Página inicial > Mais Notícias > Novo Diretor-Geral
Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2022, 13h30 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 19h00 | Acessos: 1581

IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas tem novo diretor-geral

Rafael Neves é Dr. em Física Atômica e Molecular e está no IF desde 2013

WhatsApp Image 2022 08 16 at 10.26.19Diálogo, energia, integração com a comunidade e ampliação das parcerias são algumas das palavras que o novo diretor-geral do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, professor Rafael Felipe Coelho Neves, pretende manter e intensificar na gestão até 2026. Rafael, que é doutor em física atômica e molecular, assumiu a direção-geral do Campus nesta segunda, 15/08, data na qual também assumiram os demais diretores de campi e o reitor do Instituto Federal.

Ele destacou que o trabalho desenvolvido pelo ex-diretor, professor Thiago Caproni, sedimentou as bases para o desenvolvimento da instituição. Desta forma, manterá a mesma filosofia e a estrutura base de gestão, porém, com olhar e energia renovados. Sobre o momento difícil pelo qual as instituições de ensino federal passam, devido à escassez de recursos, propõe ampliar as parcerias público-privadas com o setor produtivo, ONGs, etc, com a intensificação da pesquisa em prol da sociedade. Neste sentido, o Campus Poços de Caldas tem seu diferencial com diversos projetos, destacando-se o de energia fotovoltaica e de mobilidade elétrica, que já movimentou mais de R$ 6 milhões captados externamente, desde 2017. A eles, somam-se trabalhos voltados à pesquisa com avocado (variedade de abacate) e azeite, em cooperações firmadas com empresas regionais.

O Campus mantém ainda locais dedicados às instituições privadas, como o Espaço Maker, que contou com apoio do Ateliê do Software, por exemplo, em ações diversas. Recentemente, a instituição concorreu a um edital que teve 2300 projetos que buscavam recursos. Destes, somente 40 foram selecionados, e Poços está entre eles. Com os recursos futuros, a ideia é adquirir salas modulares que serão usadas para inovação, liberando outras áreas internas para as atividades de ensino e extensão.

O novo diretor acredita que nada se faz sozinho e que é importante que a comunidade local seja realmente transformada pela educação. Para isso, propõe levar aos jovens a qualidade do que é feito nos laboratórios, salas de aula e em toda a infraestrutura do Campus. Mais que divulgação, será um trabalho que desperte a importância da instituição pública no município e em seu entorno. O Instituto conta hoje com 108 servidores (64 docentes e 44 técnicos), 4 professores substitutos, um servidor em colaboração técnica, um profissional especializado em libras, 4 docentes cedidos pela prefeitura, além de 20 terceirizados. Para a gestão da equipe, estão:

Luis Adriano Batista – Diretor de Administração e Planejamento

Mateus dos Santos – Diretor de Desenvolvimento Educacional

Douglas Donizeti de Castilho Braz – Coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

Cissa Gabriela da Silva – Coordenadora de Extensão

Nathália Luiz de Freitas – Coordenadora de Ensino

Heliese Fabrícia Pereira – Chefe de Gabinete

Saiba mais sobre Rafael Neves

Doutor em Física Atômica e Molecular pela UFJF, com período sanduíche na Flinders University, de Adelaide, Austrália (2015). Professor de física do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas desde 2013, atua nos cursos de ensino médio integrado em Administração, Eletroeletrônica e Informática, Graduação em Engenharia da Computação e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. É docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Física das Universidades Federais de Alfenas e São João Del-Rey. Possui publicações e citações nas áreas de ensino e espalhamento de elétrons por átomos e moléculas. Coordenador do Centro de Popularização e Divulgação da Ciência, CDPC do Campus Poços de Caldas, com experiência na produção de recursos didáticos no ensino profissional e tecnológico. Foi Coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas desde 2016.

Reunião com os servidores

Na tarde de 17/agosto, o diretor eleito do Campus Poços de Caldas, professor Rafael Felipe Coelho Neves, reuniu-se com os servidores para falar sobre as ações pretendidas em sua gestão, que vai até 2026. Na ocasião, o ex-diretor, Thiago Caproni, foi homenageado. Rafael destacou o trabalho de seu antecessor, apresentou suas metas, projetos e planos, propôs reuniões setorizadas e mencionou os desafios futuros, destacando a necessidade de união e muito trabalho. O Diretor de Desenvolvimento Educacional, professor Mateus dos Santos, também falou aos presentes. Enfatizou a importância do Campus ter bons indicadores, com base na plataforma Nilo Peçanha, além de discutir questões sobre sistema de avaliação, projetos pedagógicos, entre outros. O Diretor de Administração e Planejamento, Luis Adriano Batista, finalizou, tratando do orçamento do Campus e das diversas adaptações necessárias, dadas a conjuntura econômica e a diminuição dos recursos. Confira as fotos da reunião!

Cerimônia de Posse

Em solenidade oficial realizada na noite de 14/09/2022, no plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre, houve a transmissão do cargo de reitor ao professor Cleber Ávila Barbosa, que assume o posto de dirigente máximo da instituição no mandato que se estende de 2022 a 2026. Durante a cerimônia, o Prof. Dr. Rafael Felipe Coelho Neves tomou posse como diretor-geral do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Também foram empossados os diretores-gerais dos campi Machado, Passos e Pouso Alegre e reconduzidos aos cargos os diretores-gerais de Inconfidentes e Muzambinho. Confira a notícia completa (clique aqui).

ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial