Página inicial > Mais Notícias > Pré-vestibular Educafro
Publicado: Segunda, 27 de Fevereiro de 2023, 17h45 | Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2023, 21h11 | Acessos: 1911

Curso pré-vestibular comunitário Educafro abre inscrições para a turma de 2023

educafro postEstão abertas as inscrições, até dia 03 de março, para a turma de 2023 do cursinho pré-vestibular comunitário Educafro em Poços de Caldas. As inscrições podem ser realizadas das 19h às 22h, na sala 22 do prédio administrativo do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, que está localizado na Avenida Dirce Pereira Rosa, 300, Jardim Esperança. Para efetuar a inscrição, que é gratuita, o candidato deverá levar uma foto 3x4, cópias dos comprovantes de renda familiar e cópias do comprovante de escolaridade (histórico escolar ou diploma do ensino médio). As atividades são presenciais em uma sala cedida pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas, na zona sul.

As aulas terão início em 13 de março. O curso é destinado a estudantes de baixa renda provenientes do ensino médio da escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares. Por ser um curso inclusivo, a seleção para preenchimento das vagas priorizará candidatos negros, indígenas e/ou que estejam há mais tempo longe das salas de aula. Indivíduos da comunidade LGBTQIAP+, comunidade trans e pessoas não-binárias também serão priorizados.

Entre quem estudou no curso em 2022, Lilian Matias foi uma das alunas que conquistou uma vaga numa universidade pública: quarto lugar em Pedagogia na UEMG. “A minha experiência no cursinho pré-vestibular Educafro foi maravilhosa, não contribuiu apenas para os vestibulares, mas para a minha vida em geral. Depois da trajetória no cursinho, minha mente abriu e fiz coisas que nem sabia que era capaz. O ensino é maravilhoso e abriu novas oportunidades na minha vida. Os professores são super atenciosos e ajudam no que precisarmos, fico feliz por ter tido essa experiência. Foi essencial para a realização do meu sonho de entrar na universidade”, relata Lilian.

Apesar de ser formalmente ligado aos franciscanos, o curso é laico, não sendo a religião, ou mesmo a ausência dela, critério para a seleção. Todos os professores e coordenadores são voluntários.

Educafro foto de Felipe MartinsO Educafro é um movimento social que atua em rede e foi fundado pelo Frei David Santos na Baixada Fluminense, no município carioca de São João do Meriti, em 1993. Por essa razão, o cursinho possui em sua grade a disciplina Cultura e Cidadania, na qual são abordadas questões sociais como identidade de gênero, racismo, homofobia, transfobia, misoginia, direitos reprodutivos e outras temáticas relativas aos Direitos Humanos. O núcleo do Educafro em Poços foi fundado há vinte anos, a serem completados em julho deste ano, e chama-se Laudelina de Campos Melo, batizado em homenagem à poços-caldense que foi a fundadora do primeiro Sindicato de Domésticas do Brasil e, também, militante antirracista que se voluntariou a lutar contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Caso o candidato seja aprovado na seleção, há uma colaboração mensal de R$ 10,00, que é usada para manutenção do curso e materiais para os alunos. Mais informações sobre o voluntariado ou as inscrições podem ser obtidas por mensagem ou ligação para 99198-7660 (Jenifer) ou 98803-3526 (Tiago). Além disso, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou a página no Facebook: Educafro – Poços de Caldas também estão disponíveis para sanar dúvidas.

Texto: Daniel Souza Luz.
Revisão: José Mário Pereira Carvalho Andrade e Jenifer Silva.
Foto: Felipe Martins.
Publicado em 27/02/2023.