Página inicial > Mais Notícias > Entrega de certificados
Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 20h00 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 19h26 | Acessos: 1534

IF certifica 27 estudantes concluintes do projeto “Ferramentas didáticas aplicadas à Economia 4.0”

No último dia 14 de setembro, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizou o encerramento da segunda turma e início da terceira turma do Projeto “Ferramentas didáticas aplicadas à Economia 4.0: tecnologias e metodologias ativas de aprendizagem na rede pública de ensino de Poços de Caldas”. Na ocasião, 27 estudantes receberam os seus certificados de conclusão das atividades do projeto. Os concluintes são alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental de cinco escolas municipais: Escola Municipal Ovídia Junqueira, Escola Municipal Vitalina Rossi, CAIC Escola Municipal Prof. Arino Ferreira Pinto, Escola Municipal Doutor Pedro Afonso Junqueira, Colégio Municipal - José Vargas de Souza. Alunos do 2º e 3º ano do ensino médio do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas também foram beneficiados com o projeto e certificados durante a cerimônia.

20220914 145714

A solenidade realizada no auditório do Campus Poços de Caldas contou a presença de amigos e familiares dos estudantes, além de servidores do IF, monitores e multiplicadores do projeto. A entrega dos certificados foi realizada por uma das coordenadoras do projeto, a Profa. Dra. Lorena Temponi Boechat; pelo diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Prof. Dr. Rafael Felipe Coelho Neves; e pela Secretária Municipal de Educação de Poços de Caldas, Profa. Maria Helena Braga.

“Esse projeto é extremamente importante para introduzir, na vida dos nossos jovens da cidade de Poços de Caldas, essas novas tecnologias, essas metodologias ativas, essas impressões em 3D. Nós esperamos que a gente possa dar continuidade a esse projeto em uma nova fase com o mesmo êxito que a gente teve nessa fase anterior”, destacou o diretor Rafael Neves.

“O IF para nós é uma parceria de grande valia, de grande importância. Eu quero deixar o meu abraço àqueles que estão terminando o curso e o desejo de muito sucesso àqueles que estão iniciando na nova turma. Vocês vão aproveitar esse tempo que vocês estão aqui no IF lá no futuro emprego de vocês”, mencionou a Profa. Maria Helena Braga.

Confira as fotos da entrega dos certificados!

Confira as fotos da entrega dos certificados aos concluintes da segunda turma do Projeto “Ferramentas didáticas aplicadas à Economia 4.0”.

A segunda turma

Os alunos desta segunda turma tiveram acesso a oficinas e cursos realizados de março a agosto de 2022, totalizando 80 horas de capacitação, que envolveu prototipagem de soluções tecnológicas, Internet das Coisas (IoT), robótica e aplicativos de realidade virtual e realidade aumentada. Esta foi a primeira turma presencial do projeto, sendo que todas as oficinas ocorreram no laboratório de informática e espaço maker do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.

“Eu achei o curso muito interessante. Vale a pena fazer, porque através disso dá para você ter grande futuro. Achei a aula muito produtiva e aprendi a trabalhar em equipe. Aprendi a mexer com programação, com arduíno e diversas outras coisas”, disse o aluno Leonardo Costa, do 8º ano do CAIC. “Eu achei uma oportunidade muito boa para a galera de escola pública. Foi uma oportunidade única de aprender coisas que a gente não aprende no dia a dia da escola. Foi uma experiência incrível para todo mundo”, comentou o João Miguel Marques, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Municipal.

A cerimônia de entrega dos certificados aos concluintes da segunda turma marcou também o início da nova turma do projeto, que contemplará, desta vez, 50 alunos ingressantes. Clique aqui e confira como foi a entrega dos certificados da primeira turma.

Confira as fotos das atividades práticas!

Confira as fotos de atividades desenvolvidas com os alunos da segunda turma do Projeto “Ferramentas didáticas aplicadas à Economia 4.0”.

O projeto

O projeto “Ferramentas didáticas aplicadas à Economia 4.0” tem como objetivo proporcionar a jovens do ensino fundamental e médio da rede pública municipal e federal de Poços de Caldas a possibilidade de conhecer e adquirir habilidades no uso de novas tecnologias, utilizando uma metodologia que combina o ensino de ciências, linguagens de programação e robótica, aplicando à resolução de problemas cotidianos, no contexto da Economia 4.0. O projeto conta com o envolvimento de monitores bolsistas e voluntários, que são estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e dos cursos superiores de Engenharia de Computação e Ciências Biológicas, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Os recursos para custeio das bolsas e aquisição dos equipamentos necessários são provenientes do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), por meio do Edital 03/2020 (Apoio à Iniciação Tecnológica com foco na Economia 4.0).

Assista ao vídeo!

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre o Projeto “Ferramentas didáticas aplicadas à Economia 4.0: tecnologias e metodologias ativas de aprendizagem na rede pública de ensino de Poços de Caldas”.

ASCOM - Poços de Caldas
Publicado em 21/09/2022.