Página inicial > Mais Notícias > Projeto de Extensão
Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 10h25 | Última atualização em Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 16h26 | Acessos: 1101

180 alunos, de 7 a 11 anos, do Educação Integral João Monteiro participam de atividades no Campus Poços de Caldas semanalmente.

WhatsApp Image 2022 11 24 at 10.16.17Transformar pela Educação, este é o objetivo da disciplina “Projeto de Extensão”, ministrada pela professora Lorena Boechat, com alunos do curso integrado de Informática do IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas. Os estudantes do IF trabalham com cerca de 180 jovens, de 7 a 11 anos, do EI - Educação Integral João Monteiro, todas as quintas e sextas-feiras. As ações lúdicas acontecem no contraturno das crianças, que estudam à tarde nas escolas: CAIC, E. M. Dr. Pedro Afonso Junqueira, E. M. Vitalina Rossi e E.M. Maria Ovídia Junqueira. Para isso, o instituto federal disponibiliza seus laboratórios, biblioteca, quadra poliesportiva e auditório. São priorizadas atividades que envolvam a língua portuguesa e a matemática. Assim, com jogos como forca, descubra as figuras, contas, filmes e prática esportiva, os pequenos são levados a aprender de forma prazerosa e divertida.

“O projeto proporciona atividades lúdicas a que vem de fora e, em consequência, dá aos nossos discentes do integrado uma formação humana, que é um dos nossos desafios enquanto professores. Conseguimos ver a emancipação deles na organização e execução das tarefas, enfrentando diversos desafios”, explica a coordenadora Lorena.

Para a professora do PMJ, Daniela Macedo de Souza Alves, “é uma experiência nova e muito positiva, pois os meninos e meninas estão em um ambiente diferente e com atividades diversas do seu dia a dia”. Já a Auxiliar de Educação Inclusiva, Vitória Bárbara da Silva, destaca que “as brincadeiras e jogos despertaram o interesse das crianças em estudar no instituto federal no futuro. Toda semana eles perguntam se virão para cá, porque têm gostado muito”.

A professora referência da educação integral, Juliana Belchior, destacou que  "é muito importante estabelecer parcerias. Isso potencializa o caminho de identificação e eliminação das barreiras para a inclusão e possibilita uma estrutura mais ampla e sustentável para responder às necessidades de todos os estudantes. Nos sentimos honrados com a parceria que fechamos com o Instituto Federal".

Acompanhe algumas fotos do projeto:

ASCOM - Poços de Caldas
Publicado em 24/11/2022.