Página inicial > Mais Notícias > Educação Física nos IFs
Publicado: Segunda, 07 de Fevereiro de 2022, 19h17 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 19h53 | Acessos: 1578

Professores de Educação Física do IFSULDEMINAS publicam artigo na revista Movimento

Revista Movimento 1Professores de Educação Física do IFSULDEMINAS publicaram recentemente um artigo científico na revista Movimento, periódico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com conceito Qualis-CAPES A2. A publicação é de autoria de docentes dos campi Poços de Caldas, Inconfidentes, Passos, Pouso Alegre, juntamente com professoras do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (Campi Paracatu e Uberlândia).

Intitulado “E A EDUCAÇÃO FÍSICA? NARRATIVAS DE PROFESSORES-PESQUISADORES SOBRE AS AULAS REMOTAS EM INSTITUTOS FEDERAIS”, o trabalho é resultado de um projeto de pesquisa colaborativo sem fomento, que culminou com a formação de um grupo de estudos de docentes da área de Educação Física intercampi e interinstitucional (IFSULDEMINAS, IFTM e IFMT). O artigo teve como objetivo analisar as experiências de oito professores de Educação Física com o ensino remoto em Institutos Federais. Os dados foram gerados a partir de narrativas produzidas pelos próprios docentes e foram analisados através de comparações constantes.

Para Keila Miotto, professora de Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, o trabalho publicado foi fruto de uma grande troca de experiências. “Fiquei muito contente em participar do laboratório dos professores de Educação Física, que teve início quando as atividades escolares passaram de presenciais a remotas. O ensino mudou muito rápido e, tanto nós professores como os nossos alunos, nos adaptamos à nova forma de ensinar e aprender. Com o laboratório, podemos trocar experiências, angústias, alegrias em aulas e atividades que cada um fez em seu campus; e isso nos fortaleceu como professores, na certeza de que estávamos levando ensino de qualidade a nossos alunos. Com tantas trocas de experiências, resolvemos escrever o artigo, para assim podermos ajudar outros professores que estavam passando pelo mesmo momento que o nosso”, comentou.

Para conferir o artigo na íntegra (versões em português e inglês), clique aqui.

A revista Movimento

A revista Movimento é uma publicação de acesso aberto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que tem por objetivo divulgar a produção científica nacional e internacional, sobre temas relacionados à Educação Física, no que tange aos seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos e culturais. Para saber mais, acesse:

Informações: Profa. Heidi Jancer Ferreira.
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Edição de texto: ASCOM - Poços de Caldas