Página inicial > Mais Notícias > Novas face shields
Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 17h22 | Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 19h31 | Acessos: 2032

Campus Poços de Caldas firma nova parceria para a produção de máscaras face shields

20210917 112752O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas firmou parceria com a empresa poços-caldense PPCaponi Identificação, para a produção de mais máscaras do tipo face shield (protetor facial). O IFSULDEMINAS fornece as chapas de PETG, que é um material semelhante ao utilizado nas garrafas PET, e a PPCaponi faz o corte através de uma máquina de corte e gravação a laser. A limpeza, a montagem, embalagem e distribuição das face shields também são realizadas pelo IF, com o envolvimento de alunos bolsistas. A parceria começou em março deste ano e a meta é produzir 1200 face shields, que serão distribuídas gratuitamente para os campi do IFSULDEMINAS e para instituições da região.

A iniciativa foi viabilizada devido ao recurso disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), em um Termo de Execução Descentralizado (TED 9291). O gerente de produção da PPCaponi, Henrique Caponi, explicou que o PETG é material melhor do que o acetato, por ser transparente e fácil de desinfetar. O gerente de produção demonstrou ainda grande satisfação pela parceria do bem firmada com o IFSULDEMINAS. “Já faz um bom tempo que a gente tem esses equipamentos, conhecimento do material e do produto. Então, a gente conseguiu fazer essa adaptação do projeto e produzir as face shields de uma maneira eficiente e rápida. Isso vai contribuir muito para a produção de muitas face shields e ajudar tanto o pessoal dos campi do IFSULDEMINAS, que serão beneficiados com esse equipamento de proteção, e as outras entidades. Então, foi importante a gente usar o nosso conhecimento em equipamentos e a nossa mão de obra para conseguir viabilizar uma maior proteção para a sociedade”, afirmou Caponi.

WhatsApp Image 2021 08 31 at 14.27.55
A meta é produzir 1200 máscaras face shields, para distribuição entre os campi do IF e entidades da região.

Desde o início da pandemia de COVID-19, a parceria entre o IFSULDEMINAS e instituições públicas e privadas tem sido importante para a implantação de ações com o intuito de minimizar os impactos sobre a população do Sul de Minas. “O IFSULDEMINAS tem buscado, durante todo esse período de pandemia, dar suporte para a sua comunidade interna, assistindo seus discentes e servidores da melhor forma possível. Além disso, a instituição tem buscado, tanto com outras instituições públicas quanto no setor privado, mecanismos para união de forças que congreguem ações tais como esta da confecção de escudos faciais. Nesse caso específico, tivemos a parceria no ano passado do Ateliê de Software que inclusive é parceiro no nosso laboratório Maker, e agora, com a PPCaponi Identificação. Ambas as empresas demonstraram um sentimento de empatia muito grande com a situação vivida atualmente por nossa população e toparam entrar conosco nessa jornada em busca de tentar diminuir as dificuldades de instituições, tais como hospitais e tantas outras que atenderam os cidadãos durante esse tempo. Portanto, fica aqui registrado meu agradecimento e reconhecimento por essas empresas que demonstram, além do grande trabalho que fazem profissionalmente, sua preocupação com o ser humano”, agradeceu o diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o Prof. Thiago Caproni Tavares.

Assista ao vídeo!

No vídeo a seguir, veja como é o corte a laser realizado pela PPCaponi para a produção das máscaras face shields.

Confira as fotos!

Confira algumas fotos do processo de corte a laser das máscaras face shields.

Histórico das ações

Até junho de 2020, através do apoio da reitoria e dos campi do IFSULDEMINAS, que disponibilizaram as suas impressoras 3D, aliado à parceria com o Ateliê de Software e com os recursos de uma campanha virtual de arrecadação de fundos, o IF produziu, no Campus Poços de Caldas, 1150 máscaras de acetato e comprou outras 900 máscaras de polipropileno, totalizando 2050 máscaras (confira a notícia), que foram doadas para hospitais, PSFs, Santas Casas e entidades da região de abrangência do Instituto Federal.
Além da produção das face shields, o IFSULDEMINAS vem realizando, em todos os seus campi, diversas iniciativas de combate ao novo coronavírus, como a produção e distribuição gratuita de sabonete líquido, máscaras de tecido e álcool 70 por cento. Clique aqui e saiba mais.

Fotos e vídeo: PPCaponi Identificação
Texto: ASCOM - Poços de Caldas