Página inicial > Mais Notícias > Publicação Científica
Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 14h39 | Última atualização em Terça, 21 de Junho de 2022, 11h00 | Acessos: 1416

Docente do Campus Poços de Caldas publica artigo científico em revista internacional

Ienci

O Ensino de ciências como prática social: relações entre as normas sociais e os domínios do conhecimento. Esse é o título do artigo científico publicado pela docente do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Luciana de Abreu Nascimento, em parceria com professores da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Piauí e Universidade de São Paulo. O texto foi divulgado na revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) e, segundo Luciana, “de maneira específica, traz ideias que podem contribuir para estudos futuros dos alunos de graduação e pós-graduação, que enfoquem discussões sobre currículo, planejamento de aulas e práticas avaliativas que extrapolem os conteúdos conceituais das ciências da natureza”.

A IENCI é uma revista internacional voltada para a pesquisa na área de ensino/aprendizagem de ciências da natureza. O periódico tem como objetivo a divulgação de trabalhos relevantes e originais para a comunidade internacional, em especial, da América Latina e Península Ibérica. Atualmente, é classificada pela CAPES como Qualis A2 para as áreas de educação e de ensino, tendo índice h5 do Google Scholar igual a 10.

lucianaLuciana destacou que o “trabalho sistematiza uma série de estudos e pesquisas que impactam sua prática nos cursos de formação docente ofertados pelo Campus, além de representar a possibilidade de estabelecer parcerias com professores de outras instituições que acabam participando da trajetória acadêmica dos alunos, ao ministrarem palestras ou comporem bancas examinadoras”.

No artigo, os autores buscam expor as relações entre o ensino de ciências como prática social e os domínios do conhecimento científico. Para isso, expõem e discutem fundamentos filosóficos sobre a ciência como prática social e fundamentos educacionais sobre os domínios do conhecimento científico em sala de aula.

Conheça os demais autores
Fernando César Silva, Raquel Sousa Valois, Lúcia Helena Sasseron.

Leia o texto na íntegra: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p39

Imagens e informações enviadas pela Profa. Dra. Luciana de Abreu Nascimento.
Publicado em 01/06/2022.