Página inicial > Mais Notícias > TCC defendido
Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 18h20 | Última atualização em Sexta, 15 de Outubro de 2021, 19h21 | Acessos: 2384

Aluno Fábio Ferreira, do Campus Poços, defende TCC sobre o mercado de trabalho para surdos

Estudante da Gestão Comercial foi o primeiro graduando surdo da instituição a defender um trabalho de conclusão de curso

WhatsApp Image 2021 09 13 at 21.09.02No dia 13 de setembro de 2021, às 19h30, tivemos a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno Fábio Batista Ferreira, com o tema: “Mercado de Trabalho: Perspectiva a partir do surdo”, trabalho desenvolvido a partir das preocupações e vivências do estudante, que tem surdez. Cursando Gestão Comercial, com vistas a uma carreira profissional na área, Fábio percebe as dificuldades de inserção no mercado de trabalho vividas por ele e por seus pares. Diante disso, buscou compreender um pouco sobre essas dificuldades, entendendo que parte delas se dá pela falta de conhecimento das empresas sobre a surdez e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela falta de acessibilidade, medo de como aconteceria a comunicação e, até mesmo, pelo preconceito muitas vezes vivenciado por eles. Mesmo existindo leis que garantem a possibilidade de vagas para pessoas com deficiências em empresas, essas vagas muitas vezes são preenchidas por deficiências que não exigem uma forma alternativa de comunicação. Todas estas questões foram o ponto principal que levou o aluno Fábio a discutir este tema no seu trabalho de conclusão de curso.

Durante os dois anos e meio de curso, o Fábio teve o suporte da Tradutora e Intérprete de Libras Lucinéia de Souza Oliveira, servidora no Campus, que o acompanhava em todas as aulas e disciplinas, fazendo a tradução do Português/Libras bem como Libras/Português, para que pudesse ter acesso a todos os conteúdos ministrados nas disciplinas.

O aluno teve como orientadora a professora Ma. Willianice Maia e coorientador o professor Matheus Barboza. A banca foi composta pelas professoras Sylvana Almeida e Karin Verônica Grillo. Foi um momento muito gratificante, pois todo o esforço e dedicação do Fábio culminaram em uma honrosa defesa de TCC.

Assista ao vídeo!

O aluno Fábio Ferreira gravou um vídeo, contando um pouco da sua trajetória acadêmica e da gratidão que sente pelo IF. Confira! Tradução: Lucinéia de Souza Oliveira.

Confira algumas fotos da trajetória do Fábio!

Durante sua formação no IFSULDEMINAS, o estudante Fábio Ferreira participou de diversas atividades acadêmicas e culturais. Confira algumas fotos (clique nas imagens para ampliá-las)!

Texto: Lucinéia de Souza Oliveira (Tradutora e Intérprete de Libras).
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Publicado em 20/09/2021.