Página inicial > Mais Notícias > 4º IF de Portas Abertas.
Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2022, 12h34 | Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 16h28 | Acessos: 1652

Campus Poços de Caldas retoma IF Portas Abertas e recebe mais de 1000 estudantes da rede pública e privada

WhatsApp Image 2022 11 09 at 08.36.42 3Após dois anos sem a atividade, devido a pandemia de Covid-19, o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas está de volta com seu 4º IF de Portas Abertas. Mais de 1000 pessoas, entre alunos de escolas públicas, particulares e representantes da comunidade passaram pela instituição neste dia 9 de novembro, prestigiando a ação. O instituto ficou movimentado com diversas salas de aula, laboratórios, auditório, containeres, área de vivência e estrutura externa colocada à disposição da comunidade. Servidores técnicos, docentes e grupos de alunos de vários cursos se mobilizaram para atender os visitantes.

Alunos, pais e professores puderam conhecer os cursos técnicos e superiores gratuitos, bem com tirar dúvidas sobre o funcionamento do instituto federal. A biblioteca também os recebeu com exposições de pintura e esculturas, além do projeto VOA, Ifashion entre outros. Neste ano o IF Portas Abertas contou com a presença do carro elétrico, bem como das bicicletas que despertaram a curiosidade de todos. O caminhão maker, laboratório móvel do IFSULDEMINAS, também atraiu a atenção dos jovens, com experimentos de eletroeletrônica e robótica. WhatsApp Image 2022 11 09 at 11.57.44

Para o diretor geral do Campus Poços, professor Rafael Felipe Coelho Neves, o IF de Portas Abertas é uma oportunidade da sociedade conhecer melhor o Instituto Federal e a qualidade de seus cursos e infraestrutura. “A ação estreita laços. Isso porque, apesar de tantos anos em Poços de Caldas, muita gente ainda não nos conhece. Somos uma instituição federal de educação na cidade e isso não é pouco. Os jovens têm diversas opções de estudo aqui, do técnico ao mestrado. E tudo de forma gratuita”, enfatizou.

Para o professor Mateus dos Santos, Diretor de Desenvolvimento Educacional, “é muito importante ter a presença dos estudantes para que possam conhecer as oportunidades de uma instituição pública, além de visão de mercado e de uma vida melhor”. WhatsApp Image 2022 11 09 at 11.57.55

O evento também foi uma oportunidade para os que quiseram se inscrever para o processo seletivo do IFSULDEMINAS, que oferta mais de 3.500 vagas em 84 cursos técnicos e superiores, presenciais e a distância.

Depoimentos

Para a diretora da E. E. Souza Novaes, de Caldas, professora Isabel Cristina Alves Pontes, “para os alunos é uma experiência muito nova. Sempre os incentivei a procurar o instituto federal, porque tenho na família pessoas que já estudaram no IF e dou muito valor às coisas públicas”.

WhatsApp Image 2022 11 09 at 11.57.43Rebeca Daniele da Silva, da Escola Estadual Parque das Nações, gostou da experiência. “Estou adorando a visita. É muito interessante conhecer as profissões e decidi que quero cursar administração aqui”.

Kevin Alves de Lima, mesma escola, disse que “gostou das exposições de artes, da administração e que ficou muito entusiasmado com tudo”.

Para as voluntárias do curso técnico integrado em administração, as gêmeas Maria Fernanda e Maria Eduarda, “está sendo uma experiência bem interessante mostrar como o IF é rico em artes, laboratórios e em estrutura. Dá orgulho apresentar a nossa escola para os futuros alunos que quiserem vir pra cá”.

A instituição ainda contou com o apoio do setor de transportes, com seis ônibus e uma van, que buscaram e levaram os discentes em suas diversas escolas de origem. As ações acontecem até as 21h, desta quarta-feira, aberta a toda a comunidade.

Acesse as fotos do evento!

Assista aos vídeos!

Assista à reportagem da TV Plan sobre o 4º IF Portas Abertas.

Veja também a reportagem da TV Poços.

ASCOM - Poços de Caldas

Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial