Página inicial > Mais Notícias > Doação de Kits educativos
Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 19h11 | Última atualização em Quinta, 02 de Março de 2023, 15h49 | Acessos: 1263

IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas recebe doação de kits educativos adquiridos pela Sicredi UniEstados

O Centro de Divulgação e Popularização da Ciência (CDPC), do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, receberá a doação de kits educativos adquiridos pela cooperativa Sicredi UniEstados de Poços de Caldas. Nesta quinta-feira (22/12), os representantes das instituições estivaram no CDPC para realizar a entrega simbólica da doação. Participaram do momento o gerente de negócios pessoa física do Sicredi, Ramon Pelegrino Gonçalves; o gerente da agência Sicredi Poços de Caldas Centro, Adriano Zanin; a gerente administrativo financeiro da agência Sicredi Poços de Caldas Centro, Eduarda Menegatti; e o diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Prof. Dr. Rafael Felipe Coelho Neves.

1

Os kits pedagógicos doados servirão para reforçar e modernizar o acervo de experimentos da experimentoteca do CDPC e terão como finalidade o empréstimo às escolas públicas de Poços de Caldas, para serem utilizados nas aulas de Química, Física, Biologia e nas atividades da área de Energias Renováveis, como eólica, térmica e fotovoltaica. Os kits já foram comprados pelo Sicredi e a expectativa é a de que cheguem na primeira quinzena de janeiro de 2023 ao Instituto Federal. O diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Neves, explica que já está em fase de finalização o aplicativo que efetivará, a partir de fevereiro de 2023, os empréstimos dos experimentos do CDPC para as escolas públicas da cidade. O gestor do IFSULDEMINAS falou ainda sobre a importância da parceria com o Sicredi. “Isso representa um ganho muito grande, pois estamos trazendo a iniciativa privada para as preocupações de divulgação científica, de popularização da ciência, e chamando a atenção para a importância de apoiar projetos de ciência como esse. A gente conseguir sedimentar esses conceitos das Ciências da Natureza, com experimentos práticos, lúdicos, em que o aluno que está envolvido coloca a mão na massa e consegue enxergar em tempo real o que está acontecendo, isso faz com que desperte maior interesse dos alunos da rede pública por esses assuntos”, destacou o diretor-geral.

A cooperativa Sicredi UniEstados conta com um fundo social que é destinado para ações junto à comunidade. O gerente de negócios pessoa física do Sicredi, Ramon Pelegrino, comenta que essas parcerias da cooperativa, com instituições públicas e privadas, fazem parte da cultura organizacional do Sicredi. “O Sicredi, enquanto uma cooperativa de crédito, tem como sua virtude ajudar toda a comunidade ao seu redor. A gente acha muito importante esse trabalho que o IFSULDEMINAS faz junto às escolas. Achamos que há um desenvolvimento da comunidade como um todo, não só para as crianças que estão aprendendo com esses kits educativos, mas também para os próprios professores. Eles acabam tendo que aprender para ensinar os alunos. Então, nós do Sicredi queremos ter um impacto muito positivo na sociedade. E vemos esse trabalho que o Instituto Federal faz como um grande pilar para promover educação e um ensino de maior qualidade junto aos alunos envolvidos nesse projeto”, declarou o gerente.

Confira as fotos!

O CDPC

Inaugurado no dia 13 de dezembro de 2019, no segundo andar da biblioteca do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, o Centro de Divulgação e Popularização da Ciência (CDPC) é uma iniciativa conjunta entre IFSULDEMINAS e Autarquia Municipal de Ensino (AME), com o objetivo de promover a difusão e disseminação da ciência. O Centro atua na formação e acompanhamento de professores, principalmente da rede pública de ensino de Poços de Caldas, contribuindo com a melhoria da qualidade da educação básica nas áreas de Física, Química e Biologia. Para mais informações, clique aqui.