Página inicial > Mais Notícias > EDUCAFRO (Turma 2022)
Publicado: Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 11h18 | Última atualização em Sexta, 18 de Março de 2022, 16h05 | Acessos: 2294

Curso pré-vestibular comunitário Educafro abre inscrições para a turma presencial de 2022

*Inscrições presenciais no IFSULDEMINAS - Poços de Caldas (sala 22), das 19h às 22h, no período:

• de 07/03 ao dia 11/03/2022.
  • Documentos para a inscrição presencial: foto 3x4 do interessado(a) no curso pré-vestibular e comprovantes de renda das pessoas que moram com o interessado(a). O candidato também precisa apresentar comprovante de, pelo menos, duas doses de vacinação contra a COVID-19.

educafro fotoO cursinho pré-vestibular comunitário Educafro em Poços de Caldas abriu suas inscrições para a turma de 2022. Neste ano, as aulas voltarão a ser presenciais, em uma sala cedida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas, na Zona Sul, após terem sido feitas de forma remota durante todo o ano passado. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas presencialmente no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas (na sala 22), das 19h às 22h, do dia 07 ao dia 11/03/2022. O IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas está localizado na Avenida Dirce Pereira Rosa, 300, bairro Jardim Esperança (Poços de Caldas/MG).

ATENÇÃO!!! Para participar do EducAfro, é OBRIGATÓRIO que a(o) aluna(o) tenha se vacinado corretamente com, no mínimo, 2 doses ou dose única das vacinas disponíveis contra a COVID-19, de preferência com a dose de reforço, caso já tenha chegado sua vez de tomá-la.

As aulas terão início em 14/03 e a aula inaugural será ministrada pela professora Tita, como é mais conhecida a ex-vereadora Maria José de Souza, que fez história na educação do município. O curso é destinado a estudantes de baixa renda provenientes do ensino médio das escolas públicas ou com bolsa integral em escolas particulares. A seleção será feita entre 11 e 13 de março, seguindo não só critérios socioeconômicos, mas também étnicos e de idade; ou seja, ser negro e/ou estar há mais tempo longe das salas de aula contam para ser selecionado prioritariamente, pois o curso tem caráter inclusivo. Apesar de ser formalmente ligado aos franciscanos, o curso é laico, não sendo a religião, ou mesmo a ausência dela, critério para a seleção. Todos os professores e coordenadores são voluntários.

Caso o candidato seja aprovado na seleção, há uma colaboração anual de R$ 50,00, que é utilizada para manutenção do curso e materiais para os alunos. Não são cobradas mensalidades. Mais informações sobre o voluntariado ou as inscrições podem ser obtidas por mensagem ou ligação para (35) 98838-9741 (José Mário) ou (35) 98803-3526 (Tiago Mafra). Além disso, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou a página no Facebook Educafro Poços de Caldas também estão disponíveis para sanar dúvidas.

Sobre o Educafro

O Educafro é um movimento social que atua em rede; foi fundado pelo Frei David Santos na Baixada Fluminense, no município carioca de São João do Meriti, em 1993. Por isso, o cursinho possui, em sua grade, a disciplina Cultura e Cidadania, na qual são abordadas questões sociais, como identidade de gênero, racismo, homofobia, transfobia, sexismo, direitos reprodutivos e outras temáticas relativas aos Direitos Humanos. O núcleo do Educafro em Poços funciona desde 2003 e chama-se Laudelina de Campos Melo, batizado em homenagem à poços-caldense que foi a fundadora do primeiro Sindicato de Domésticas do Brasil.

IMG 20220302 WA0003

Texto: Daniel Souza Luz.