Página inicial > Mais Notícias > Corrida de Rua
Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 09h11 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2023, 17h00 | Acessos: 1383

Circuito IFSULDEMINAS de Corrida de Rua 2022 movimenta Poços de Caldas.

A4J5985Na manhã deste domingo, 12 de junho, Poços de Caldas sediou o Circuito IFSULDEMINAS de Corrida de Rua 2022, com as modalidades de caminhada (três quilômetros) e corrida (cinco). Participaram dezenas de corredores da cidade, da região e de outros estados em uma manhã movimentada. Servidores do IFSULDEMINAS e o reitor eleito para a nova gestão, professor Cléber Ávila Barbosa, prestigiaram a corrida, que teve a largada e chegada no Parque Ecológico da Zona Sul.
A manhã ainda contou com o agito da banda Bloom, grupo musical formado por alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Poços.

A corredora Maria Bernadete Sousa Adolfo, de Poços de Caldas, iniciou as corridas de rua aos 60 anos. Hoje, conta com 89 medalhas e 15 pódios. “Já fui a São Silvestre, à Meia Maratona do Rio de Janeiro, Santos, Campinas... Esta etapa do IFSULDEMINAS, eu e minha irmã fizemos em 2017 e voltamos agora. Minha paixão são as corridas de rua”, disse.

A psicóloga Maria Aparecida Saraiva, de Poços, achou o evento maravilhoso e procura participar de várias. “Tenho mais de 90 participações em ações como essa. Faz bem para a saúde mental e física”, destacou.

O circuito contou com o apoio de batedores, da Polícia Militar de Minas Gerais, Setor de Trânsito da Prefeitura Municipal, voluntários, ambulância, enfim, toda uma infraestrutura que garantisse a segurança e o bem-estar dos participantes.

Luis Antonio dos Santos, policial militar e corredor amador, veio ao circuito IFSULDEMINAS pela primeira vez. “Minha ideia era fazer o percurso como melhoria de qualidade de vida, sem expectativas de pódio”.

Participação de estudantes e servidores

Messias Dias Jr, aluno de licenciatura em história no IFSULDEMINAS campus Inconfidentes, já corre há cinco anos, mas esta foi a primeira vez em Poços. “Na realidade sou corredor de longa distância (21 e 42 km) por superação pessoal e estou achando essa etapa bem legal”.

João Tadeu Gomes de Pouso Alegre, servidor da reitoria do IFSULDEMINAS, sempre participa. “Acho que é um grande incentivo para o pessoal, não só a corrida, mas as caminhadas, a qual vou participar esse ano. Mas, já corri várias vezes em outras oportunidades”.

O professor de educação física do campus Poços, Bruno Alves, destacou que “tivemos um número expressivo e que tudo ocorreu dentro do planejado e das expectativas, estreitando os laços do instituto federal com a A4J6045 comunidade por meio da prática esportiva”.

Evento reuniu atletas de outros estados

A etapa Poços reuniu corredores de outras partes do Brasil, como Maloá de Fátima Francisco, de Tapirativa, SP, professora de educação física. “O maior desafio era concluir a prova, pegando experiência e ficando cada vez mais motivada”, explicou.

Roselei Eleotério, Diretora de Extensão do IFSULDEMINAS, explicou que com a pandemia mais controlada, foi possível retomar os trabalhos do circuito idealizados pela Pró-Reitoria de Extensão. “É uma alegria muito grande estar em contato com o público externo e promover este tipo de ação para a cidade”.

Cléber Ávila Barbosa, Pró-Reitor de Extensão e reitor eleito para o próximo mandato destacou que “ver a instituição retomando as atividades é um momento de integração dos campi, servidores, estudantes e comunidade. Isso ganha mais força, visto que a etapa traz o instituto para mais perto da comunidade também pela prática esportiva”.

Um dos coordenadores do evento, professor Fabiano Fernandes, do campus Inconfidentes, disse que desde 2015 o instituto federal trabalha a corrida de rua como um evento em ascensão. “Estava programado para 2020, mas, infelizmente, dado a pandemia só realizamos agora. De uma maneira geral, os circuitos apontam a importância do apoio ao esporte e à qualidade de vida das pessoas”.

Todos os atletas receberam medalhas e os pódios ainda contaram com troféus.

Acesse a classificação geral

Acesse a classificação geral - estudantes

ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial