Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 18h52 | Última atualização em Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 16h20 | Acessos: 1847

IF certifica mais de 50 estudantes concluintes do projeto “Ferramentas didáticas aplicadas à Economia 4.0”

Na última segunda-feira (12/12), o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizou o encerramento da terceira turma do Projeto “Ferramentas didáticas aplicadas à Economia 4.0: tecnologias e metodologias ativas de aprendizagem na rede pública de ensino de Poços de Caldas”. Na ocasião, 52 estudantes receberam os seus certificados de conclusão das atividades do projeto. Os concluintes são alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental de cinco escolas municipais: Escola Municipal Ovídia Junqueira, Escola Municipal Vitalina Rossi, CAIC Escola Municipal Prof. Arino Ferreira Pinto, Escola Municipal Doutor Pedro Afonso Junqueira, Colégio Municipal - José Vargas de Souza. Alunos do 1º e 2º ano do ensino médio do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas também foram beneficiados com o projeto e certificados durante a cerimônia.

1

A solenidade realizada no auditório do Campus Poços de Caldas contou a presença de amigos e familiares dos estudantes, além de servidores do IF, monitores e multiplicadores do projeto. A entrega dos certificados foi realizada por uma das coordenadoras do projeto, a Profa. Dra. Mireile Reis dos Santos; pelo diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Prof. Dr. Rafael Felipe Coelho Neves; e pela Secretária Municipal de Educação de Poços de Caldas, Profa. Maria Helena Braga.

Os alunos desta terceira turma tiveram acesso a oficinas e cursos realizados de setembro a dezembro de 2022, totalizando 80 horas de capacitação, que envolveu prototipagem de soluções tecnológicas, Internet das Coisas (IoT), robótica e aplicativos de realidade virtual e realidade aumentada. Esta foi a segunda turma presencial do projeto, sendo que todas as oficinas ocorreram no Laboratório de Informática, Espaço Maker, Laboratório de Biologia e Meliponário do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. A estudante do 8º ano da Escola Municipal Vitalina Rossi, Isabele Camejo, foi uma das participantes da terceira turma do projeto. “Eu achei muito legal e interessante o projeto. Aprendi bastante. Aprendi a mexer no computador e com arduíno, a piscar uma luz LED e depois outra, fizemos códigos e aprendemos ainda sobre biodiversidade. Sou muito grata ao IF”, comentou.

Confira as fotos da entrega dos certificados!

Confira as fotos da entrega dos certificados aos concluintes da terceira turma do Projeto “Ferramentas didáticas aplicadas à Economia 4.0”.

Confira as fotos das atividades práticas!

Confira algumas fotos de atividades desenvolvidas com os alunos da terceira turma do Projeto “Ferramentas didáticas aplicadas à Economia 4.0”.

O projeto

O projeto “Ferramentas didáticas aplicadas à Economia 4.0” tem como objetivo proporcionar a jovens do ensino fundamental e médio da rede pública municipal e federal de Poços de Caldas a possibilidade de conhecer e adquirir habilidades no uso de novas tecnologias, utilizando uma metodologia que combina o ensino de ciências, linguagens de programação e robótica, aplicando à resolução de problemas cotidianos, no contexto da Economia 4.0. O projeto conta com o envolvimento de monitores bolsistas e voluntários, que são estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e dos cursos superiores de Engenharia de Computação e Ciências Biológicas, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Os recursos para custeio das bolsas e aquisição dos equipamentos necessários são provenientes do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), por meio do Edital 03/2020 (Apoio à Iniciação Tecnológica com foco na Economia 4.0).

Assista ao vídeo!

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre o Projeto “Ferramentas didáticas aplicadas à Economia 4.0: tecnologias e metodologias ativas de aprendizagem na rede pública de ensino de Poços de Caldas”.


ASCOM - Poços de Caldas
Publicado em 14/12/2022.
registrado em:
Fim do conteúdo da página