Página inicial > Mais Notícias > Curso reconhecido
Publicado: Quinta, 01 de Julho de 2021, 17h29 | Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 17h44 | Acessos: 907

Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Poços de Caldas recebe nota 04 em avaliação do MEC

O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas acaba de subir mais um degrau rumo à excelência na oferta de ensino público para toda a região. O curso superior de Licenciatura em Geografia, recebeu nota 04 (de um máximo de 05) pelo Ministério da Educação (MEC), sendo considerado muito bom.

A avaliação do curso foi realizada nos dias 18 e 19 de outubro por avaliadores designados pelo MEC, que na ocasião, estiveram no Campus Poços de Caldas para conversar com servidores e discentes, analisaram documentos e visitaram todos os locais onde o curso mantém atividades. A avaliação do MEC levou em consideração três dimensões: Organização Didático-Pedagógico, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura.

Ao final do processo, a instituição recebeu um relatório e a nota que vai de 1 a 5, sendo que a nota 3 é considerada satisfatória. Acima de 3, o curso ou instituição supera as expectativas. As notas 1 e 2 significam que a graduação ou instituição não atende aos critérios de qualidade estipulados pelo Ministério da Educação.

Muito feliz com a nota de 4,24 (arredondada para 4,0), o coordenador do curso, Alexandre Carvalho, destaca que estamos no caminho certo, em termos de pesquisa, ensino e extensão. “Esperamos, com isso, que novos avanços ocorram em nosso curso, e que estes favoreçam aos estudantes e futuros professores e pesquisadores de Poços de Caldas e região.” O professor ressaltou, ainda, que o resultado foi decorrente da participação de docentes e discentes nas atividades do curso, que, neste processo, também contou com efetiva colaboração de membros da Reitoria e da Direção do Campus.

Orgulhoso pela conquista, o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, o professor Thiago Caproni, aponta que o resultado é fruto de ações conjuntas entre ensino e administrativo que cooperaram para que esse conceito fosse alcançado. O diretor parabeniza e agradece todos os envolvidos no processo: “aos docentes que atuam no curso, uma vez que fomos muito bem avaliados pela qualidade e atuação efetiva do nosso corpo docente. Os servidores ligados a DEPE, as coordenações e setores a ela vinculadas, pela qualidade nos atendimentos prestados aos nossos alunos e no suporte da organização de toda a documentação do curso. Importante destacar também o trabalho da DAP, suas coordenações e setores na aquisição dos materiais, no processo e no empenho da compra dos livros e na organização infraestrutural do campus.”

Quem também ficou satisfeita com a nota do MEC foi Juliana Flausino. A aluna da primeira turma destaca o esforço de produzir saberes científicos tanto dela como dos colegas. “A excelente nota serviu de reconhecimento pra comunidade acadêmica e para engrandecimento do ensino/aprendizado de geografia, espero que as próximas turmas também continuem esse legado, e que o ensino de geografia seja propício para a construção de pensamentos críticos em meio à sociedade”.

O curso

Com oferta desde janeiro de 2015, o curso é oferecido pelo Campus Poços de Caldas, no período noturno, com duração de 4 anos. Há duas formas de ingresso, seja por meio do processo seletivo (vestibular) ou com a nota do SISU/ENEM. A periodicidade de oferta é anual. O objetivo do curso é oferecer à sociedade profissionais críticos capazes de interpretar, com método e espírito científico, as organizações espaciais decorrentes das relações homem/natureza em suas diferentes configurações territoriais e ambientais, desempenhando suas funções na regência de aulas nos diversos níveis e formas de ensino e nas atividades de pesquisa e extensão correlatas à Geografia e áreas afins.

Publicado em 12/11/2018.