL UM FUTURO INCERTO. Responsáveis:  Barbara, Felipe Kaik e Raphael Moraes.

Após a temporada de chuva, a TV Assembleia retornou ao Pantanal para mostrar como o bioma reagiu à seca e ao fogo entre os anos de 2020 e 2021. O documentário produzido pela emissora pública explora pesquisas, ações e responsabilidades como forma de preservação de uma das mais importantes áreas inundáveis do planeta. Preservá-la é um compromisso de todos nós.

pntanal futuro incerto

Atualizado em 22/03/2023.