Página inicial > Mais Notícias > Reunião e dinâmica
Publicado: Quarta, 25 de Agosto de 2021, 18h38 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 20h32 | Acessos: 695

Assistidos pelo Programa Auxílio Estudantil participam de reunião e dinâmica sobre autoempatia

A Equipe de Auxílios Estudantis da Coordenadoria Pedagógica e de Assistência Estudantil (CPAE), formada pela Profa. Vanessa Moreira Giarola, Rafael Martins Neves, Rosangela Frederico Fonseca, Simone Borges Machado e Fábio Geraldo de Ávila, promoveu, na noite do dia 04 de agosto, uma reunião de orientação com os estudantes contemplados com o auxílio estudantil através do Edital 66/2021 do Programa Auxílio Estudantil (PAE). O encontro virtual também foi aberto aos demais estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, também assistidos pelo referido Programa.

2021 08 04 5
Cerca de 90 discentes assistidos pelo Programa Auxílio Estudantil participaram da reunião.

A reunião foi iniciada com a saudação da Profa. Vanessa e com uma explanação do servidor Rafael Martins Neves acerca das Políticas Públicas em Assistência Estudantil. Em seguida, o assistente social do Campus, o servidor Fábio Geraldo de Ávila, orientou os discentes sobre as responsabilidades perante o Programa Auxílio Estudantil, destacando também as informações constantes no Termo de Compromisso. Fábio ainda explicou os atendimentos que a CPAE oferece, no que diz respeito à atenção biopsicossocial e à orientação pedagógica.

Na sequência, os alunos foram prestigiados com uma palestra ministrada por Rebeca Frederico Fonseca, Analista Educacional da Superintendência Estadual de Ensino de Poços de Caldas, sobre Comunicação Não-Violenta, com o tema: “Autoempatia, cuidados necessários em tempos de pandemia”. Na oportunidade, os estudantes realizaram um exercício de autoempatia, como forma de auxiliá-los a compreender melhor seus sentimentos e suas necessidades, como também a escolherem ações que cuidem de si mesmos, das pessoas e do planeta Terra, com empatia e autoconexão. A Comunicação Não-Violenta (CNV) é uma proposta de linguagem sistematizada pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg, que busca responder a duas questões principais: “O que está vivo em nós?” e “Como podemos tornar as nossas vidas mais maravilhosas?”.

2021 08 04 11
A autoempatia e a comunicação não-violente foram tema de palestra para os estudantes.

A reunião foi bastante dinâmica e teve uma participação efetiva de aproximadamente 90 discentes. A aluna Isabele Cristina Novaes, do 2° módulo do curso Técnico em Administração Subsequente, disse que a reunião realizada pela CPAE foi muito necessária, pertinente e riquíssima em conteúdo. “Foi um momento onde usamos nossa fala para participar e contribuir com o processo educacional no qual nos encontramos. Além disso, expomos situações, emoções e compartilhamos vivências importantes. Ainda esclarecemos dúvidas e aprendemos uns com os outros”, afirmou. Isabele foi contemplada pelo Edital 66/2021 e já está recebendo o Auxílio Estudantil. De acordo com a discente, a dinâmica sobre “autoempatia”, com a palestrante convidada Rebeca Fonseca, também foi essencial para o enriquecimento profissional e pessoal. “A dinâmica trouxe um tema que está entre nós sempre: a empatia e autoempatia, juntamente com a comunicação não-violenta. É tão importante dominar esses temas delicados e complexos. Uma orientação profissional faz toda diferença para nós, profissionais em formação, e claro que para nós enquanto pessoas também! Nos enriquece”, enfatizou.

Coordenadoria Pedagógica e de Assistência Estudantil (CPAE)
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Publicado em 25/08/2021.